Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Especial Regionalidades: comidas típicas do Brasil

  • Cozinhar faz bem
  • 9min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Falar de culinária brasileira é falar de diversidade. Com um território tão vasto e estados com culturas tão ricas e variadas, é claro que desta mistura só poderia sair uma coisa, ou melhor, várias: receitas deliciosas! E mesmo nós, brasileiros, muitas vezes não conhecemos os pratos típicos de todas as regiões - mas não custa tentar, não é mesmo? Pensando nisso, a AJINOMOTO DO BRASIL® apresenta agora algumas receitas regionais que têm a cara do Brasil e que trazem um pouco da história do nosso país. Confira!

Região Norte

Vamos começar por cima? O Norte do Brasil é composto por sete estados e abrange quase a totalidade da Floresta Amazônica, então você já deve imaginar a explosão de sabores que essa região oferece, não é? A culinária do Norte tem uma herança muito forte da cultura indígena. Portanto, é bastante comum que os pratos sejam preparados com ingredientes dos rios e dos mares, especialmente peixes e frutos do mar, combinados com frutos, vegetais e raízes, como a mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim em outras regiões).

Entre as diversas maravilhas gastronômicas que os estados do Norte oferecem, uma que chama a atenção de quem passa por lá é o Pato no Tucupi. Conheça abaixo um pouco sobre esse prato e aprenda a prepará-lo!

pato no tucupi1) Pato no Tucupi – Pará
O Pato no Tucupi é um prato típico do Pará, mas que também pode ser considerado uma das principais receitas de todo o Norte. Além da carne de pato, esta receita leva ingredientes como o jambu, que é uma erva típica da região, e o tucupi, um ingrediente extraído da mandioca-brava. Ensinamos como preparar esse prato em apenas uma hora e servindo até seis porções. Confira a receita completa.

 

Região Nordeste

Quem nunca ouviu falar maravilhas sobre as deliciosas receitas nordestinas? Nesta região, a mistura de temperos se dá pela fusão da cultura dos nossos índios com os traços trazidos pela colonização: são sabores com influências indígenas, portuguesas e africanas! Aqui, a mandioca também figura entre os principais ingredientes, transformando-se em diversos produtos, como as farinhas de mandioca e de tapioca. Frutos do mar, como o camarão, e elementos como o leite de coco e o azeite de dendê também são parte importante da cultura gastronômica dessa região.

Quer conhecer um prato típico da região Nordeste que é muito apreciado no país inteiro? Então, confira a nossa receita de Baião de Dois:

baiao de dois2) Baião de Dois – Ceará
A região Nordeste sofre bastante com as secas todos os anos. Em épocas nas quais os alimentos tornavam-se escassos, surgiu a necessidade de preparar comidas que levassem ingredientes mais duráveis, como a carne-seca e o queijo de coalho. E foi aí que nasceu o Baião de Dois, que é um verdadeiro símbolo regional. A nossa receita leva, entre outros ingredientes, feijão-verde, manteiga de garrafa (ou da terra), cheiro-verde (também chamado de tempero verde em outros locais do país) e um toque especial de Aji-no-moto®. Acesse a receita e veja o passo a passo desse prato!

Região Centro-Oeste

Segunda maior região do Brasil, o Centro-Oeste é composto por quatro estados e é bastante conhecido pela pecuária - e, portanto, também pelo consumo de carnes, especialmente bovina, suína e ovina. A cultura indígena neste local era predominante até a chegada dos bandeirantes, que trouxeram consigo traços da culinária de outros estados. Peixe e frango são outros pilares da gastronomia regional, assim como frutos típicos desta terra, como a guabiroba, a banana-da-terra e o pequi.
        
 Um prato do Centro-Oeste que é um verdadeiro sucesso nacional é a Galinhada! Se você não experimentou ainda, ou se quer aprender a fazer em casa, confira abaixo a nossa receita:

galinhada

3) Galinhada - Goiás
A Galinhada, que também pode ser conhecida como Arroz com Galinha em outras localidades, é um verdadeiro hit da região Centro-Oeste - tanto que ganhou versões por todo o Brasil. Com um tempero incomparável, esse prato leva açafrão, pimenta-do-reino, cheiro- verde e Aji-no-moto® - e é incrivelmente fácil de preparar. Quer aprender? Confira a receita na íntegra!
 

Região Sudeste

Pense em uma culinária com influências variadas; assim é a gastronomia da região Sudeste! Como essa é uma parte do Brasil populada por imigrantes de diversos países - de portugueses a japoneses -, é claro que os pratos dessa localidade só poderiam ser bem diversificados. Além do milho, do queijo e da carne de sol, que compõem grande parte das receitas, é do Sudeste, também, que vem uma das maiores paixões nacionais: o feijão!

E, como não poderia deixar de ser, o prato mais típico dessa região, e que também é uma verdadeira representação da cultura brasileira no exterior, é a Feijoada! Olha só essa receita deliciosa que separamos para você:

feijoada completa4) Feijoada Completa – Minas Gerais
Quem já experimentou uma boa Feijoada Completa sabe bem do que estamos falando: a mistura de sabores entre o feijão e a carne suína, além dos temperos que vão nesta receita, fazem com que ela seja verdadeiramente irresistível - não é à toa que faz tanto sucesso! O preparo, apesar de um pouquinho demorado (leva cerca de duas horas para ficar pronto), é bem simples e você pode aprender agora mesmo: basta acessar a receita completa no nosso site!


Região Sul

Com grande influência europeia, principalmente das culturas alemã e italiana, que compõem grande parte da imigração desta região, o Sul também produz maravilhosas delícias gastronômicas que são famosas pelo Brasil. Assim como no Centro-Oeste, nesta região o consumo de carnes vermelhas é bastante forte, sendo o churrasco um dos principais pratos da região. Além disso, são bastante apreciados neste local as massas, a polenta e o pinhão, um fruto típico regional.

Mas se tem um prato do Sul que vem agradando todo o Brasil, esse é o Arroz de Carreteiro. Não conhece ainda? Então, confira:

arroz de carreteiro

5) Arroz de Carreteiro – Rio Grande do Sul
O Arroz de Carreteiro, como o próprio nome indica, tem sua origem entre os mercadores ambulantes que viajavam pelo Brasil puxando as suas carretas, popularmente conhecidos como carreteiros. Como as refeições eram preparadas durante as viagens, surgiu a necessidade de uma comida prática e nutritiva - e foi daí que veio essa receita, que pode ser preparada com carne-seca, charque e até mesmo com sobras de churrasco. Confira aqui a receita e aprenda a preparar essa delícia!

 

Gostou das dicas deliciosas que separamos para você? Aqui em Sabores Ajinomoto você encontra essas e outras receitas que são a cara do Brasil, e que tem aquele tempero que só o brasileiro conhece. Confira!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco