Receita testada e aprovada
por:
Marilia Zagato
Especialista em Alimentos
Rende 10 porções
Ingredientes
4 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (500 g)
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
2 ovos
1 sachê de Tempero SAZÓN® Laranja
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
meia colher (sopa) de açúcar
meia xícara (chá) de cerveja gelada
1 gomo grande de linguiça calabresa defumada cortada em cubos (200 g)
4 colheres (sopa) de bacon picado (50 g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 fôrmas próprias para panetone de 500 g
Modo de preparo
Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo e o fermento, misture com as mãos, esfarelando o fermento. Junte o ovo e misture novamente até ficar completamente envolvido com a farinha. Acrescente o Tempero SAZÓN®, o sal, o óleo, 1 colher (sopa) de margarina, o açúcar e a cerveja, aos poucos. Mexa até a massa ficar homogênea e transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Cubra e deixe a massa descansar por 30 minutos.
Adicione a linguiça e o bacon, e misture. Disponha nas fôrmas de panetone e deixe descansar por mais 30 minutos. Pincele a superfície com a margarina restante e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno baixo (150 graus), preaquecido, por 30 minutos.
Retire do forno e sirva em seguida.
Panetone salgado
Assim como o panetone doce, o panetone salgado também tem presença garantida nas mesas de diversas famílias em dezembro. Com uma massa fofinha e um recheio de dar água na boca, esse prato é muito mais fácil de reproduzir do que você imagina!
O que é panetone salgado?
Originário de Milão, na Itália, o panetone tradicionalmente é recheado com passas e raspas de laranja e limão cristalizadas.Mas, com o passar dos anos, a receita ganhou diferentes variações igualmente deliciosas e, com isso, surgiu também o panetone salgado: uma versão feita com massa salgada e recheios variados, como bacon, parmesão e linguiça calabresa.
Quais os melhores recheios para panetone salgado caseiro?
Os recheios de panetone salgado caseiro são versáteis e variados, agradando os mais diversos paladares. Entre as opções mais amadas, temos:
linguiça calabresa;
bacon;
presunto;
queijo parmesão;
azeitona verde.
Receita de panetone salgado com bacon e queijo
Esta receita de panetone salgado com bacon e queijo é tudo o que você precisa para inovar e surpreender a todos no Natal — na hora do lanche ou da ceia.A massa é fofinha e feita com a praticidade do Caldo em Pó SAZÓN® Bacon defumado, e o recheio é suculento. Ao sair do forno, toda a casa é tomada por um cheirinho de dar água na boca. Com essa receita de panetone salgado, o seu Natal tem tudo para ficar ainda mais delicioso e divertido!
Como armazenar panetone salgado caseiro?
O panetone salgado pode ser armazenado em sacos plásticos próprios para panetone, plásticos com zip ou em potes e vasilhas herméticas, para manter os alimentos em melhores condições de temperatura e exposição.
Pode congelar panetone salgado?
Sim, pode congelar panetone salgado, mas isso deve ser feito corretamente. Acompanhe algumas dicas:
utilize embalagens plásticas apropriadas, como as incolores e atóxicas, plásticos com zip e potes herméticos;
retire o ar antes de levar ao freezer;
verifique sempre se os potes plásticos são livres de BPA e bisfenol (componentes prejudiciais para a saúde);
coloque etiquetas em todos os recipientes, com o nome, a data em que foi congelado e o prazo de validade;
priorize a utilização dos alimentos congelados há mais tempo, sempre conferindo as anotações das etiquetas;
o tempo de conservação para os pratos prontos, doces ou salgados, é de 3 meses;
o ideal é que o descongelamento do panetone seja feito em refrigeração, na geladeira. Então, pode ser válido retirá-lo na noite anterior ao consumo.
Qual a diferença entre panetone salgado, torta salgada e pão focaccia?
Panetone salgado: esse tipo de receita é mais consumido em dezembro, no Natal. Sua massa geralmente passa por uma fermentação mais longa, feita com fermento biológico fresco. O formato é alto e a massa é fofinha.
Torta salgada: a torta geralmente é consumida em todos os meses do ano. A massa tem muitas variações, podendo ser feita até sem o uso de fermento, como é o caso desta torta de frango tradicional. O formato é redondo ou retangular e o recheio é no centro da torta ou em camadas.
Pão focaccia: a focaccia italiana, como o próprio nome já diz, é um pão achatado, com origem na Itália e que leva bastante azeite na massa, o que garante hidratação e textura macia. Ele é macio por dentro e crocante por fora, com uma cobertura característica com alecrim, tomate e cebola.
Com Ajinomoto e toda a nossa linha de produtos, o momento de preparar o seu panetone salgado fica ainda mais leve, prático e saboroso!