Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Almoço do Dia das Mães: receitas para comemorar essa data especial

  • Receitas
  • 8min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O almoço do Dia das Mães é um evento que merece um cuidado especial, com um cardápio caprichado, composto por receitas deliciosas para celebrar. Afinal de contas, esse é um ótimo momento para reunir a família e dedicar atenção e carinho àquela pessoa que sempre cuida de todos: a mãe.

Seja biológica, do coração ou por afinidade, não importa: mãe é sempre mãe. E mesmo você, se for mãe, também deve entrar na “lista das homenageadas” e aproveitar a celebração.

Por isso, reserve o segundo domingo do mês de maio para um almoço bem gostoso. Curta a data em família ao redor da mesa seguindo a tradição ou o costume que a sua família sugere para a comemoração.

Para tornar o encontro ainda melhor, separamos algumas sugestões de receitas deliciosas para o tradicional cardápio de Dia das Mães, com diversas alternativas capazes de agradar a todos os tipos de paladar!

Ah, e não custa sugerir: que tal, desta vez, as mães comparecerem ao almoço do Dia das Mães como convidadas? A família pode se organizar num mutirão na cozinha para dividir as tarefas e cozinhar juntos. Fica a dica!

20 receitas deliciosas para o almoço do Dia das Mães

A seguir, separamos várias sugestões de receitas que vão deixar toda a família com água na boca. Confira as dicas de pratos para o Dia das Mães, selecione o que preferir e deixe esse almoço ainda mais especial!
 
1. Petisco de Queijo 

Quer uma dica de petisco rápido e fácil para o almoço do Dia das Mães? Este petisco de queijo é a escolha perfeita para surpreender a família e abrir o paladar.

A combinação de queijo com tomate é perfeita. Aqui, ela funciona como um petisco. Bem fresquinhos, os ingredientes ficam uma delícia com o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® e ervas.

2. Patê de Frango

O patê de frango vai bem com torradinhas ou pães e chama atenção por ser uma alternativa de entrada para o Dia das Mães fácil de fazer.

Nessa receita, o sabor extra fica por conta do Caldo SAZÓN® Galinha, um caldo em pó que se dissolve facilmente, sem deixar pedacinhos no patê e tem 0% de gordura.

3. Salada à Provençal

A salada à provençal é uma ótima receita para deixar a mesa do almoço do Dia das Mães colorida e fresca.

Além de ser refrescante, esse acompanhamento ainda ganha um toque especial com croutons (torradas em formato de minicubos) e um delicioso molho que leva o Tempero SAZÓN® Saladas, uma opção versátil que tempera qualquer receita de salada de maneira prática e saborosa!

4. Salada Completa ao Molho Pesto de Beterraba

Esta receita de salada completa ao molho pesto de beterraba inclui um mix de ingredientes que pode agradar aos mais diversos paladares.

A grande estrela do prato é o molho feito à base de beterraba cozida com um toque especial de AJI-NO-MOTO®, que realça o sabor dos alimentos e faz toda a diferença no resultado da salada.

5. Farofa com Cebola Crocante e Shoyu

A farofa com cebola crocante e shoyu é uma ótima receita para você incluir no cardápio de Dia das Mães, pois, além de ser saborosa, ela ainda é versátil e combina com diversas carnes e acompanhamentos.

Para temperar, agregar mais sabor à farofa e dar aquele toque diferenciado ao preparo, temos o SATIS!® Molho Shoyu Suave, uma opção leve, deliciosa e versátil que não se limita apenas aos pratos orientais.

6. Cuscuz Comemorativo

Quer algo mais festivo para o almoço do Dia das Mães do que um cuscuz comemorativo? Essa receita, além de saborosa, pode ser uma boa opção para quem busca um prato sem carne de origem animal.

Todo o prato ganha um toque de praticidade com o RECEITA DE CASA™ Caseiro, um tempero em pasta, rico em polpa de cebola, polpa de alho e cheiro‐verde. A escolha perfeita para deixar o cardápio do Dia das Mães com aquele sabor de comida caseira.

7. Estrogonofe Prático de Frango

O estrogonofe prático de frango costuma ser um dos pratos preferidos nas refeições em família. Então, pode confiar: ele também vai fazer sucesso no almoço do Dia das Mães.

Para deixar a receita ainda mais prática, contamos com a ajuda de VONO® Chef Creme de Cebola que entrega sabor e traz cremosidade para o estrogonofe. Com ela, você otimiza o tempo na cozinha, pois não precisa picar cebola nem colocar sal.

8. Arroz de Forno com Berinjela

Que tal um arroz de forno com berinjela caprichado para o almoço do Dia das Mães? Este é montado em camadas e fica delicioso, utilize o AJI-SAL® Tradicional, no preparo das refeições.

Com ele, o seu arroz de forno ganha um toque diferenciado!

9. Lasanha com Massa de Pastel

As massas costumam fazer sucesso nos almoços em família. E esta lasanha com massa de pastel é uma ótima alternativa para quem deseja mais praticidade na cozinha, pois é feita com massa de pastel, no lugar da massa tradicional, um ponto que facilita o modo de preparo.

A dica especial de tempero fica por conta do Tempero SAZÓN® Laranja que garante um toque diferenciado para massas e molhos.

Nele, você encontra um mix de cúrcuma, cebola, manjericão e outros ingredientes que dão ainda mais sabor aos pratos de um jeito fácil e rápido.

10. Panqueca Vegetariana

Um cardápio completo de Dia das Mães precisa de uma alternativa vegetariana. Para surpreender a todos e arrancar vários elogios à mesa, uma ótima opção é a panqueca vegetariana.

Com ela, você agrada tanto às pessoas que não consomem carne quanto àqueles que são apaixonados por massa.

O tempero da proteína texturizada de soja da panqueca fica por conta do SATIS!® Molho Shoyu Tradicional, um molho que oferece muito sabor para as suas refeições em família!

11. Carne Assada com Crosta

Uma receita de carne assada com crosta para ninguém colocar defeito! Com certeza, é a escolha perfeita para quem deseja diferenciar o preparo das carnes no almoço do Dia das Mães.

Aqui, o segredo do sabor da fraldinha está em deixá-la curtindo no Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim misturado com sal e vinho por uma hora. É uma etapa importante para deixar o prato ainda mais apetitoso. Vale a pena reproduzir!

12. Lombo Suíno Recheado com Escarola e Cream Cheese

O lombo suíno recheado com escarola e cream cheese fica uma delícia e com um visual incrível para o domingo do Dia das Mães. A família toda vai querer repetir!

Nesta preparação mais elaborada, a carne ganha um toque especial com o Tempero SAZÓN® Vermelho, que une alho, cebola, orégano, salsa e louro, e é a escolha ideal para agregar ainda mais sabor aos pratos com carne.

13. Peixe com Crosta de Castanhas-do-Pará

Que tal um peixe com crosta de castanhas-do-pará para o almoço do Dia das Mães? Com um toque de crocância e suculência na medida certa, esse peixe tem tudo para ser a grande estrela do cardápio.

Para deixar o prato ainda mais saboroso, a receita conta com a ajuda do SABOR A MI® sem Pimenta no momento de temperar o peixe e a crosta de castanhas.

E o mais legal é que o SABOR A MI® é versátil e pode ser utilizado em qualquer tipo de preparação salgada, como carnes, frangos, legumes, verduras, feijão e arroz. É sinônimo de praticidade para a sua cozinha!

14. Macarrão de Forno

O macarrão da “mamma” não pode faltar no almoço do Dia das Mães, não é? E esta receita de macarrão de forno é simples, deliciosa e fácil de preparar.

Aqui, o molho branco ganha um sabor diferenciado com o Tempero SAZÓN® Laranja, que dá um toque especial às massas e aos molhos. Ele é perfeito para quem deseja inovar no tempero de uma maneira rápida e prática.

15. Brownie

O brownie é uma opção deliciosa tanto para a sobremesa quanto para o café da tarde no Dia das Mães. No momento de servir, ele ainda pode vir sozinho ou acompanhado de um recheio.

O grande segredo desta receita está em um ingrediente que faz toda a diferença no sabor e apresentação final do brownie: o SATIS!® Molho Shoyu Tradicional. Quer saber por quê? O shoyu realça o sabor do chocolate e deixa o brownie ainda mais gostoso.

Com ele, a receita também ganha uma coloração mais escura e intensa. Pode confiar, fica incrível!

16. Pudim Gelado de MID® Baunilha com Limão

Está em busca de praticidade para o almoço do Dia das Mães? O pudim gelado de MID® Baunilha com Limão é uma sobremesa cheia de sabor e com poucos passos de preparo.

