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Tubérculos: por que e como incluir na sua alimentação

  • 11/06/2020
  • Nutrição do dia a dia
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Os tubérculos são uma excelente fonte de energia para o organismo. Eles pertencem a um grupo alimentar que inclui a mandioca (aipim ou macaxeira), batatas como a inglesa, a batata-doce e a batata baroa (mandioquinha), o cará e o inhame.

Vegetais que se desenvolvem abaixo do solo, os tubérculos são fontes de carboidratos, que fornecem energia ao organismo, fibras, vitaminas e minerais, como o potássio e as vitaminas A e C, que estão presentes em algumas variedades.

Muito versáteis, os tubérculos podem ser preparados cozidos em água ou no vapor, assados, salteados ou fritos. Podem ainda ser usados no preparo de purês, bolinhos, ensopados, nhoques e sopas. São também uma ótima opção para compor refeições equilibradas (veja aqui como montar um prato equilibrado).

Tubérculos como a batata-doce e a mandioca fazem parte também do café da manhã, em algumas regiões do país, substituindo o pão.

6 opções de tubérculos para variar o cardápio

Batata Inglesa

É a mais popular do país e pode ser preparada assada, cozida, frita, recheada, gratinada. Com sabor neutro, combina com diversas preparações e pode ser servida como acompanhamento de muitos pratos.

Batata-doce

Ela pode ser roxa, branca ou alaranjada e preparada com ou sem a casca. Com sabor mais adocicado, fica ótima assada, grelhada ou cozida. Contém carboidratos complexos, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Mandioquinha (ou Batata Baroa)

Fina e comprida, tem polpa amarela, sabor adocicado e é muito usada em purês e sopas. Sua durabilidade é menor que a dos outros tubérculos. Conheça aqui outros tipos de batata e várias dicas de preparo.

Mandioca (Aipim ou Macaxeira)

Tradicional na culinária brasileira e também conhecida como macaxeira ou aipim, a mandioca tem sabor neutro e pode ser cozida, frita ou assada. Dá origem a uma série de produtos, como farinha, tapioca e polvilhos doce e azedo. É também usada em doces, como bolos e pudins.

Cará e inhame

Esses dois tubérculos de polpa branca e casca marrom escura têm sabor neutro e podem ser usados em várias preparações. Você pode optar por fazê-los cozidos, assados ou fritos. Ficam ótimos também como purês e bolinhos e ainda dão cremosidade a ensopados e sopas. Leia mais sobre o cará e o inhame e veja suas diferenças.

Agora que você já conhece os principais tubérculos, vamos às receitas.

5 Receitas Variadas e Deliciosas com Tubérculos

Nhoque de mandioca: uma variação deliciosa na receitaNhoque de Mandioca: no lugar da tradicional batata, este nhoque leva mandioca cozida e espremida, que ganha um toque extra de sabor com Caldo SAZÓN® Legumes. O truque para facilitar o preparo é espremer a mandioca ainda quente, mas deixá-la esfriar antes de adicionar farinha. Assim você não coloca mais farinha do que o necessário.

Torta de Mandioquinha com Frango: nesta receita, a mandioquinha previamente cozida, amassada e temperada com AJI-SAL® com Pimenta dá consistência à massa da torta, preparada no liquidificador. O recheio é feito com frango desfiado.

Bolinho de Inhame: quem resiste a um bolinho crocante por fora e macio por dentro? Nesta receita, o bolinho é preparado com inhame e queijo parmesão. O sabor fica por conta do Caldo SAZÓN® Legumes.

Purê de Cará, Batata e Cenoura: excelente acompanhamento, o tradicional purê de batata ganha mais textura e cor com a adição do cará e da cenoura. Os tubérculos têm o sabor realçado com AJI-NO-MOTO®.

Batata-doce Rústica: muito fácil de preparar, esta batata-doce cozida com a casca e cortada em gomos vai para o forno com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim e azeite. Ideal para servir como aperitivo ou acompanhamento.

A batata já deve fazer parte do seu cardápio do dia a dia, mas que tal variar e incluir outros tubérculos nas refeições da família? Receitas deliciosas agora não faltam.

Izabel Alves

Especialista em Alimentos

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