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Opções de Sopas e Caldos Nutritivos Para Saborear no Inverno

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Quando o tempo esfria, bate aquela vontade de comidas quentinhas e mais encorpadas, que geram uma maior sensação de saciedade e aconchego. Por isso, muitas vezes acabamos exagerando no consumo de alimentos calóricos.

Mas é possível manter uma alimentação equilibrada e quentinha com sopas e caldos nutritivos para saborear no inverno. Além de reconfortantes, eles são excelentes aliados da saúde.

Por que Sopas e Caldos São Opções Nutritivas

Ao combinar vegetais, legumes e uma proteína, como carne ou frango, e também alimentos fonte de carboidratos, as sopas e os caldos se tornam uma escolha nutritiva tanto para o almoço como para o jantar.

As receitas mais completas fornecem a energia que precisamos nesta época do ano. Já as receitas mais leves podem ser servidas com complementos que agregam valor nutricional, como pão integral, sementes e castanhas.

Se preparadas com leguminosas, como feijão, grão-de-bico e ervilha, suas sopas e caldos vão ficar ainda mais gostosos e nutritivos, porque esses alimentos são fontes de proteína vegetal e contêm fibras e vitaminas.

Qual a Importância de Manter Uma Alimentação Equilibrada no Inverno?

O inverno é um período em que doenças como gripes e resfriados aparecem com mais frequência. E, por isso, precisamos prestar mais atenção na alimentação para garantir o bom funcionamento do nosso sistema imune.

Nesta época do ano, legumes e verduras muitas vezes são deixados de lado. Mas eles devem fazer parte das refeições, porque contribuem com vitaminas, minerais e fibras.

Para aproveitar todos os benefícios desses alimentos, selecionamos receitas de sopas e caldos para variar os pratos e manter as refeições equilibradas e nutritivas também no inverno.

5 Receitas de Sopas e Caldos Nutritivos Para Experimentar

Ideais para os dias frios, eles são fáceis de preparar e deliciosos. Confira abaixo!

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Caldo Verde com Couve-Flor

O caldo verde é um clássico que herdamos dos portugueses e ótima opção para os dias frios. Nesta receita, a batata é substituída por couve-flor, além da linguiça e couve-manteiga. Além disso, o toque de sabor fica por conta do Caldo SAZÓN® Legumes, que é 0% gordura e dissolve fácil, por ser em pó. O resultado é um caldo verde leve e saboroso que te ajuda a incluir mais vegetais no cardápio. Se desejar, adicione sementes de linhaça ao prato, para ter mais fibras.

Sopa de Feijão com Macarrão

Esta sopa nutritiva preparada com feijão carioquinha e carne ganha mais sabor com Tempero SAZÓN® Marrom, ideal para o preparo de feijão. Além do macarrão tipo ave-maria, você pode acrescentar legumes cozidos ao final do preparo, para adicionar sabor e ainda mais nutrientes à receita.

Sopa de Legumes e Carne com Sódio Reduzido

Colorida e nutritiva, esta sopa leva coxão duro bovino, mandioquinha, chuchu e abóbora, cozidos com Caldo SAZÓN® Leve Carne que, além de dar sabor ao prato, tem até 28% menos sódio. Além disso, os legumes são utilizados com a casca para aproveitar os nutrientes e evitar desperdício, trazendo minerais, vitaminas e fibras para a receita. Vale experimentar!

Sopa de Frango Com Legumes

Que tal variar o preparo do frango com uma sopa deliciosa? Nesta receita, o peito de frango ganha a companhia de arroz e legumes. Além disso, para ter ainda mais sabor e cremosidade, a dica é usar um envelope de VONO® Chef Creme de Cebola. Uma delícia!

Sopa de Grão-de-Bico com Couve

O grão-de-bico é uma ótima fonte de proteína vegetal e fibras. Nesta preparação, você vai usar uma parte amassada, para dar consistência à sopa, e outra em grãos. O toque extra de sabor fica por conta da VONO® Mandioquinha com Cebola e Salsa com Sódio Reduzido, que contém 30% menos sódio. Por último, basta acrescentar a couve cortada em tiras finas.

Enfim, agora que você conhece opções de sopas e caldos nutritivos para saborear no inverno, é só escolher as receitas que mais gostou e preparar refeições equilibradas e quentinhas. Ah, e não se esqueça de beber água, porque no inverno é comum sentirmos menos sede.

 

 

Izabel Alves

Especialista em Alimentos

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