Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas Saudáveis: 6 Receitas Para Um Dia a Dia Equilibrado

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Existem inúmeras receitas saudáveis que nos ajudam a ter um dia a dia equilibrado. Para alcançar isso, o segredo está em investir na combinação dos alimentos. Afinal, refeições equilibradas são a base de uma boa nutrição, que fornece todos os nutrientes que o nosso organismo necessita.

Uma das formas de tornar as refeições mais equilibradas é colocar no prato ingredientes que pertencem aos principais grupos alimentares. Assim, não podem faltar, por exemplo, verduras e legumes, que fornecem fibras, vitaminas ao cardápio.

Lembre-se ainda de acrescentar às refeições alimentos fontes de proteína, como peixes, carnes e ovos. Leguminosas, como feijão, grão-de-bico ou lentilha, também são bem-vindas, porque, além de serem proteínas vegetais, acrescentam fibras e vitaminas.

Os cereais e tubérculos compõem outro grupo importante para uma refeição equilibrada. Entram nesse grupo o arroz, a mandioca e a batata, para ficarmos em alguns exemplos. Eles são fontes de carboidratos e nos fornecem energia.

Além disso, se possível, prefira as versões integrais desses alimentos, pois elas contêm mais fibras e ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Muitas vezes, buscamos receitas saudáveis e equilibradas para o almoço e esquecemos do jantar. Mas, se a intenção é ter um dia a dia equilibrado como um todo, essa refeição também deve conter alimentos benéficos ao organismo.

Pensando nisso, selecionamos algumas opções de receitas saudáveis e saborosas que vão tornar a sua alimentação bem mais equilibrada, ajudando a ir do almoço ao jantar com sabores irresistíveis, diversos nutrientes e pratos coloridos. Veja a seguir!

O que preparar para ter um almoço saudável

Quem disse que as receitas saudáveis precisam ser sem graça? Com estas dicas do que preparar no almoço, você verá como é fácil garantir pratos nutritivos e deliciosos para toda a família. Confira!

Arroz Completo de Uma Panela Só

Este arroz completo de uma panela só promete ampliar o seu leque de receitas fáceis e saudáveis. Além disso, o grão integral é uma excelente opção por conter mais fibras e nutrientes, mas o prato pode ser feito também com o arroz branco ou parboilizado.

Nesta receita, o modo de preparo ganha ainda mais praticidade com RECEITA DE CASA™ Caseiro, um tempero versátil e completo, que deixa as refeições com aquele sabor incrível de comida caseira.

Panqueca de Espinafre

A receita de panqueca de espinafre utiliza os talos do espinafre, que são fontes de nutrientes e nem sempre são aproveitados no preparo das refeições. Aqui, a massa verde é recheada com as folhas do espinafre e ricota, que ganham um sabor extra com o Tempero SAZÓN® Amarelo, uma opção que deixa qualquer prato mais delicioso com rapidez e facilidade.
Você também pode variar os recheios e usar ainda outros legumes na massa, como cenoura ou beterraba.

Filé de Tilápia Assada Com Cenoura E Shoyu

O filé de tilápia assada com cenoura e shoyu é a alternativa ideal para quem deseja variar a fonte de proteína nas refeições saudáveis e equilibradas. Com esse prato você tem o combo completo: sabor, leveza e alimentação balanceada.

Nesta preparação superprática e deliciosa, os filés de tilápia têm o sabor realçado com SATIS!® Molho Shoyu Tradicional. Além disso, o Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO® acrescenta gordura boa ao prato.

Ensopado de Frango com Almeirão e Polenta

O ensopado de frango com almeirão e polenta é uma ótima alternativa de receita saudável para o almoço, principalmente nos dias mais frios do ano, pois, além de ser equilibrado, esse prato ainda aquece e reconforta o coração.

Para intensificar o sabor do frango, temos o Caldo SAZÓN® Lev Galinha, uma opção de caldo em pó que dissolve facilmente, não deixa pedacinho nas receitas e tem até 34% menos sódio. É a escolha ideal para acrescentar um sabor extra ao frango com praticidade.

Risoto de Arroz Integral com Sódio Reduzido

Está em busca de uma receita saudável que com sódio reduzido e nutritiva? Então, você precisa conhecer o risoto de arroz integral com sódio reduzido.

Além de todos os benefícios do arroz integral, essa receita ainda conta com o reforço do brócolis e dos cogumelos.

Para envolver todos os ingredientes e deixar o prato ainda mais cremoso, temos um segredo: VONO® Mandioquinha com Cebola e Salsa com Sódio Reduzido! Uma opção rápida, prática e com menos sódio.

Macarrão Vegetariano

Receitas saudáveis também podem ser ricas em sabor? Sim, claro! E este macarrão vegetariano é a prova de que dá para variar o cardápio e garantir uma refeição equilibrada, colorida e sem carne.

O toque extra que faz toda a diferença nesse macarrão fica por conta do SATIS!® Molho Shoyu Suave, que é especialmente recomendado para o preparo de legumes, verduras, pratos vegetarianos e outras receitas. Ele é suave e saboroso!

Feijão-Preto Nutritivo com Sódio Reduzido

O feijão-preto nutritivo com sódio reduzido é um prato delicioso que lembra a clássica feijoada. Mas, aqui, o ponto alto é que a receita conta com menores teor de gorduras e sódio, e ainda mantém uma boa dose de proteínas, ferro e fibras. Que tal?

Para intensificar o sabor dos cortes magros de carne suína magra, temos o Caldo SAZÓN® Lev Carne.

Vegetais Salteados no Azeite

Receitas saudáveis e fáceis sempre são bem-vindas! Os vegetais salteados no azeite são coloridos, simples de fazer e uma ótima alternativa para driblar a correria do dia a dia. Com eles, toda a família garante um prato delicioso e com gorduras boas e vitamina.

Além dos vegetais, temos um segundo ingrediente que faz toda a diferença no sabor do prato: o Azeite Tipo Único TERRANO®, que tem um sabor marcante e combina com vegetais, peixes, carnes, mariscos, massas, pães, sopas, verduras e saladas. Com ele, até os pratos mais rápidos ganham um toque especial!

O que comer no jantar saudável?

Como falamos, o jantar também merece uma atenção extra na sua rotina. A dica da vez é que as receitas saudáveis para jantar devem ser leves e com pouca gordura. Assim, você facilita a digestão e colabora com uma boa noite de sono. Veja as nossas sugestões!

Peixe ao Leite de Coco e Gengibre

Este peixe ao leite de coco e gengibre é ótimo para incluir essa fonte de proteína nas refeições saudáveis do dia a dia.

Aqui, as postas de cação ganham um sabor extra com HONDASHI®, um tempero feito à base de peixe bonito que acrescenta um toque autêntico aos pratos. Com ele, as preparações ficam ainda mais saborosas.

Para finalizar e garantir um prato mais equilibrado, a ervilha-torta ainda contribui com cor, sabor e fibras.

Omelete Caprese de Forno

Inspirada na combinação de ingredientes da salada caprese, esta omelete caprese de forno garante uma boa quantidade de proteína à receita.

Os ovos batidos levam AJI-SAL® que salga e ajuda a realçar o sabor da omelete e descomplica o preparo das refeições. Além disso, temos ainda aveia e leite, que deixam a receita mais nutritiva. É prática, saborosa e uma ótima opção para substituir a carne vermelha.

Frango ao Molho de Queijo e Espinafre

Quer uma alternativa diferenciada do tradicional frango grelhado? O frango ao molho de queijo e espinafre tem tudo para surpreender a sua família!

Para transformar os filés de frango, temos um molho delicioso que ganha ainda mais sabor e cremosidade com VONO® Chef Creme de Queijo, que é versátil, fácil de fazer e uma ótima alternativa para variar o modo de preparo do frango sem deixar a praticidade de lado.

Por fim, para completar, as folhas de espinafre contribuem com fibras para o prato.

Sanduíche de Tofu

Ter à sua disposição receitas fáceis e saudáveis para o jantar é um truque que vai te ajudar a não recorrer a alimentos pouco nutritivo. O sanduíche de tofu, por exemplo, é uma dessas receitas curingas.

Além de fibras, vitaminas e minerais, esse sanduíche ainda chama atenção pelo tempero irresistível, com o toque especial do Tempero SAZÓN® Toque de Alho presente tanto no tofu quanto nos cogumelos. Com ele, você prepara em um instante qualquer prato salgado muito saboroso.

Batata Rosti com Carne Moída e Agrião

A batata rosti com carne moída e agrião é a prova de que as refeições saudáveis podem sair do básico com praticidade e surpreender o paladar.

Para o preparo de um recheio de carne moída saboroso e com menos sódio, contamos com o toque especial do Caldo SAZÓN® Lev Carne.

Ceviche de Salmão com Maçã Verde

Está em busca de receitas saudáveis para uma ocasião especial? Então, você precisa conhecer o sabor e refrescância do ceviche de salmão com maçã verde.

O mix de sabores do prato é potencializado com o HONDASHI®, que tempera a receita garantindo uma complexidade de sabores. Um sachê é suficiente para temperar!

Além de ser uma opção diferenciada, temos outros pontos interessantes nessa receita: o salmão, por exemplo, é fonte de proteínas e gorduras boas, que podem auxiliar na saúde dos músculos e do coração.

Sopa de Legumes e Carne com Sódio Reduzido

Quer uma opção de receita saudável, rica em minerais, vitaminas e fibras? Invista na sopa de legumes e carne com sódio reduzido. O melhor é que, além de ser saborosa, essa sopa ainda evita o desperdício, pois é feita com legumes com casca.

Para intensificar o sabor da carne na receita e deixar o prato ainda mais gostoso, é indispensável contar com a ajuda do Caldo SAZÓN® Lev Carne, um caldo em pó superprático que tem 0% gordura e 34% menos sódio.

Viu como não faltam opções saborosas de receitas saudáveis para um dia a dia equilibrado?Agora é só escolher a sua preferida e preparar refeições que, além de deliciosas, fazem toda a diferença para o organismo.

Quer mais dicas? Confira como montar uma refeição saudável e equilibrada para o dia a dia e surpreenda-se com as sugestões interessantes do portal Sabores Ajinomoto!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco