• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Receitas equilibradas para preparar com o que você tem na despensa

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Manter a despensa organizada e com uma boa variedade de alimentos pode deixar as refeições bem mais práticas, variadas e equilibradas. Comece agrupando os alimentos por tipo. Arroz, farinhas e grãos podem ficar próximos, por exemplo. Procure manter à vista os itens com vencimento próximo, para evitar que passem da validade.

    Veja uma seleção de ingredientes que você pode ter na despensa.

    Cereais e massas

    Arroz, macarrão, farinhas de trigo e milho são fontes de energia e alimentos bem versáteis. Podem ser usados em diversas preparações, apenas mudando a combinação de ingredientes. Arroz integral e macarrão integral são boas opções para ter no armário, porque contêm maior teor de fibras e ajudam a manter a alimentação equilibrada.

    Leguminosas

    Feijão, lentilha, soja e grão-de-bico são ingredientes com boa durabilidade e nutritivos. Fornecem proteínas, fibras e minerais ao organismo e ajudam a compor refeições saudáveis. Para que seu cardápio do dia a dia fique ainda mais nutritivo, varie na escolha dos grãos e na forma de preparo.

    Legumes e verduras

    Tomate, cebola, batata, abóbora e cenoura são ingredientes que duram bastante e ajudam na composição de pratos equilibrados. Não esqueça das verduras, mas essas devem ser armazenadas na geladeira. Uma boa escolha são aquelas com maior durabilidade, como repolho, couve e acelga.

    Enlatados

    Os produtos enlatados têm boa conservação. Você pode armazenar sardinha e atum em lata, milho e palmito. Seleta de legumes e ervilha em lata são opções para quando não tiver os alimentos frescos, assim como o tomate pelado. Mas, ao comprar, preste atenção se a lata não está amassada ou danificada, pois isso altera as características e a durabilidade dos alimentos. Antes de abrir, lave bem a lata.

    Molhos, óleos e temperos

    Você também pode ter no armário alguns tipos de molhos, como o shoyu e o de tomate, além de azeite de oliva e temperos prontos. Eles duram bastante e deixam a refeição mais prática e saborosa.

    6 receitas para fazer com o que você tem na despensa

    receita-de-macarrao-com-atumMacarrão com Atum: esta preparação combina ingredientes que você pode armazenar na despensa. O atum em lata ganha mais sabor ao ser refogado com cebola, tomate e SABOR A MI® Alho e Sal. Depois basta misturar o refogado ao penne, que pode ser de massa branca ou integral.

    Salada de Macarrão Integral: surpreenda-se com o sabor e as cores deste prato, que leva macarrão integral, kani-kama, milho e ervilha, temperados com AJI-SAL® e azeite de oliva. O farfalle da receita pode ser substituído por penne ou parafuso, também integrais.

    Arroz Integral na Pressão: esta receita é bem prática, porque o arroz integral é cozido na panela de pressão, com cenoura e Caldo SAZÓN® Legumes. Para finalizar e dar ainda mais sabor ao arroz, entram milho, pimentão e peito de peru.

    Arroz Colorido: que tal deixar o arroz branco que você tem na despensa mais saboroso e colorido? Para isso, basta cozinhá-lo com ervilha, milho verde, presunto em cubos e Caldo SAZÓN® Legumes. Em 30 minutos você terá um prato prático e delicioso.

    Abóbora Assada com Shoyu e Mel: nesta receita prática e fácil, a abóbora é assada com uma mistura de SATIS!® Molho Shoyu Suave, mel e azeite de oliva, ingredientes que podem ser guardados por um bom tempo na sua despensa, assim como a abóbora, legume que tem boa durabilidade.

    Farofa de Feijão: que tal variar o preparo do feijão? Depois de cozido, o feijão carioquinha pode se transformar em uma deliciosa farofa, com a adição de tomate, farinha de mandioca e Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

    Além de ajudar a variar o cardápio e a tornar os pratos mais equilibrados, uma despensa bem organizada pode também evitar desperdícios. Isso porque, ao saber o que se tem armazenado, as compras em excesso são evitadas.

    Izabel Alves

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais