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Alimentos energéticos: quais são e como usá-los em receitas saudáveis

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A alimentação é o combustível que o nosso corpo precisa para repor a energia. Por isso, é tão importante observar e entender quais são os alimentos que fazem parte da nossa rotina e quais podem nos ajudar a ter uma vida mais saudável e com mais disposição.

Você sabia que existe um grupo de alimentos que nos ajudam a ter mais energia? São os chamados alimentos energéticos. Fonte principalmente de carboidratos e gorduras, eles fornecem o combustível que precisamos para o dia a dia. No entanto, para obter os resultados desejados, eles devem fazer parte de um cardápio equilibrado.

Os carboidratos são os energéticos mais populares, mas só são considerados parte da categoria aqueles que possuem forte concentração de carboidrato. É o caso dos cereais e tubérculos, e também dos doces.

Pertencem ao grupo dos cereais o arroz, o milho, o macarrão, a aveia e os pães. Já os tubérculos são representados pela batata, batata-doce, mandioquinha (ou batata baroa), cará, inhame e mandioca.

Além de fornecer energia, os alimentos fontes de carboidratos contêm fibras, minerais e vitaminas, especialmente as do complexo B. Eles devem ser consumidos em maior quantidade na alimentação e, ao serem ingeridos, geram a energia que o organismo necessita para realizar as atividades.Quando possível, prefira as versões integrais de cereais, pães e massas, porque elas contêm mais fibras. Isso ajuda a manter a sensação de saciedade por um tempo maior e ainda auxilia no bom funcionamento do intestino.

As gorduras também são fontes de energia. Além disso, elas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois participam do transporte de vitaminas e da produção de hormônios, entre outras funções.

Ingredientes vegetais, como óleo, azeite e margarina, e de origem animal, como a manteiga e a banha, são ricos em gorduras.Mas elas também estão presentes em outros alimentos. Procure incluir na alimentação fontes de gorduras boas, como azeite de oliva, castanhas, linhaça e abacate.

Agora que você já conhece os alimentos energéticos, vamos ver dicas de receitas para aproveitar seus benefícios. Confira abaixo!

Como aproveitar os alimentos energéticos em 7 receitas saudáveis

receita de panqueca de avea e frangoPanqueca de Aveia com Frango: a massa desta panqueca leva aveia em flocos finos, que integra a categoria de alimentos energéticos e contribui com fibras, além de ser bem versátil. Tanto a massa como o recheio de frango desfiado ganham um toque extra de sabor com Tempero SAZÓN® Verde.

Arroz com Brócolis e Amêndoas: esta receita é ótima para variar o arroz do dia a dia e deixá-lo ainda mais saudável. O preparo ganha praticidade e sabor com RECEITA DE CASA™ sem Pimenta e a finalização com amêndoas torradas garante crocância ao prato, além de ser fonte de gorduras boas para a saúde.

Pãozinho de Batata-Doce com Sódio Reduzido: fáceis de preparar, estes pãezinhos de batata-doce são uma ótima opção para o lanche. Além de sabor, o Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ ajuda a dar consistência à massa, que ganha realce de sabor e equilíbrio com AJI-NO-MOTO®. Você pode ainda congelar as bolinhas e, quando quiser assar, basta levá-las direto ao forno.

Batatas-Bolinha ao Fornoque tal um acompanhamento fácil e que agrada a todos? A batata é uma fonte de carboidrato que pode ser preparada de várias maneiras. Nesta receita, ela vai ao forno salpicada com AJI-SAL® Churrasco e regada com Azeite de Oliva TERRANO™ misturado com Tempero SAZÓN® Amarelo.

Milho Cozido: o milho também faz parte do grupo de alimentos energéticos e permite variadas combinações. Ele fica uma delícia servido só cozido e polvilhado com Tempero SAZÓN® para Pipoca Sabor Manteiga. Fácil de fazer e delicioso.

Salada de Macarrão: para esta salada colorida e saudável, você pode usar macarrão parafuso integral. Cozida “al dente”, a massa ganha abobrinha refogada com Azeite de Oliva TERRANO™ e Tempero SAZÓN® Saladas, tomate-cereja e queijo branco.

Purê de Mandioquinha: este purê feito no micro-ondas é prático e leva apenas mandioquinha amassada, margarina, água e Caldo SAZÓN® Legumes. Além de oferecer um sabor intenso, é 0% gordura e se dissolve facilmente.
 

Quer saber mais sobre alimentação saudável e dicas de receitas? Acompanhe os conteúdos do nosso blog!

Izabel Alves

Especialista em Alimentos

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