Alimentos ricos em fibras: conheça os principais!
Nutrição do dia a diaSão conhecidos como alimentos ricos em fibras aqueles que contêm uma boa quantidade de fibras alimentares, um tipo de carboidrato não digerido pelo organismo, mas que pode trazer benefícios para a saúde. Entre os mais comuns estão:
- os cereais integrais (arroz e aveia, por exemplo);
- as leguminosas (grão-de-bico e feijão-carioca, por exemplo);
- as sementes e oleaginosas (linhaça e noz, por exemplo);
- as verduras e legumes (abóbora e cenoura, por exemplo);
- as frutas frescas (pera e goiaba, por exemplo) e frutas secas (ameixa e uva-passa, por exemplo).
As fibras alimentares são importantes para o bom funcionamento do intestino, proporcionando uma digestão eficiente, além de serem aliadas de um estilo de vida mais equilibrado.
Conheça mais sobre elas, além de alimentos e receitas para incorporá-las ao seu cardápio, de forma criativa e saudável!
Índice:
- Tipos de fibras
- Quais são os alimentos fontes de fibras?
- Benefícios dos alimentos fontes de fibras para o intestino
- 9 receitas com alimentos fontes de fibras
Tipos de fibras
Entenda as características de cada tipo de fibra alimentar, seus benefícios e como elas agem no organismo.
Fibras insolúveis
As fibras insolúveis retêm uma quantidade maior de água, sem se dissolver, e são essenciais para o bom funcionamento do intestino.
Fibras solúveis
As fibras solúveis se dissolvem em água e, após ingeridas, se transformam em um “gel”, que auxilia no controle do colesterol e da glicemia no sangue. Elas também ajudam a promover a sensação de saciedade.
Quais são os alimentos fontes de fibras?
Acompanhe uma lista de alimentos ricos ou fontes de fibras e a quantidade aproximada de fibras alimentares em cada um (a cada 100 g).
Cereais integrais
Estes são alguns cereais integrais fontes de fibras. Veja!
- arroz integral cozido: 2,7 g;
- aveia em flocos: 9,1 g.
Leguminosas
- feijão-carioca cozido: 8,5 g;
- lentilha cozida: 7,9 g;
- ervilha em lata: 5,1 g.
Sementes e oleaginosas
As sementes e oleaginosas concentram fibras em abundância. Confira!
- linhaça: 33,5 g;
- gergelim: 11,9 g;
- amêndoa torrada: 11,6 g;
- noz, crua: 7,2 g.
Verduras e legumes
Entre as verduras e legumes fontes de fibras alimentares, temos os seguintes:
- abóbora cabotiá cozida: 2,5 g;
- pimentão verde: 2,6 g;
- beterraba crua: 3,4 g;
- brócolis cozido: 3,4 g;
- vagem crua: 2,4 g;
- cenoura crua: 3,2 g;
- couve-flor crua: 2,4 g;
- couve refogada: 5,7 g;
- espinafre refogado: 2,5 g.
Frutas
Outra forma de incorporar mais fibras à alimentação é a partir das frutas.
- abacate: 6,3 g;
- goiaba branca: 6,2 g;
- caqui: 6,5 g;
- pera: 3 g;
- kiwi: 2,7 g;
- ameixa: 2,4 g;
- banana-maçã: 2,6 g;
- pinha: 3,4 g.
O recomendado é consumir pelo menos 25 g de fibras por dia. Esse valor pode ser alcançado a partir da combinação desses alimentos citados acima.
Benefícios dos alimentos fontes de fibras para o intestino
Incluir os alimentos fontes de fibras no cardápio traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar.
- Saúde digestiva: as fibras, principalmente as insolúveis, auxiliam no fluxo intestinal adequado, prevenindo a constipação, e no equilíbrio da microbiota do intestino;
- Controle da glicemia: as fibras solúveis retardam a absorção de glicose, evitando picos rápidos de açúcar no sangue após as refeições;
- Sensação de saciedade: alimentos ricos em fibras aumentam a sensação de saciedade, o que pode ajudar a controlar o apetite e a reduzir a ingestão calórica;
- Prevenção de doenças: a ingestão adequada de fibras está associada com a prevenção de doenças intestinais, como a diverticulite, câncer de cólon e outras comorbidades crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.
Lembrando de que o consumo de fibras deve ser acompanhado da ingestão adequada de água, de um estilo de vida equilibrado e de uma alimentação balanceada. Os benefícios resultam da soma desses fatores, afinal, nenhum alimento, isoladamente, combate ou previne doenças.
9 receitas com alimentos fontes de fibras
1. Quiche de Legumes com Farinha de Linhaça
Além de farinha de trigo e manteiga, a massa desta quiche de legumes leva farinha de linhaça, rica em fibras. Para o recheio, você pode usar legumes in natura, congelados ou uma lata de seleta.
A cremosidade fica por conta de VONO® Mandioquinha com Cebola e Salsa e do creme de leite.
2. Sopa de Tomate com Grão-de-Bico
Fácil de fazer, esta sopa de tomate com grão-de-bico te ajuda a aproveitar as fibras do grão-de-bico e do espinafre. E o melhor: com facilidade e agilidade (menos de 30 minutos para ficar pronta).
Ela ganha ainda mais sabor com o Caldo em Pó SAZÓN® Carne, que dissolve rápido, sem deixar pedaços. Uma delícia!
3. Pão com Aveia
Neste pão com aveia, as fibras vêm da farinha de aveia, principal ingrediente da receita e também das sementes de girassol e abóbora.
AJI-SAL® garante o tempero desta preparação. Se você nunca fez pão por medo de errar, esta é a receita certa para você começar.
4. Sobremesa Gelada de Banana com Granola
Que tal preparar em casa uma sobremesa gelada de banana com granola fonte de fibras? Para a granola você vai precisar de aveia, castanha-do-brasil, chia, linhaça, mel e MID ZERO™ Amora.
Depois é só fazer um creme com banana congelada, leite e MID ZERO™ Amora, que facilita o preparo e dá um gostinho especial. Na hora de servir, monte a sobremesa em camadas. Uma delícia!
5. Arroz com cenoura e quinoa
Este arroz com cenoura e quinoa reúne diversos ingredientes fonte de fibras em uma única receita — e a cenoura pode ser substituída por brócolis ou espinafre. É saboroso e nutritivo!
Para acertar no tempero, conte com o SABOR A MI® Receita de Casa com Pimenta, que dá um toque levemente picante à receita e garante praticidade no preparo!
6. Salada de beterraba com sódio reduzido
Que tal trazer mais equilíbrio à mesa, sem abrir mão do sabor? Experimente esta salada de beterraba com sódio reduzido e se surpreenda com um prato que apresenta menos sódio em comparação com uma receita preparada com sal!
Aqui, o tempero é feito com Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® e o Molho Shoyu Para Legumes e Verduras SATIS!® Suave. É saboroso e equilibrado!
7. Macarrão integral com legumes
Esse macarrão integral com legumes é um prato cheio em fibras alimentares. Afinal, além da massa integral, temos o brócolis e os tomatinhos para complementar.
Fácil de fazer, esse macarrão é perfeito para o dia a dia e a receita só fica mais prática com o SABOR A MI® Receita de Casa Minha Escolha sem Pimenta. É tempero na medida certa!
8. Toast de abacate
Como vimos, o abacate está entre as frutas ricas em fibras. Uma forma criativa de incluir o fruto na alimentação é fazendo este delicioso toast de abacate.
Ideal para quem curte misturar sabores e texturas, essa receita é intensificada com o Tempero SAZÓN® Amarelo, que realça os sabores de forma prática!
9. Risoto de arroz integral com sódio reduzido
Para um cardápio mais equilibrado, com mais fibra e menos sódio, prove esse risoto de arroz integral com sódio reduzido.
Além dos cogumelos e do brócolis, esse risoto ganha cremosidade e muito sabor com o VONO® Mandioquinha com cebola e salsa com sódio reduzido. É de dar água na boca!
Com Ajinomoto, você traz mais saúde e equilíbrio à mesa, sem precisar abrir mão do sabor. Continue acompanhando nossos conteúdos para diversas receitas práticas e inovadoras!