Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Qual é a importância de evitar o excesso de sódio na alimentação?

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O sódio é um mineral presente no sal de cozinha, representando 40% da sua composição. Ele é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Entretanto, seu consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde, e causar problemas como a hipertensão, sobrecarga no coração (que pode provocar infarto e acidentes vasculares cerebrais) e sobrecarga nos rins.

É importante saber que a quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde é até 5 g de sal, o que representa 2 g de sódio. O brasileiro consome, em média, mais que o dobro dessa recomendação. O consumo elevado ocorre, principalmente, quando ele é adicionado no preparo das refeições, mas ele também é encontrado nos alimentos industrializados.

Em casa, no dia a dia da cozinha, é interessante ficar atento à quantidade de sal que se coloca na comida, tanto na hora do preparo, quanto nos acréscimos que, às vezes, fazemos quando o prato já está servido.

Sabores Ajinomoto ajuda a preparar receitas com menos sal e muito sabor

A Ajinomoto tem como objetivo contribuir para a alimentação e o bem-estar no mundo, e para uma vida melhor no futuro. Para isso, oferece receitas que promovam equilíbrio nutricional não apenas em uma refeição, mas na alimentação diária.

As receitas desenvolvidas pela Ajinomoto são testadas e aprovadas para que sejam saborosas e contenham quantidades adequadas de nutrientes críticos, como sódio, açúcar e gordura saturada.

Em 2018, a Ajinomoto iniciou um projeto para revisar e reduzir o teor de sódio nas receitas, garantindo equilíbrio nutricional e de sabor. Com esse projeto, até agora foram atualizadas 3.176 receitas, retirando 21,7 kg de sal delas. Sabores Ajinomoto deixou de indicar 370 toneladas de sal para a população.


Confira o resultado em algumas delas, que mantêm o equilíbrio de sódio e são deliciosas.

Receitas equilibradas e saborosas

Experimente a receita de frango à moda orientalFrango à Moda Oriental: também conhecido como frango xadrez por juntar os ingredientes – filé de frango, pimentão e cebola – cortados em quadradinhos. Uma combinação equilibrada de carne magra e vegetais. A receita ganha sabor com Caldo SAZÓN® Galinha, que deixa o prato gostoso, sem adicionar gordura.

Filé- mignon com Cebola Roxa, Brócolis e Hondashi®: uma receita leve e com um toque diferente – o HONDASHI® tempero à base de peixe, dá um sabor todo especial. Além disso, acrescentar brócolis à carne é uma maneira de consumir vegetais e de variar o seu preparo.

Fritada Brasileira de Micro-ondas: fácil e rápido de preparar, este prato combina rodelas de batata, ovos e azeitonas. Para dar sabor, basta acrescentar um sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo. Fica uma delícia!

Salada de Folhas com Tabule: se tabule, tradicional receita da culinária árabe que leva trigo para quibe, pepino, tomate e cebola já é bom, junto com folhas, como alface, acelga e repolho, fica ainda melhor. Para deixar tudo mais gostoso de um jeito prático, acrescente Tempero SAZÓN® Saladas. O equilíbrio fica perfeito.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco