Selo testada e aprovada
CARNE MOÍDA DIA A DIA

CARNE MOÍDA DIA A DIA

Salvar receita

Receita testada e aprovada por: Priscila Andrade Especialista em Alimentos
Rende 7 porções

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 400 g de patinho bovino moído
  • 2 sachês de Tempero SAZÓN® Vermelho
  • 2 pitadas de sal
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 cenoura pequena cortada em cubinhos
  • 1 batata média, em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de água (200 ml)
  • meia xícara (chá) de polpa de tomate (100 g)
  • 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas

Modo de preparo

  1. Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne moída, aos poucos, e frite por 7 minutos, ou até mudar completamente de cor e o líquido formado secar. Acrescente 1 sachê do Tempero SAZÓN®, 1 pitada do sal e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até que a cebola fique transparente. Adicione a cenoura e a batata, e refogue rapidamente. Junte a água, a polpa de tomate, as ervilhas, o Tempero SAZÓN® e o sal restantes, e deixe cozinhar com a panela tampada, em fogo baixo, por 10 minutos, ou até a cenoura e a batata estarem “al dente”.
  2. Retire do fogo e sirva em seguida.
A carne moída é um dos ingredientes mais versáteis da culinária. Além de ser prática para o dia a dia, também compõe o recheio de pratos mais elaborados.

Dicas de como fazer a melhor receita de carne moída 

Apesar de simples, há algumas dicas para fazer a carne moída perfeita.
  • Deixe o óleo aquecer: deixar a panela e o óleo aquecerem bem antes de colocar a carne para refogar evita que ela grude no fundo;
  • Atenção à quantidade de óleo: um fio de óleo é suficiente para refogar, já que a carne tem a sua própria gordura. O excesso pode deixar a carne muito gordurosa;
  • Coloque a carne aos poucos: colocar a carne aos poucos, faz com que solte menos água. Dessa forma a preparação ficará mais suculenta e apetitosa;
  • Mexa para soltar os grumos: para deixar a carne bem soltinha, mexa ao colocar na panela e assim que ela pegar cor;
  • Evite mexer muito: quando a carne estiver refogando, mexa com menos frequência para não formar água;
  • Refogue a cebola e o alho depois da carne: refogar a carne primeiro e depois a cebola e o alho fará com que a carne fique dourada e soltinha, sem queimar o alho e a cebola durante esse processo. Também fará com que solte menos água.

Quais carnes são boas para moer?

As melhores carnes para moer são o patinho e o coxão mole, da parte traseira do boi, e o acém. No entanto, o corte ideal pode variar de acordo com a preferência de cada um, para uma opção mais firme ou macia, com mais ou menos gordura. Nota: alguns açougues moem outros tipos de carne, como a suína e frango, mas depende da disponibilidade e organização de cada estabelecimento.

Como refogar uma carne moída?

Quer saber como fazer carne moída refogada simples? Siga o passo a passo:
  1. comece aquecendo o óleo em uma panela, no fogo alto;
  2. junte a carne moída e deixe refogar até ela mudar de cor e o líquido secar (por aproximadamente 7 minutos);
  3. acrescente o sal, o Tempero SAZÓN® da sua preferência e cebola picada;
  4. refogue até que a cebola fique transparente e está pronto;
  5. se preferir, é possível incrementar com legumes, como batata e cenoura ou com outros ingredientes, como polpa de tomate e azeitonas. 

Conheça deliciosas receitas com carne moída

Descubra toda a versatilidade desse ingrediente com essas deliciosas receitas com carne moída. São ideias para diferentes paladares e ocasiões.

Lasanha à bolonhesa

A lasanha à bolonhesa é uma receita com carne moída clássica, ideal para os almoços em família! Nessa receita, o molho é preparado com o SABOR A MI® Receita de Casa sem Pimenta, que já vem pronto para uso e tempera com praticidade, sem precisar adicionar sal e a refoga de cebola e alho. É de dar água na boca!

Escondidinho de carne moída

Escondidinho de carne moída O escondidinho de carne moída é outro favorito dos brasileiros. Nessa versão, a massa é feita com mandioquinha, uma delícia! Para um recheio diferenciado, conte com o Tempero SAZÓN® Vermelho, desenvolvido especialmente para realçar o sabor da carne bovina nas receitas.

Torta de carne moída

Torta de carne moída Esta torta de carne moída é uma ótima ideia para aproveitar os ingredientes que você já tem na geladeira. Simples de fazer, rende um lanche saboroso e caprichado! Aqui, VONO® Chef Sopa de Cebola é utilizado em dois momentos: no preparo da massa e da carne, conferindo um gostinho especial e mais cremosidade à torta!

Panqueca de carne moída

Panqueca de carne moída A panqueca de carne moída é aquele prato curinga, ideal para o dia a dia. Você pode congelar a panqueca em porções individuais por até 30 dias e, para descongelar, aqueça no micro-ondas, em potência média, por 5 minutos, ou até aquecer internamente. Nessa versão mais econômica, o Tempero SAZÓN® Tempera & Rende Mais faz jus ao nome: realça o sabor da carne moída e faz ela render mais!

Bolo de carne moída

Bolo de carne moída Apesar do nome inusitado, este bolo de carne moída surpreende no sabor. Ele é recheado com ovos e conta ainda com o VONO® Chef Creme de Cebola, que confere um gostinho especial ao prato. Caso prefira, substitua a VONO® Chef Creme de Cebola por VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido. Essas são apenas algumas das opções de receitas com carne moída. Com os produtos Ajinomoto você tem ideias criativas e deliciosas para variar o cardápio do cotidiano.

Avaliações

  • -

Você pode gostar

Salvar receita