Sem contar que a combinação do azedinho do limão com a baunilha presentes no MID® Baunilha com Limão deixa o pudim ainda mais irresistível! Difícil, mesmo, é esperar o tempo de geladeira para poder comer.

Detalhe: além de delicioso, esse doce para o Dia das Mães também é econômico, já que não vai ao fogo nem ao forno.

17. Pudim de Geladeira com MID ZERO® Maracujá

Esta receita de pudim de geladeira com MID ZERO® Maracujá é bem fácil de fazer: basta bater os ingredientes no liquidificador e levar para gelar durante duas horas. Sua família vai adorar o sabor e a cremosidade do pudim.

Quer saber qual é o segredo dessa sobremesa para o Dia das Mães? O MID ZERO® Maracujá! Além de trazer o sabor intenso do maracujá para o doce, ele ainda é zero açúcar. É a escolha ideal para garantir uma sobremesa leve e geladinha no almoço do Dia das Mães!

18. Pavê de Chocolate e MID® Guaraná

O pavê de chocolate e MID® Guaraná é um prato que agrada aos olhos e ao paladar. Sem contar que a combinação do chocolate com o doce e frescor do guaraná é simplesmente incrível.

Para promover esse mix de sabores, esse pavê ganha o toque especial de MID® Guaraná, usado no preparo do chantilly da cobertura e na calda para umedecer as bolachas. Fica uma delícia, e todas as mães vão querer experimentar!

19. Bolo Gelado de Coco e Abacaxi

Quem resiste a um bolo gelado de coco e abacaxi, daqueles embrulhados um a um em papel-alumínio? Além de sabor, essa é uma daquelas receitas para o Dia das Mães capazes de trazer memórias afetivas especiais à mesa.

Nesse bolo, o MID® Abacaxi vai na massa, facilitando o preparo, pois você não precisará descascar e picar o abacaxi, e também na calda, deixando as fatias do bolo bem úmidas e saborosas. Vai ser sucesso absoluto no almoço!

20. Torta de Chocolate e Limonada Suíça

Esta torta de chocolate e limonada suíça vai agradar a todos no almoço do Dia das Mães. Ela fica linda, deliciosa e ainda conta com a união clássica e cheia de sabores do limão com o chocolate.

O toque especial vem de MID® Limonada Suíça, que dá um gosto azedinho ao recheio de uma maneira rápida e prática. Pode acreditar, não vai sobrar nenhuma fatia!

Dicas para preparar o melhor almoço do Dia das Mães

Preparar um almoço para toda a família pode ser trabalhoso, não é? Por isso, receber algumas dicas extras é importante, não faz mal a ninguém e ainda ajuda a ter algumas ideias bem interessantes para esse dia.

Acompanhe as nossas sugestões e prepare o melhor almoço do Dia das Mães!

Planeje-se bem

O planejamento é um ponto fundamental para preparar um cardápio de sucesso para o almoço do Dia das Mães.

Por isso, tenha em mente quantas pessoas vão participar, defina o que vai preparar e faça uma lista de o que será necessário comprar. Assim, você consegue otimizar o tempo e evita imprevistos.

Pesquise para economizar

Um bom truque para economizar ao realizar um almoço para mais pessoas é pesquisar bastante os valores dos ingredientes.

Então, após definido o cardápio do Dia das Mães, faça pesquisas em diversos lugares para encontrar os alimentos com os melhores preços.

Conheça as restrições alimentares da família

Para que o cardápio agrade toda a família é interessante saber as restrições alimentares e os gostos pessoais dos convidados do almoço do Dia das Mães.

Em nossas sugestões de receitas, por exemplo, selecionamos opções vegetarianas deliciosas.

Evite o desperdício de alimentos

Você sabia que o Brasil está na lista de países que mais jogam alimentos fora? Para evitar desperdícios e ainda economizar no preparo do almoço do Dia das Mães, pense em alternativas para aproveitar integralmente os alimentos, usando talos, folhas e cascas dos vegetais, por exemplo.

Além disso, com um pouco de criatividade é possível reaproveitar as sobras do almoço em receitas para o jantar e até para o dia seguinte.

Agora que você conferiu várias receitas deliciosas para o almoço do Dia das Mães, que tal começar a pensar no que mais agradaria a todos que estarão presentes na comemoração e partir para o preparo?

Para conferir mais opções de receitas, continue navegando nas categorias do portal Sabores Ajinomoto. 
 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco