CROSTATA DE RICOTA COM LEGUMES
Receita testada e aprovada
por:
Marilia Zagato
Especialista em Alimentos
Ingredientes
Recheio
- 1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO®
- 1 cebola pequena cortada em cubos
- 1 pimentão vermelho médio, em quadrados
- 1 abobrinha italiana média, em cubos
- meia colher (chá) de sal
- meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
- meia xícara (chá) de ricota esfarelada (70 g)
- meia caixinha de creme de leite leve (100 g)
- 2 claras batidas em neve
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
Massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220 g)
- meia colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO®
- 2 gemas
- meia caixinha de creme de leite leve (100 g)
Modo de preparo
- Faça o recheio: em uma frigideira grande, aqueça o Azeite TERRANO® em fogo alto, junte a cebola e o pimentão, e refogue por 2 minutos, ao até começar a murchar. Acrescente a abobrinha, o sal e o AJI-NO-MOTO®, e refogue por mais 1 minuto, sem deixar formar água no fundo. Retire do fogo e espere esfriar.
- Enquanto isso, prepare a massa: em uma tigela média, misture a farinha de trigo, o sal, o Azeite TERRANO®, as gemas e o creme de leite, e amasse, com as mãos, por 1 minutos, ou até obter uma massa homogênea.
- Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com auxílio de um rolo e forre o fundo e a lateral de uma forma redonda de fundo removível (24 cm de diâmetro), untada.
- Em uma tigela média, coloque o refogado de legumes, a ricota, o creme de leite e as claras em neve, e misture delicadamente. Disponha sobre a massa da torta e dobre a borda sobre o recheio, moldando pregas. Salpique com o queijo ralado e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 1 hora e 10 minutos, ou até dourar.
- Retire do forno e sirva em seguida.