• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Alimente-se Bem
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Receitas com batata: dicas simples para usar o ingrediente

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Ingrediente curinga na cozinha, a batata pode ser preparada de várias formas e se transformar em pratos deliciosos, como purês, saladas e nhoque. Versátil, pode ser feita assada, frita ou cozida e servida como acompanhamento de muitos pratos.

    Na hora da compra, escolha as mais firmes, com casca lisa e brilhante. Evite as manchadas, com pontos escuros ou que apresentam cor esverdeada.

    A batata deve ser armazenada fora da geladeira, em local fresco, sem luz, umidade e calor excessivo.

    Originária dos Andes, a batata é um tubérculo que foi levado a outras regiões do mundo pelos colonizadores europeus e está presente hoje na alimentação de alemães, franceses e espanhóis. Ao longo da Cordilheira dos Andes são plantados mais de 4 mil tipos de batata. No Brasil também existem várias espécies.

    As de polpa branca, chamadas de farinhosas, têm menos umidade, são ricas em amido e adquirem cor dourada quando fritas. Já as de polpa amarelada são mais úmidas e ficam ótimas cozidas ou assadas.

    Conheça os tipos de batatas mais comuns no Brasil:

    batata tipo inglesa

     

    Batata Inglesa

    É a mais popular do país e pode ser preparada de várias maneiras, como assada, cozida, recheada e gratinada.

     

     

     

     

    batata-doce

    Batata Doce

    Ela pode ser roxa, branca ou alaranjada. Pode ser consumida com ou sem casca, preparada assada, grelhada ou cozida.

     

     

     

     

    batata baroa

     

    Batata Baroa (mandioquinha)

    Fina e comprida, a mandioquinha tem polpa amarela e é muito usada em purês e sopas.

     

     

     

     

    batata asterix

     

    Batata Asterix

    Com formato oval e comprido, possui casca rosada e polpa amarela clara. É utilizada para fazer batata frita em palito e nhoque.

     

     

     

    batata ágata

     

     

    Batata Ágata

    Possui a casca amarela e tem bom rendimento após o preparo. Usada para frituras e purê.

     

     

     

    batata monalisa

     

    Batata Monalisa

    De formato oval alongado e polpa amarela clara, apresenta uma textura consistente depois de cozida.

     

     

     

     

    batata bolinha

     

    Batata Bolinha

    Consumida com casca, é ideal para conservas e saladas. Fica ótima assada também.

     

     

     

     

    batata roxa

     

    Batata Roxa

    Com sabor mais adocicado, pode ser usada em nhoque e purê.

     

     

     

     

    batata yacon

     

    Batata Yacon

    Com textura macia, é boa para sopas e saladas, servida cozida ou mesmo crua, em fatias bem finas.

     

     

     

     

    batata bintje

     

    Batata Bintje

    Tem a polpa amarela clara e forma alongada. Ideal para cozinhar, assar e fazer purê, pois tem a textura macia.

     

     

     

    Agora que você já conhece as variedades de batata, vamos às receitas com batata e dicas para transformar esse ingrediente em pratos deliciosos.

    10 receitas com batata: dicas para usar o ingrediente

    A batata assada de microondas é uma receita simples e fácilPurê de Batatas e Cenoura com Sódio Reduzido: batatas e cenouras cozidas se transformam em um purê colorido, que ganha mais sabor com AJI-NO-MOTO®. A dica para obter uma mistura bem homogênea é usar um batedor de arame para misturar a batata e a cenoura antes de cozinhar o purê.

    Batata Laminada Assada (Hasselback Potato): esta receita leva o nome do restaurante sueco onde ela foi servida pela primeira vez. As batatas são cortadas em lâminas finas sem chegar até o fim. O truque é espetar um palito de churrasco na base da batata e fatiar até sentir que a faca encostou no palito. Para dar sabor, manteiga com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim.

    Casca de Batata com Chedar e Bacon: nesta receita você vai aproveitar a parte de fora das batatas. Para isso, após cozinhá-las com Tempero SAZÓN®, é só retirar o miolo para que fiquem em formato de canoa. O miolo pode ser usado em outra preparação, como purê ou sopa.

    Batata Assada à Moda de Vono: você pode servir esta batata em gomos como aperitivo ou acompanhamento. Ela fica bem parecida com batata frita rústica, mas é assada. O toque de sabor vem do requeijão temperado com VONO® Batata com Carne, servido à parte.

    Batata Assada de Micro-ondas: esta receita fica pronta em 20 minutos. A dica é fazer furos com um garfo nas batatas e colocá-las sobre papel toalha no micro-ondas. Depois basta retirar parte da polpa e misturar com Tempero SAZÓN® Amarelo, cogumelos e muçarela. Fácil e deliciosa.

    Batata Assada com Ovo e Bacon: você vai precisar de batatas grandes para esta preparação. Depois de cozidas, a polpa das batatas é retirada e ganha sabor com Caldo SAZÓN® Bacon Defumado. Uma ótima dica é colocar ovos de codorna na cavidade, antes de levá-las ao forno.

    Batata Rosti com Camarão: nesta receita, será preciso ralar a batata, e um truque simples facilita o processo. Após cozinhar “al dente”, leve as batatas ao congelador por 1 hora. Depois é só passar no ralo grosso. O sabor vem do Caldo SAZÓN® Camarão.

    Escondidinho de Bacalhau: preparado com batata inglesa, o escondidinho é um clássico que pode ser servido como prato único. Entre duas camadas de purê de batata, o recheio pode ser variado. Nesta receita, a opção é pelo bacalhau com HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito.

    Pão de Queijo com Batata: adicionar batata à massa do pão de queijo faz com que ele fique mais macio e leve por dentro. O tempero fica por conta do SABOR A MI® sem Pimenta e a casquinha crocante vem do queijo meia cura.

    Nhoque ao Sugo: para este nhoque tradicional, você vai precisar de batatas médias cozidas. A dica é deixar a batata espremida esfriar completamente antes de colocar os outros ingredientes, para que o nhoque fique mais macio. Acrescentar queijo parmesão ralado e Caldo SAZÓN® Legumes deixa a massa mais gostosa.

    Agora que você conheceu dicas e diferentes maneiras de preparo, que tal escolher as receitas que mais gostou e transformar a batata em pratos deliciosos para a família?

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais