Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Alimentos energéticos: quais são e como incluí-los na alimentação equilibrada?

  • Nutrição do dia a dia
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

 

Você sabia que existe um grupo de alimentos que nos ajudam a ter mais energia? São os chamados alimentos energéticos. Fonte principalmente de carboidratos e/ou gorduras, eles são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Mas por que é essencial seguir uma alimentação equilibrada com diferentes tipos de alimentos energéticos?

A alimentação é o combustível que o nosso corpo precisa para repor a energia. Por isso, é importante observar e entender quais são os alimentos que fazem parte da nossa rotina e quais podem nos ajudar a ter uma vida mais saudável com vigor e disposição, sempre fazendo parte de um cardápio equilibrado.

Quer saber mais informações sobre esses alimentos? A seguir, selecionamos dicas de alimentos energéticos e receitas para você incrementar o cardápio e usufruir de todos os benefícios de uma alimentação equilibrada. Confira!

Quais são os alimentos energéticos?

 

Uma alimentação saudável deve incluir porções de alimentos energéticos, construtores e reguladores diariamente. Pensando nisso, você sabe quais são os alimentos energéticos?

Aveia, batata-doce, castanhas e azeite de oliva são apenas algumas opções, mas existem muitos outros. Para te ajudar a entender quais são os alimentos energéticos e como eles atuam no nosso corpo, separamos algumas informações importantes. Acompanhe!

Carboidratos

Os alimentos fonte de carboidratos são os energéticos mais populares. Ao serem ingeridos, fornecem a energia que o organismo necessita para realizar diversas atividades cotidianas, como brincar, praticar exercícios físicos e trabalhar.

Mas só são considerados energéticos aqueles alimentos que têm alta concentração de carboidrato, como é o caso dos cereais, tubérculos e doces.

Grupo dos cereais: arroz, milho, macarrão, aveia e pães.

Grupo dos tubérculos: batata, batata-doce, mandioquinha (ou batata-baroa), cará, inhame e mandioca.

Grupo dos açúcares e doces: açúcar, rapadura, mel e doces nos geral.

Além de fornecer energia, os alimentos fontes de carboidratos, principalmente os cereais e os tubérculos, contêm fibras, minerais e vitaminas, especialmente as do complexo B, e fazem bem para a nossa saúde como um todo.

Se possível, dê preferência para versões integrais de cereais, pães e massas, pois elas contêm mais fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e auxilia no bom funcionamento do intestino.

Gorduras boas

 

As gorduras também estão entre os tipos de alimentos energéticos. Além de serem fontes de vitalidade, elas são essenciais para o funcionamento do organismo, pois participam do transporte de vitaminas, da produção de hormônios, entre outras funções.

Os alimentos ricos em gorduras podem ser vegetais, como óleo, azeite e margarina, e de origem animal, como a manteiga, a banha e outros.

No entanto, vale ressaltar que é importante incluir na alimentação fontes de gorduras boas, como azeite de oliva, castanhas, linhaça e abacate.

Como aproveitar os alimentos energéticos em 8 receitas equilibradas

 

Como visto, os alimentos energéticos fornecem ainda mais energia e disposição para o nosso dia a dia. Confira esta seleção de receitas equilibradas e veja como é fácil incluí-las na alimentação!

Panqueca de Aveia com Frango

A panqueca de aveia com frango, além de fazer parte da categoria de receitas com alimentos energéticos, ainda contribui com uma alimentação com mais fibras.

Tanto a massa quanto o recheio de frango desfiado ganham um toque extra de sabor do Tempero SAZÓN® Verde, uma opção prática para qualquer tipo de preparo com frango.

 

 

Arroz com Brócolis e Amêndoas

O arroz com brócolis e amêndoas é uma ótima pedida para variar o arroz do dia a dia. Além de ser uma receita rápida, o preparo ganha ainda mais praticidade com o tempero RECEITA DE CASA™ sem Pimenta. Uma escolha certeira para você que gosta de arroz com sabor de comida caseira.

Para finalizar, temos as amêndoas torradas que garantem uma crocância extra ao prato e são ótimas fontes de gorduras boas para a saúde.

 

Sopa de Mandioca com Milho

Quer uma opção de receita com alimentos energéticos para os dias mais frios do ano? Esta sopa de mandioca com milho é deliciosa e conta com carboidratos tanto do grupo dos tubérculos quanto dos cereais.

Para formar um caldo suculento e apetitoso, o prato conta com o Caldo SAZÓN® Legumes, um caldo em pó que intensifica o sabor dos legumes, tem 0% de gordura e se dissolve facilmente.

 

Pãozinho de Batata-Doce com Sódio Reduzido

Fácil de preparar, este pãozinho de batata-doce com sódio reduzido é uma ótima opção para o lanche. Nessa receita, a massa ganha um realce de sabor e equilíbrio com AJI-NO-MOTO®, a escolha ideal para diversos pratos salgados. Ela leva também Azeite de Oliva TERRANO®, que é fonte de gorduras boas e fundamental para dar consistência à massa.

O mais legal é que você pode ainda congelar as bolinhas e, quando quiser assar, basta levá-las direto ao forno. É muito prático!

 

Batatas-Bolinha ao Forno

Quer uma dica de acompanhamento fácil, fonte de carboidrato e que agrada a praticamente todos? Então, você precisa conhecer a receita de batatas-bolinha ao forno.

O grande segredo desse prato fica por conta de a batata ser temperada com AJI-SAL® Churrasco e regada com o  Azeite de Oliva TERRANO® misturado com Tempero SAZÓN® Amarelo.

 

 

Milho Cozido

O milho faz parte do grupo de alimentos energéticos. Para quem está em busca de rapidez e praticidade, sem abrir mão do sabor, saiba que o milho cozido fica uma delícia polvilhado com o Tempero SAZÓN® para Pipoca Sabor Manteiga.

É saboroso e fácil de fazer!

 

 

Salada de Macarrão

A salada de macarrão é uma opção colorida, fresca e saudável de receita com alimento energético.

A combinação de macarrão, abobrinha, tomate e queijo branco ganha mais sabor ao ser  envolvida pelo Azeite de Oliva TERRANO®  e o Tempero SAZÓN® Saladas, que conta com cebola, salsa, alho, cúrcuma, orégano, aipo e manjericão. Uma alternativa de tempero rápido e prático para a sua cozinha!

 

Purê de Mandioquinha

Este purê de mandioquinha é prático, feito no micro-ondas e leva apenas alguns minutos para ficar pronto. Nessa receita, todo o sabor da mandioquinha ganha um toque especial com o Caldo SAZÓN® Legumes, que é 0% gordura e se dissolve facilmente, sem deixar pedacinhos. A escolha ideal para um purê liso e aveludado.

 

 

Com os alimentos energéticos você e toda a sua família garantem uma alimentação equilibrada e ganham uma dose extra de energia e disposição tanto para a correria do dia a dia quanto para os momentos de lazer.

Quer saber mais sobre alimentação equilibrada e dicas de receitas? Continue acompanhando os nossos conteúdos: receitas e dicas para incluir cereais nas refeições, receitas com mandioca e opções de sopas e caldos nutritivos para saborear no inverno.

São opções variadas capazes de surpreender e agradar toda a família!

 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco