CALDO VERDE
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo
- 3 batatas médias, sem casca e cortadas em cubos grandes (450 g)
- 1 cebola pequena picada (100 g)
- 1 dente de alho picado
- 1 sachê de Caldo SAZÓN® Bacon defumado
- 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml)
- meio gomo de paio, ao meio e em rodelas (100 g)
- 3 folhas de couve picadas em fatias finamente
Modo de preparo
- Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a batata e refogue por 10 minutos, ou até começar a ficar macia.
- Acrescente a cebola, o alho, o Caldo SAZÓN® e a água, e cozinhe em fogo médio, com a panela tampada, por 15 minutos, ou até a batata ficar macia e começar a desmanchar. Retire do fogo e na mesma panela, amasse a batata até obter um purê. Volte ao fogo médio, adicione o paio e cozinhe por mais 5 minutos.
- Desligue o fogo, junte a couve e tampe a panela. Deixe descansar por 5 minutos, ou até a couve murchar. Sirva em seguida.
5 dicas para fazer a melhor receita de caldo verde
Conheça alguns truques de culinária que vão deixar a sua receita de caldo verde mais saborosa e equilibrada.
-
Acompanhamento: o caldo verde é uma sopa muito tradicional em Portugal e, dependendo da região, pode ser servida regada com azeite, chourizo ou outras carnes;
-
Textura: no caldo tradicional se cozinha as batatas, depois as amassa e, por fim, as retorna para a panela. Só depois que serão acrescidas as carnes;
-
Ingredientes: o caldo tradicional utiliza batatas cozidas e couve-manteiga, por ser mais conhecida no Brasil (a receita original utiliza couve galega cortada bem fininha);
-
Corte da couve: uma forma mais fácil de cortar a couve é colocar uma ou mais folhas sobrepostas e enrolar, formando um rocambole bem justo. Em seguida, faça cortes finos;
-
Congelamento: se preferir, faça porções individuais e congele a receita. Para descongelar, basta deixar na geladeira de um dia para o outro, ou aquecer em uma panela.
Como engrossar o caldo do caldo verde?
O caldo verde é engrossado com o cozimento das batatas. Isso porque o legume é rico em amido, elemento que deixa os caldos e sopas mais encorpados. Além disso, o caldo é preparo com as batatas amassadas, o que favorece essa textura esperada.
Quanto tempo o caldo verde pode ser armazenado na geladeira?
O caldo verde pode ser armazenado na geladeira, em média, até 3 dias. Para manter a qualidade, é importante deixar o caldo esfriar antes de levar para refrigerar. Além disso, utilize utensílios com tampa para evitar riscos de contaminação.
Qual a origem do caldo verde?
Você sabia que Portugal é o país do caldo verde? A receita é muito consumida nas casas e restaurantes portugueses e comumente servida em celebrações, como casamentos e outras festividades especiais, sempre acompanhada de uma deliciosa broa.
Conheça outras receitas de caldo
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o caldo verde com batata, que tal ampliar o cardápio conferindo outros tipos de caldo?
Acompanhe nossa seleção de receitas e surpreenda-se com pratos deliciosos como o caldo de lentilhas e o caldo de ervilhas!
Caldo de lentilhas sofisticado

Que tal inovar na cozinha com um saboroso caldo de lentilhas sofisticado? Além de ser delicioso, esse prato conta com uma aparência delicada graças aos legumes picadinhos.
Para realçar o sabor dos ingredientes, temperando sem salgar, temos o toque especial de AJI-NO-MOTO®. Experimente!
Caldo de macaxeira

Cremoso, prático e fácil de fazer, o caldo de macaxeira substitui a batata comum pela mandioca e é uma ótima alternativa para você conhecer outros tipos de caldos. Antes de servir, salpique-o com salsa ou coentro picado. Você vai amar e seus convidados também!
Aqui, para acrescentar um delicioso sabor de bacon à receita, que combina perfeitamente com o sabor do prato, contamos com a ajuda do Caldo em Pó SAZÓN® Bacon defumado, que se dissolve fácil e é 0% gordura.
Caldo de lentilha com lombo e cenoura

A receita de caldo de lentilha com lombo e cenoura é uma ótima alternativa para aqueles dias em que desejamos diferenciar o cardápio e garantir uma refeição saborosa.
Esta receita se destaca no sabor graças ao Caldo em Pó SAZÓN® Legumes, que não deixa pedacinhos no preparo. Mostre sua habilidade na cozinha e aqueça o coração de suas pessoas queridas!
Caldo verde com couve-flor

O caldo verde com couve-flor é uma ótima pedida para você que deseja preparar uma refeição saborosa e equilibrada para toda a família. Para uma refeição com mais fibras, você pode adicionar sementes de linhaça no momento do consumo.
Aqui, o sabor da couve-flor é intensificado graças a um segredo especial: o Caldo em Pó SAZÓN® Legumes, que contém, entre outros ingredientes, salsa, aipo, cenoura, cúrcuma, alho e batata.
Caldinho de feijão-preto

O caldinho de feijão-preto tem presença confirmada na mesa de diversos brasileiros. Além de ser delicioso, ele também tem um modo de preparo muito mais fácil do que podemos imaginar. Afinal, o bacon pode ser preparado no micro-ondas para ficar sequinho.
Para deixar o prato ainda mais saboroso, temos o Tempero SAZÓN® Marrom, que leva ingredientes que combinam perfeitamente com feijão, como alho, louro, cebola, pimenta-do-reino e salsa, e é sinônimo de praticidade e facilidade para diversas receitas.
Caldinho de camarão

O caldinho de camarão é a receita ideal para você que deseja incrementar o cardápio com frutos-do-mar. Ah, e aqui vai uma dica: se utilizar o camarão congelado, compre uma quantidade maior, porque no descongelamento ele perde peso.
Para intensificar o sabor e a cor do caldo, temos o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que é fácil de usar e faz toda a diferença no sabor.
Caldo verde com VONO®

Em busca de uma receita de caldo verde simples? Essa receita é ideal para nos aquecer em dias frios. Fica pronta em 5 minutos e, se preferir, substitua o paio pela mesma quantidade de linguiça calabresa!
Aqui, o caldo é feito com o VONO® Batata com Carne. É a união de sabor e cremosidade com muita praticidade!
Caldinho de feijão picante

Para os amantes de comida apimentada, recomendamos este caldinho de feijão picante de dar água na boca! Ele também é finalizado com couve crocante.
Além do bacon e da pimenta, essa receita ganha sabor extra com o Tempero SAZÓN® Marrom, indicado especialmente para receitas com feijão.
Caldinho de sururu

Deseja variar o cardápio? Este caldinho de sururu fica pronto em 30 minutos e vai te surpreender no quesito sabor!
Aqui, o sabor do pescado e dos outros ingredientes é realçado com AJI-NO-MOTO®, que vai deixar o preparo mais saboroso. Prove e se delicie!
Caldinho de feijão do nordeste

Cada região do Brasil tem as suas especialidades, certo? E este caldinho de feijão do nordeste é a pedida perfeita para quem aprecia sabores marcantes. Para preparar a carne-seca, anote esta dica: demolhe ela por pelo menos 12 horas, trocando a água 4 vezes!
É claro que nessa receita não poderia faltar o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, que realça a cor e o sabor do caldo, além de dar um toque levemente apimentado único!
Caldinho de peixe

Outra sugestão que garante mais sabor e variedade ao cardápio é o caldinho de peixe, feito à base de mandioca e leite de coco. E ele ainda é versátil, já que você pode substituir a pescada branca por cação em cubinhos.
Além da pimenta e do pimentão, esse caldo conta também com o Caldo em Pó SAZÓN® Camarão, que dissolve rápido e dá sabor em um instante!
Independentemente se sua escolha for um caldo verde simples ou mais completo, de uma coisa temos certeza: esta receita tem tudo para fazer o maior sucesso no almoço ou jantar da sua família!
E é claro que você pode contar com a Ajinomoto para deixar tudo mais prático e especial.
Avaliações
-
-
Leticia A.