Receita testada e aprovada
por:
Izabel Alves
Especialista em Alimentos
Rende 5 porções
Ingredientes
1 litro de tucupi
1 dente de alho picado
3 folhas médias de chicória picadas
1 e meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
1 pimenta-de-cheiro, sem sementes, picada
250 g de camarão seco (sem a cabeça) demolhado por 12 horas
folhas de meio maço de jambu
2 xícaras (chá) de água (400 ml)
3 colheres (sopa) de goma de tapioca
Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o tucupi, o alho, a chicória, o AJI-NO-MOTO® e a pimenta, e leve ao fogo alto, sem tampar, por 6 minutos, ou até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Acrescente o camarão seco e deixe ferver por 2 minutos.
Enquanto isso, em outra panela, coloque as folhas de jambu e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe, sem tampar, por 5 minutos, ou até que os talos fiquem macios. Retire do fogo, escorra e reserve.
Em uma panela pequena, coloque a água e a goma de tapioca, e misture bem até dissolver. Leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre, por 8 minutos, ou até obter um mingau transparente. Retire do fogo e reserve.
Em tigelas individuais, distribua o tucupi quente, o mingau de tapioca e, por último, as folhas de jambu. Sirva em seguida.
O tacacá é um prato popular típico da região norte do Brasil. O caldo é preparado com ingredientes como tucupi, jambu, goma de tapioca e camarão seco.
O que é tomar um tacacá?
Tomar um tacacá é uma tradição cultural da região norte do país, sobretudo no Pará e na região amazônica. Consiste em uma receita que leva ingredientes diferenciados, como o tucupi e o jambu, e fica ainda melhor com AJI-NO-MOTO®.O tacacá é geralmente servido bem quente em cuias ou tigelas e a forma tradicional de consumir é bebendo diretamente delas, daí a expressão “tomar um tacacá”.
Quais são os ingredientes do tacacá?
Os principais ingredientes do tacacá são:
tucupi;
chicória;
pimenta-de-cheiro;
camarão seco;
jambu;
goma de tapioca.
Para equilibrar os sabores intensos dos ingredientes, utilize AJI-NO-MOTO®. Ele realça os sabores na medida certa, proporcionando o gosto umami, que torna o prato mais harmonioso.
O que adormece a boca no tacacá?
O que adormece a boca no tacacá é o jambu, uma erva típica da região amazônica, que traz a sensação de formigamento nos lábios quando mastigado.A sensação de adormecimento da boca acontece por conta do espilantol, uma substância natural presente no jambu, que tem efeito levemente anestésico — e deve ser usado com moderação!
Conheça outras deliciosas receitas paraenses
Agora que você já sabe o que é tacacá, aproveite para conhecer outras receitas inspiradas na culinária paraense. Com elas, você vai trazer uma variedade de sabores únicos para o cardápio. Confira!
Maniçoba
Também conhecida como “feijoada paraense”, a maniçoba é preparada com carnes suínas e a maniva (folha moída da mandioca), resultando em um prato caprichado e único!Aqui, para equilibrar todos os sabores, conte com o AJI-NO-MOTO®. Não se esqueça das folhas de louro e das pimentas e aproveite essa delícia!
Pato no tucupi
Além da receita de tacacá, há outras delícias paraenses que também têm o tucupi e o jambu como ingredientes de destaque, como este saboroso pato no tucupi.Para temperar o pato, acrescente o AJI-NO-MOTO®. Ele vai equilibrar os sabores do prato e garantir o gostinho umami!
Frango picante no tucupi e jambu
Este frango picante no tucupi e jambu é uma explosão de sensações e sabores. Simples de fazer, resulta em um prato bem encorpado, apimentado e sem igual!Para um toque especial, recomendamos refogar o frango e os outros ingredientes com o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®!
Filhote ao molho de tucupi
Para quem gosta de pratos com pescados, precisa provar essa receita de filhote ao molho de tucupi! Rende um almoço para lá de especial!Aqui, os sabores intensos do peixe, do tucupi e do jambu são harmonizados com a adição de AJI-NO-MOTO®. É sabor na medida certa!Conte sempre com os produtos Ajinomoto para deixar o preparo mais prático e saboroso!