Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Entenda as diferenças entre o Cará e o Inhame

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Por serem bem parecidos, o cará e o inhame são muitas vezes confundidos. Motivos não faltam. Os dois tubérculos têm polpa branca e casca marrom escura e felpuda. Eles são ricos em amido e fonte de carboidratos. Também contêm minerais e vitaminas do complexo B.

Mas há diferenças, a começar pelo formato. O cará é maior, mais comprido e tem a casca mais “peluda”. É chamado de inhame nas regiões Norte e Nordeste do país. Já o inhame é menor, mais arredondado e conhecido também como taro.

O inhame tem maior concentração de potássio e fósforo, bons minerais para o organismo. Os dois contêm fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Quando for comprar inhame, procure os mais firmes, sem manchas e com raízes pequenas e ralas na superfície. Se optar pelo cará, prefira os de tamanho médio e com a casca íntegra.

Ao manusear o inhame ou comê-lo cru, algumas pessoas podem ter irritação na pele e na boca. Isso acontece porque ele contém o composto químico oxalato de cálcio, em concentrações variadas. Por isso, é importante tomar cuidado ao manusear e sempre cozinhá-lo.

Para evitar irritação na pele, descasque os tubérculos em água corrente ou use luvas. Se não for prepará-los imediatamente, guarde em um recipiente com água fria, para que não escureçam.

Como preparar cará e inhame

Descasque e corte os tubérculos em pedaços, coloque em uma panela, cubra com água e deixe no fogo por cerca de 10 minutos ou até ficarem macios.

Se preferir, cozinhe com a casca e depois a remova, com ele ainda quente.
Os dois tubérculos têm sabor suave e textura macia. Podem ser cozidos, assados ou fritos. São muito usados para dar cremosidade a ensopados, como bobó, sopas, purês e bolinhos. Podem ainda dar textura a pratos doces.

Agora que você já conhece as semelhanças e as diferenças entre o cará e o inhame, vamos às receitas.

5 Receitas com Inhame e Cará para a Família

Experimente fazer o Frango ao Curry de Inhame no seu próximo almoçoFrango ao Curry de Inhame: o inhame dá sabor e cremosidade a este prato, que leva frango em cubos preparado com Caldo SAZÓN® Galinha e curry em pó. A dica é cozinhar o inhame com a casca, passar por um espremedor de batatas ainda morno e aí descartar a casca.

Bolinho de Cará: para fazer estes bolinhos, você vai precisar do cará cozido e espremido. Ele vai dar liga à massa, que leva Caldo SAZÓN® Legumes. Para facilitar o preparo, o truque é espremer o cará ainda quente, e depois esperar esfriar antes de misturar com os outros ingredientes da massa.

Purê de Cará, Batata e Cenoura: nesta receita, o cará garante uma textura macia ao purê, que ganha ainda mais sabor com AJI-NO-MOTO®. Para deixar o purê bem lisinho, você pode usar um mixer ou o liquidificador.

Bobó de Peixe e Coco: o inhame cozido e batido no liquidificador vai dar consistência ao caldo deste bobó, preparado com tilápia em cubos. Tanto o peixe como o caldo ganham uma camada extra de sabor com o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

Sorvete Nutritivo de Jabuticaba: o inhame ajuda a encorpar e dar textura a este sorvete. Para garantir o sabor e a cor, você vai usar 1 sachê de MID® Jabuticaba. Sobremesa fácil de fazer e saborosa.

Com essas receitas, você pode revezar o inhame e o cará à mesa e aproveitar todo o sabor e os benefícios desses dois tubérculos.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco