Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Comidas Mexicanas: 10 receitas deliciosas!

  • Receitas
  • 8min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A cozinha mexicana é conhecida por sua variedade de sabores, temperos e ingredientes coloridos e marcantes, especialmente por conta das pimentas. Pratos como guacamole, burrito, taco e chili são alguns exemplos de comidas mexicanas que ganharam o mundo. Entre os principais ingredientes usados estão milho, feijão, abacate, limão e pimentas frescas.

A culinária mexicana é bem antiga, tem cerca de 8 mil anos de história, e possui influência da colonização espanhola. É considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco desde 2010, por manter práticas e técnicas milenares, como o processo de cozimento e maceração do milho, um ingrediente muito presente em várias preparações.

A tortilla, por exemplo, é um tipo de pão em formato de discos finos feito com farinha de milho e água. É a base de muitas comidas mexicanas, como o taco. Quando fritas por imersão, as tortillas se tornam crocantes.

Conheça 7 ingredientes que não podem faltar nas comidas mexicanas

Milho

Cultivado há milhares de anos, o milho era a base da alimentação dos povos indígenas da região. Existem no México mais de 60 variedades de milho. Além da farinha, é comum consumir o grão inteiro assado, temperado com limão, pimenta e maionese, ou em forma de sopa.

Feijão

O feijão também faz parte da culinária mexicana. São encontrados mais de 50 tipos de feijão no país, entre eles: roxo, preto, branco, amarelo e marrom. O grão é usado no preparo do chili com carne, comida mexicana típica.

Abacate

A consistência amanteigada e o sabor suave do abacate estão presentes na culinária mexicana de diversas formas. O abacate, ou avocado, é usado amassado na guacamole, em cubos nas saladas e sopas e fatiado nos tacos e burritos.

Tomate

O tomate já era cultivado pelas civilizações maia e asteca antes de ganhar o mundo. Hoje é usado em muitas preparações mexicanas, como em molhos cozidos e frescos, sopas, saladas, chilis e pratos com arroz.

Pimenta

Além de diferentes níveis de picância, as pimentas dão cor e sabor aos pratos mexicanos. Existem mais de 50 variedades de pimentas no México, com várias cores, formatos e intensidades. Elas são usadas frescas, secas, moídas, fritas ou assadas.

Limão

Utilizado na preparação de molhos e para finalizar os pratos, o limão é muito comum na cozinha mexicana, especialmente o taiti, de casca verde e lisa, e o galego, mais ácido.

Coentro

Acrescentado na finalização dos pratos ou em molhos e vinagretes, o coentro está bem presente nas comidas mexicanas. É uma erva aromática que dá um sabor único às receitas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a culinária mexicana, que tal colocar a mão na massa e preparar pratos deliciosos inspirados nessa cozinha?

Como grande parte dos ingredientes usados no México é encontrada facilmente por aqui, fica fácil preparar comidas mexicanas deliciosas em casa. Você pode começar pela guacamole. Veja, abaixo, algumas receitas práticas.

Tacos Mexicanos com Chili

O taco mexicano tradicional é preparado com massa de milho, mas como nem sempre é fácil de encontrar ou fazer essa tortilla, você pode usar massa de pastel de forno, que tem uma textura bem gostosa. O chili do recheio leva carne moída e feijão cozido, temperados com RECEITA de CASA™ com Pimenta e coentro picado.

Feijão Mexicano

A cozinha mexicana usa bastante feijão, e neste prato você pode optar pelo tipo carioquinha. Cozido com Tempero SAZÓN® Marrom e SABOR A MI® Alho e Sal, ele recebe embutidos, como linguiça e paio, e é finalizado com muçarela ralada. Não esqueça a pimenta, que pode ser chili ou dedo-de-moça, na intensidade de sua preferência.

Salada Mexicana de Macarrão

Esta salada combina vários ingredientes muito presentes na culinária mexicana, como milho, feijão, tomate, pimenta, coentro e suco de limão. O toque extra de sabor é garantido pelo Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ e pelo Tempero SAZÓN®.

Minipastel Integral à Moda Mexicana

A massa integral deste minipastel ganha sabor com Tempero SAZÓN® Laranja, ideal para massas. O recheio é preparado com carne moída e pimentões verde e vermelho refogados com SATIS!® Molho Shoyu Tradicional. Depois basta assar no forno.

Verrine Mexicana

Montada em copinhos, esta salada leva tomate e abacate em cubinhos, temperados com Azeite de Oliva TERRANO™ e Tempero SAZÓN® Saladas. Para dar crocância e sabor, a dica é acrescentar macarrão tipo bifum frito.

Berinjela Recheada com Chili

A dupla feijão e carne moída, que faz tanto sucesso nas mesas mexicanas, é versátil e combina com vários tipos de preparações. Nesta receita, o chili recheia berinjelas. Cortadas ao meio, as berinjelas são previamente assadas com Azeite de Oliva TERRANO™ e polvilhadas com AJI-SAL® com Pimenta, que dão sabor também ao chili.

Guacamole

Clássico que não pode faltar no cardápio das comidas mexicanas, a guacamole é fácil de fazer e seu sabor não decepciona. O abacate amassado recebe tomates picados, suco de limão, SABOR A MI® com Pimenta e Tempero SAZÓN®. Uma boa ideia é servir com salgadinhos de milho tipo tortilla.

Burrito Bowl

O burrito é um prato tradicional mexicano feito com uma tortilla de trigo recheada e enrolada. Nesta versão da receita, o burrito é servido no prato, com um chili de carne moída e feijão que ganha sabor com Tempero SAZÓN® Marrom, usado no preparo do feijão. Como acompanhamento, você pode combinar arroz e discos tostados de tortilla.

Burrito Vegetariano

Para este burrito, você pode começar preparando a massa das tortillas. O recheio é feito com feijão-preto cozido, milho, tomate e Tempero SAZÓN® Marrom. Depois basta distribuir nas tortillas o recheio, fatias de avocado e enrolar.

Chili com Carne

Este chili preparado com carne bovina moída ganha praticidade, sabor de feijão e cremosidade com a adição de VONO® Caldinho de Feijão. Para finalizar, a dica é salpicar muçarela ralada e servir com nachos, pequenos pedaços crocantes de tortilla de milho.

Assim como aqui, é tradição entre os mexicanos reunir a família ao redor da mesa. Então que tal preparar essas comidas deliciosas com inspiração mexicana para a sua família?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco