Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Ratatouille: 5 formas diferentes de preparar

  • Cozinhar faz bem
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O ratatouille (pronuncia-se “ratatui”) é um prato clássico francês, preparado na região da Provença desde o século 18. Feito com legumes cozidos, tem como ingredientes básicos a berinjela e o tomate.

A preparação original era em forma de guisado, feita pelos camponeses do sul da França. O nome ratatouille significa picar ou triturar, mas pode ser traduzido também como refogado de legumes.

A versão moderna do prato é preparada com vários tipos de legumes e pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento.

Conheça três formas diferentes de preparar um ratatouille delicioso, com legumes no vapor, assados ou refogados.

5 receitas de ratatouille para variar esse prato francês

receita de ratettouille crumbleRatatouille “Crumble”: o “crumble” é originalmente um prato doce, preparado com compota de frutas picadas cobertas com uma farofa crocante. Nesta receita, ganhou uma versão salgada, com ratatouille temperado com Caldo SAZÓN® Legumes e farofa salgada feita com pão francês ralado e Tempero SAZÓN® Amarelo. Servido em copos, é ótima opção para festas, jantares e ocasiões especiais.

Ratatouille: nesta versão, os legumes são dispostos em um refratário de forma alternada, em formato de leque. O sabor extra fica por conta do Tempero SAZÓN® Amarelo, ideal para legumes. Além de gostoso, o prato fica lindo.

Ratatouille no Papelote: nesta preparação, os legumes polvilhados com Tempero SAZÓN® Amarelo vão para o forno dentro de envelopes feitos com papel manteiga. A dica é fechar bem os papelotes para evitar a saída do vapor no cozimento.

Ratatouille ao Shoyu: os legumes deste ratatouille ganham sabor oriental e uma cor dourada com o SATIS!® Molho Shoyu Suave. Depois de temperados com o shoyu, eles vão para o forno sobre um molho de tomate. Muito prático.

Galette de Ratatouille: os legumes refogados com Tempero SAZÓN® Amarelo formam o recheio para uma massa integral que ganha ainda mais sabor com AJI-NO-MOTO®. Essa torta francesa aberta, com aparência rústica, vai conquistar a sua família.

Viu como dá para servir esse prato tradicional francês de formas diferentes e deliciosas? Agora que você já sabe a origem e como preparar, que tal incluir o ratatouille nas refeições? É uma ótima maneira de ter sempre legumes à mesa.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco