Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas e Dicas para incluir Cereais em suas refeições

  • Nutrição do dia a dia
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você já sabe que uma alimentação saudável deve conter ingredientes variados, como legumes, frutas, verduras, carnes e leite. É também importante incluir nessa lista os cereais, especialmente os integrais, porque eles são fonte de carboidratos, fibras, minerais e vitaminas.

No grupo alimentar dos cereais estão, por exemplo, arroz, milho, trigo em grãos, aveia e cevada. Eles podem ser consumidos em diferentes momentos do dia e permitem inúmeras preparações.

Sempre que possível, prefira a forma integral desses alimentos. Segundo o Ministério da Saúde, as versões menos processadas dos cereais, como o arroz integral e a farinha de trigo integral, são mais nutritivas. Os cereais refinados e polidos, como o arroz branco, perdem parte das fibras e dos micronutrientes.

Cereais que podem fazer parte de seus pratos:
 

Arroz

O arroz é o representante mais conhecido do grupo dos cereais. Além de par perfeito do feijão, ele permite a criação de uma variedade de pratos. O arroz integral é o grão descascado e não-polido, que preserva seus nutrientes. É fonte de fibras e auxilia na boa saúde cardiovascular. Tanto o arroz branco quanto o integral são fontes de carboidratos, que gera energia ao organismo.

Aveia

Encontrada em flocos e moída fina ou grossa, a aveia é um alimento versátil. Pode ser consumida no café da manhã ou no lanche, com frutas e vitaminas, e no preparo de mingaus, granolas, sopas, bolos e biscoitos. Este cereal fornece beta-glucana, um tipo de fibra que pode auxiliar na redução do colesterol, desde que associada a uma alimentação equilibrada e a hábitos saudáveis de vida.

Milho

O milho é fonte de carboidratos e pode ser consumido fresco (cozido na espiga) ou na forma de farinha, fubá, quirera e canjica. É usado em diversas preparações, como broa, bolo, mingau, polenta, cremes, sopas e até suflês.

Cevada

A cevada, ou cevadinha, como é conhecida a versão em grãos, é fonte de fibras, vitaminas e minerais, como o potássio. A cevadinha pode ser usada em saladas e sopas.

Trigo

Você pode usar o trigo em grãos para fazer saladas ou preparações quentes, com legumes e verduras. Seus principais subprodutos são a farinha de trigo integral, feita a partir do grão inteiro, e a farinha branca, que tem os grãos polidos e moídos finamente. Ambas são usadas em pães, bolos, tortas e massas.

Agora que você já conhece os benefícios dos cereais, vamos às receitas.

7 Receitas para Incluir Cereais em Suas Refeições
 

Arroz Integral com Cenoura e Atum

Panqueca de Arroz e Frango: esta receita é ideal para aquela sobra de arroz que fica na geladeira. O cereal dá consistência à massa da panqueca, que ganha um toque especial com SABOR A MI® com Pimenta. Para o recheio, use frango desfiado e requeijão, com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Uma delícia!

Arroz Integral com Cenoura e Atum: o arroz integral desta preparação fica ainda mais nutritivo e saboroso com a adição de atum em lata, cenoura em cubinhos e HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito.

Biscoitinhos de Aveia: você pode servir esses biscoitinhos salgados como aperitivo ou para acompanhar saladas. A massa ganha estrutura com uma mistura de cereais que leva aveia em flocos e farinha de trigo. O sabor especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Laranja, ideal para massas.

Filés de Frango com Aveia: nesta receita, a aveia em flocos finos, levemente torrada na frigideira, é usada para empanar filés de peito de frango polvilhados com Caldo SAZÓN® Galinha. Depois basta levar ao forno.

Pão Integral de Abóbora e Aveia: além de farelo de aveia, os pãezinhos desta receita levam farinha integral e abóbora moranga. Para complementar o sabor e dar ainda mais cor à massa, Tempero SAZÓN® Amarelo, feito especialmente para legumes.

Salada de Cevadinha: o grão de cevada cozido é a estrela desta salada, que leva ainda cenoura tomate e pepino. O molho fácil e saboroso é feito com azeite e Tempero SAZÓN® Saladas.

Suflê de Milho: este suflê é preparado com milho verde em lata. Ele ganha sabor especial com Tempero SAZÓN® Marrom, que vai muito além de temperar com praticidade.

Viu como é fácil incluir mais cereais nas refeições do dia a dia? Receitas deliciosas não faltam.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco