Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com batata

  • Cozinhar faz bem
  • 7min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Um ingrediente versátil na culinária, a batata oferece inúmeras possibilidades de preparo, podendo se converter em pratos saborosos, como purês, saladas e nhoque. Receitas com batata são versáteis e podem ser assadas, fritas ou cozidas.

Seja como acompanhamento ou prato principal, esse ingrediente curinga da cozinha é irresistível. Quer saber mais sobre a batata e ver receitas inspiradoras? Continue a leitura! 

Quais os benefícios da batata?

Ela faz parte do grupo de cereais e tubérculos, sendo uma boa fonte de energia devido aos carboidratos presentes em sua composição.

Quais os tipos de batatas mais comuns no Brasil?

Originária dos Andes, a batata é um tubérculo que foi levado a outras regiões do mundo pelos colonizadores europeus e está presente hoje na alimentação de alemães, franceses e espanhóis. Ao longo da Cordilheira dos Andes são plantados mais de 4 mil tipos de batata. 

No Brasil também existem várias espécies. Confira as mais comuns:

batata-inglesa — É a mais popular do país e pode ser preparada de várias maneiras, como assada, cozida, recheada e gratinada;

batata-doce — Ela pode ser roxa, branca ou alaranjada. Pode ser consumida com ou sem casca e preparada assada, grelhada ou cozida.

batata-baroa (mandioquinha) — Fina e comprida, a mandioquinha tem polpa amarela e é muito usada em purês e sopas.

batata-asterix — Com formato oval e comprido, possui casca rosada e polpa amarela clara. É utilizada para fazer batata frita em palito e nhoque.

batata-ágata — Possui a casca amarela e tem bom rendimento após o preparo. Usada para frituras e purê.

batata-monalisa — De formato oval alongado e polpa amarela clara, apresenta uma textura consistente depois de cozida.

batata-bolinha — Consumida com casca, é ideal para conservas e saladas. Fica ótima assada também.

batata-yacon — Com textura macia, é boa para sopas e saladas, servida cozida ou mesmo crua, em fatias bem finas.

Batata Bintje — Tem a polpa amarela clara e forma alongada. Ideal para cozinhar, assar e fazer purê, pois tem a textura macia.

Na hora da compra, escolha as mais firmes, com casca lisa e brilhante. Evite as manchadas, com pontos escuros ou que apresentam cor esverdeada.

15 receitas com batata para você se inspirar

Agora que você já conhece as variedades e propriedades, vamos às receitas com batata e dicas para transformar esse ingrediente em pratos deliciosos!

Batata recheada

Não poderíamos ter uma receita melhor para abrir nossas indicações, afinal, quem não gosta de batata recheada? Com diversas opções de recheio, sempre tem uma opção para conquistar o coração e o paladar da sua família!

Nesse passo a passo, temos uma alternativa vegetariana com o TERRANO® Veggie Burger sabor Frango. Vale a pena experimentar! 

Bolinho de batata

O bolinho de batata é outra opção deliciosa, que pode ser frito ou preparado na air fryer (fritadeira elétrica), e agrada a todos os gostos! 

A combinação de batatas, cenoura, brócolis e TERRANO® Veggie Burger sabor Original torna a receita mais especial. Ela é ótima para acompanhar lanches ou diversificar os acompanhamentos do almoço.

Purê de batatas com molho bolonhesa 

Outro sucesso com as nossas queridinhas é o purê de batatas com molho bolonhesa

O truque para não errar é usar a linha de Temperos SAZÓN® tanto no purê como no molho, conforme indicação no modo de preparo.

Uma boa opção para quem quer se aventurar na cozinha pela primeira vez, essa receita de purê de batata é simples de fazer e fica divina!

Chips de casca de batata 

Após fazer um purê para o almoço, não jogue as cascas fora. Aproveite o alimento por inteiro e saboreie esses incríveis chips de casca de batata. Se preferir, você ainda pode fazê-las na air fryer.

Crocantes e com o aroma delicioso do Tempero SAZÓN® Amarelo, essa receita vai te conquistar! 

Panquequinha de batata com queijo fácil

Tá com pouco tempo e quer uma receita prática? Indicamos a panquequinha de batata com queijo fácil preparada com VONO® Peito de Frango com Queijo.

Não leva mais do que 15 minutinhos para preparar. Depois é só levar para assar — você pode optar por fazer no forno ou na air fryer —, e bom apetite!

Panqueca de batata com sódio reduzido 

Ainda na área das panquecas, outra opção é a panqueca de batata com sódio reduzido, que fica pronta em 30 minutos.

Inspirada na receita alemã de Reibekuchen, que é uma panqueca de batata ralada servida com purê de maçã, esse preparo tem quantidade de sódio reduzida e sabor de sobra, graças ao realçador de sabor AJI-NO-MOTO®

Petisco de linguiça, batata e cebola

Essa receita de petisco de linguiça, batata e cebola é feita com uma quantidade menor de óleo (a batata não é frita em imersão), fica pronta em apenas quatro passos e é uma delícia.

O sabor é garantido com Tempero SAZÓN® para Pipoca sabor Churrasco, uma combinação ideal de temperos que realça e complementa o sabor e a cor dos seus pratos. Essa é uma boa opção para servir ao receber os amigos.

Tortilla de batata e abobrinha 

Ideal para um lanche rápido, a tortilla de batata e abobrinha rende 5 porções e fica pronta em 30 minutinhos. 

Com o Tempero SAZÓN® Amarelo, ideal para legumes, você agrega sabor aos ingredientes e adiciona mais aroma e cor para o seu preparo!

Arroz com batatas ao forno

Comidas servidas em travessas são ótimas para surpreender nos encontros da família, como no caso desse arroz com batatas ao forno.

Preparado com Caldo SAZÓN® Galinha — que não precisa ser dissolvido previamente, não deixa pedacinhos e tem 0% de gordura —, esse prato ainda leva manjericão e salsa. Fica delicioso!

Quibe de batata 

A versatilidade da batata também te ajuda na hora de inovar em receitas tradicionais, como no caso desse quibe de batata.

Recheado com ricota, esse prato fica superaromático e é uma boa opção para variar o cardápio da semana. Conte com o SABOR A MI® Receita de Casa com Pimenta para temperar e surpreender seu paladar.

Filé com batatas coradas

Quer surpreender todo mundo no almoço entre amigos? É só preparar essa receita de filé com batatas coradas, pronto em pouco menos de uma hora.

As batatas-bolinha são o acompanhamento perfeito para o filé mignon preparado com alho e Caldo SAZÓN® Carne. Fica irresistível! 

Rocambole de batata recheado com espinafre 

Para quem procura um prato diferenciado, o rocambole de batata recheado com espinafre pode ser uma boa opção. 

Com um formato que se destaca na mesa, o sabor também não fica para trás. Temperado com SABOR A MI® Receita de Casa sem Pimenta, uma pasta rica em cebola, alho e salsa, você vai querer repetir mais vezes. 

Barquinhas de batata

Se você gosta de inovar na apresentação dos seus pratos, que tal preparar essas barquinhas de batata? Com um recheio delicioso de bacon, requeijão e VONO® Batata com Carne, essa receita é ótima para um lanche rápido. 

E dá para deixar ainda mais rápido o preparo: basta tirar o bacon da receita, se assim preferir.

Batata recheada com atum na air fryer 

Uma boa opção para quem não abre mão da air fryer no dia a dia, a batata recheada com atum na air fryer é fácil de preparar e fica deliciosa! Para deixar o passo a passo ainda mais prático, você cozinha as batatas no micro-ondas e conta com o sabor delicioso do Tempero SAZÓN® Amarelo para trazer mais aroma para o seu prato. 

Batata rosti com carne moída e agrião 

Para finalizar, uma batata rosti com carne moída e agrião de dar água na boca! Preparada com Caldo SAZÓN® Lev Carne e Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®, essa é uma boa opção de refeição que aquece o coração e transborda de sabor. 

Para não ter problema na hora de ralar as batatas, coloque elas alguns minutos no congelador. Isso vai facilitar o preparo e te proporcionar aquela camada crocante irresistível.

Agora que você conheceu dicas e diferentes maneiras de preparo, que tal escolher as receitas que mais gostou e transformar a batata em pratos deliciosos para a família? Todos vão amar

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco