Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Tubérculos: por que e como incluir na sua alimentação

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Os tubérculos são uma excelente fonte de energia para o organismo. Eles pertencem a um grupo alimentar de vegetais que se desenvolvem embaixo do solo e que inclui a mandioca (aipim ou macaxeira), as batatas, como a inglesa, a doce e a baroa (mandioquinha), o cará e o inhame.

Muito versáteis, podem ser usados no preparo de purês, bolinhos, ensopados, nhoques e sopas para o almoço ou jantar. Tubérculos como a batata-doce e a mandioca, por exemplo, também fazem parte do café da manhã, em algumas regiões do país, substituindo o pão.

Seja como prato principal, acompanhamento ou sobremesa, os tubérculos são ótimas opções para compor refeições equilibradas.

Abaixo, confira mais informações sobre os tipos de tubérculos e receitas deliciosas tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais!

Por que consumir tubérculos?

Os tubérculos são ótimas opções de alimentos para quem deseja ter um cardápio mais equilibrado e variado.

Eles são fontes de carboidratos, que fornecem energia ao organismo, fibras, vitaminas e minerais, como o potássio e as vitaminas A e C, que estão presentes em algumas variedades.

6 opções de tubérculos para variar o cardápio

Eles são saborosos, fáceis de encontrar e bem variados. Veja a lista de tubérculos que separamos e amplie ainda mais os ingredientes presentes nas refeições da sua família.

Batata-inglesa

É uma das mais conhecidas e pode ser preparada de diversas formas, como assada, cozida, frita, recheada e gratinada. Com sabor neutro, combina com vários ingredientes e pode ser servida como acompanhamento de muitos pratos.

Batata-doce

A batata-doce pode ser roxa, branca ou alaranjada, e ser preparada com ou sem a casca. Com sabor mais adocicado, fica ótima assada, grelhada ou cozida. É deliciosa e contém carboidratos digeridos mais lentamente que ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Mandioquinha (ou batata-baroa)

A batata-baroa, ou mandioquinha, tem polpa amarela, sabor adocicado e é muito usada em purês e sopas. Uma curiosidade é que a sua durabilidade é menor que a dos outros tubérculos.

Leia também: Conheça outros tipos de batata e várias dicas de preparo

Mandioca (aipim ou macaxeira)

Tradicional na culinária brasileira, e também conhecida como macaxeira ou aipim, a mandioca tem sabor neutro e pode ser cozida, frita, grelhada ou assada. Dá origem a uma série de produtos, como farinha, tapioca e polvilho doce e azedo, além de poder ser usada em doces, como bolos e pudins.

Cará e inhame

Esses dois tubérculos de polpa branca e casca marrom escura têm sabor neutro e podem ser usados em várias preparações. Você pode optar por fazer o cará e o inhame cozidos, assados ou fritos. Ficam ótimos também como purês e bolinhos e ainda dão cremosidade a ensopados e sopas. 

Saiba mais: Conheça as diferenças entre cará e inhame

7 Receitas variadas e deliciosas com tubérculos

Do café da manhã até o jantar, os tubérculos podem estar presentes em diversas receitas. Confira as nossas dicas e conheça opções deliciosas para variar o cardápio!

1. Nhoque de Mandioca

Este nhoque de mandioca leva mandioca cozida e espremida com o toque extra do Caldo SAZÓN® Legumes.

O truque para facilitar o preparo do prato é espremer a mandioca ainda quente e, na sequência, deixá-la esfriar antes de adicionar farinha. Assim, você não colocará mais farinha do que o necessário e o seu nhoque ficará delicioso.

 

2. Torta de Mandioquinha com Frango

Quer uma dica de torta para variar o cardápio? A torta de mandioquinha com frango é a escolha ideal! Nessa receita, a mandioquinha é previamente cozida e amassada para montar a massa.

O toque final conta com a inovação do AJI-SAL® que salga e realça o sabor dos ingredientes e deixa a torta ainda mais gostosa.

 

 

3. Bolinho de Inhame

Quem resiste a um bolinho crocante por fora e macio por dentro? Este bolinho de inhame com queijo parmesão vai arrancar elogios de toda a família.

Para acrescentar ainda mais sabor à receita, temos o Caldo SAZÓN® Legumes, que também combina com tubérculos.

 

 

4. Purê de Cará, Batata e Cenoura

Pode acreditar: existem muitas versões de purê. O purê de cará, batata e cenoura, por exemplo, é um excelente acompanhamento para quem deseja variar a receita tradicional, apenas com batata.

Para temperar, contamos com o toque inconfundível do AJI-NO-MOTO®, uma opção prática que realça o sabor dos tubérculos e deixa tudo mais gostoso.

 

 

5. Batata-doce Rústica

A batata-doce rústica é muito fácil de preparar! Com apenas algumas batatas-doce cozidas com casca e cortadas em gomos, você garante um preparo ideal para servir como aperitivo ou acompanhamento.

Aqui, a receita com tubérculo é elevada a outro nível graças ao Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, que combina perfeitamente com o sabor da batata-doce, e depois é levada ao forno até dourar.

 

6. Pão de Queijo com Batata e Alecrim

Como já comentamos, os tubérculos são versáteis e podem estar presentes em todas as refeições. Prova disso é esse pão de queijo com batata e alecrim, uma opção deliciosa para o café da manhã ou café da tarde.

Para garantir o sabor do alecrim de uma maneira prática e equilibrada, essa receita conta com o Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, a escolha ideal tanto para pães e massas quanto para carnes suínas, bovinas e de frango.

 

7. Sopa de Mandioca

A sopa de mandioca é um prato que oferece sabor, conforto e aconchego. Nela, o tubérculo é cozido junto com ingredientes deliciosos e com o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste, uma alternativa prática que realça o gosto da sopa e ainda acrescenta aquele delicioso toque nordestino à receita.

 

 

Vantagens de incluir os tubérculos na sua alimentação

Veja a seguir algumas vantagens dos tubérculos e como esses alimentos são importantes e fazem diferença na cozinha.

Além de contar com diversas vitaminas e minerais, os tubérculos também chamam atenção pela versatilidade no preparo. Eles podem ser feitos cozidos, assados, salteados, fritos ou grelhados.

Os tubérculos também são ótimas opções para compor um cardápio variado, podendo estar presentes em aperitivos, entradas, pratos principais, acompanhamentos, lanches, snacks e até sobremesas.

Alguns tubérculos, como a batata e a batata-doce, podem ser aproveitados do começo ao fim. O chips de batata-doce, por exemplo, é uma alternativa deliciosa tanto para comer ao longo do dia quanto para acompanhar saladas.

Viu como os tubérculos contam com diversas vantagens e possibilidades de preparo? Para conferir outras sugestões, navegue nas categorias do portal Sabores Ajinomoto e encontre dicas de como montar uma refeição saudável e equilibrada para o dia a dia e os benefícios da mandioquinha.

 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco