• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Conheça os alimentos que melhoram a imunidade

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Imunidade é o nome que se dá à capacidade do nosso organismo de se defender contra invasores, como vírus ou bactérias. Quando a imunidade está baixa, o corpo fica mais fragilizado e, assim, pode contrair doenças, como gripes, resfriados e infecções.

    A chave para fortalecer o sistema imunológico é ter um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos, sono de qualidade e baixos níveis de estresse.

    Além disso, uma alimentação balanceada fornece nutrientes para que o sistema imune possa atuar de forma eficaz. Estudos mostram que alimentos que são fontes de vitaminas A, C e D e de minerais, como zinco e selênio, ajudam a tornar o sistema de defesa do organismo mais eficiente.

    Conheça, a seguir, alimentos que contêm esses nutrientes e podem ajudar na imunidade

    Vitamina A: presente em alimentos como cenoura, pimentão, abóbora, leite e ovos e nos vegetais verde-escuros, como couve e espinafre.

    Vitamina C: frutas como acerola, laranja, limão, maracujá, caju, tangerina, goiaba e mamão são fontes dessa vitamina.

    Vitamina D: presente nos óleos naturais de fígado de peixes, como o de bacalhau, e nos alimentos fortificados. Mas a principal forma de o organismo sintetizar a vitamina D é pela exposição aos raios solares.

    Zinco: encontrado em carnes, vísceras, fígado, peixes, ovos, cereais integrais e mariscos, com destaque para a ostra, que é muito rica em zinco.

    Selênio: presente principalmente na castanha-do-brasil. Duas unidades de castanha-do-brasil ao dia são suficientes para atingir a dosagem ideal desse mineral.

    Incluir esses alimentos no cardápio do dia a dia ajuda a fortalecer o organismo. Então, vamos conhecer algumas receitas para aproveitar alguns desses ingredientes.

    Veja 4 receitas com alimentos que podem ajudar sua imunidade

    receita de salada completa de sardinhaSalada Completa com Sardinha: peixe rico em zinco, a sardinha é o destaque desta salada, que leva ainda abobrinha, grão-de-bico, mandioquinha e rúcula. Para dar mais sabor, o HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito, é usado no refogado de legumes e na finalização do prato.

    Iscas de Fígado Aceboladas: o fígado é uma boa fonte de zinco. Nesta receita, ele é cortado em tiras e ganha sabor com Tempero SAZÓN® Toque de Alho. O prato leva ainda pimentão amarelo e brócolis.

    Frango com Crosta de Castanha: os filés de frango desta receita têm o sabor realçado com AJI-NO-MOTO® e limão. Depois de grelhados, ganham uma camada de castanha-do-brasil triturada, oleaginosa fonte de selênio.

    Ovos ao Molho de Tomate (Ovos Rancheiros): este prato fácil de fazer reúne bons ingredientes, como cebola, alho, ovos, pimentão e tomate. O toque de sabor fica por conta do Tempero SAZÓN® Amarelo.

    Agora que você já sabe quais são os alimentos que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do organismo, é só escolher as receitas que mais gostou e incluí-las no cardápio da semana.

    Izabel Alves

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais