Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Comida Mineira: 7 receitas deliciosas para se sentir em Minas Gerais

  • Receitas
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Uma das mais tradicionais do país, a comida mineira é famosa por sua simplicidade e riqueza de sabores. Pratos como tutu de feijão e frango com quiabo caíram no gosto dos brasileiros. E o que dizer do pão de queijo?

A culinária está ligada a dois períodos históricos de Minas Gerais: o ciclo da mineração, no início do século 18, e a chamada ruralização, uma volta ao campo após o declínio da mineração.No ciclo do ouro, surgiram os tropeiros, comerciantes que transportavam mercadorias e alimentos em cavalos e mulas para as minas.

Por meio deles, os vilarejos foram conhecendo pratos que combinavam ingredientes simples, cultivados por indígenas, portugueses e escravos, e técnicas de conservação de carnes. Depois a produção das fazendas ganhou destaque e a alimentação passou a ser mais farta e variada, com carne suína e seus derivados, galinha, queijos e verduras, como a couve.

Agora que você conhece um pouco sobre a origem da culinária mineira, vamos aos pratos típicos e às receitas.

7 receitas deliciosas de comida mineira

Feijão Tropeiro

Esse prato surgiu na época da mineração. Para facilitar a alimentação nas longas viagens, os tropeiros cozinhavam feijão e pedaços de carne, conservados na própria gordura, e depois acrescentavam farinha de mandioca.

feijão tropeiro à moda sazónFeijão Tropeiro à Moda Sazón ®: para esta versão da comida das tropas mineiras, você vai usar feijão-carioquinha, linguiça calabresa e couve. O toque extra de sabor vem do Tempero SAZÓN® Marrom, ideal para o preparo de feijão.

Frango com Quiabo

O ensopado que os mineiros adoram nasceu no século 19, numa época em que Minas passava por dificuldades para receber alimentos de outras partes do país. Como os ingredientes eram facilmente encontrados, o prato se popularizou. Era servido com angu de fubá.

Frango com Quiabo: nesta preparação, o frango cortado em pedaços ganha sabor de comida caseira com o tempero Receita de Casa™ Caseiro. Depois basta acrescentar o quiabo e seu prato mineiro estará pronto para ir à mesa.

Pão de Queijo

O pão de queijo nasceu em Minas e ganhou o país. Há relatos que a receita nasceu nas fazendas, a partir de uma mistura de ovos e leite com a goma da mandioca, usada para substituir a farinha de trigo, que era escassa na época. Para dar sabor à massa, eram usadas sobras endurecidas de queijo curado.

Pão de Queijo: esta receita leva queijos tipo minas padrão e parmesão. A massa é feita com uma mistura de polvilhos azedo e doce e AJI-SAL®. Uma delícia!

Tutu de Feijão

A palavra tutu tem origem africana. Segundo os historiadores, o prato começou a ser preparado pelos escravos, que aproveitavam o caldo do cozimento do feijão e acrescentavam farinha de mandioca.

Tutu de Feijão: receita ótima para reaproveitar as sobras de feijão, este tutu leva linguiça calabresa e farinha de mandioca. O toque extra de sabor fica por conta do Caldo SAZÓN® Costela.

Vaca Atolada

Existem algumas versões para o nome divertido desse prato mineiro. Uma delas diz que é porque a carne em pedaços fica “atolada” num molho grosso com mandioca. Outra remete aos tempos da colonização, quando a carne era “atolada” na sua própria gordura para não estragar.

Vaca Atolada: nesta receita, depois de cozinhar a costela bovina com Caldo SAZÓN® Costela, você vai aproveitar o molho que se formou para cozinhar a mandioca. Um jeito delicioso de incluir o sabor de Minas no seu almoço de domingo.

Canjiquinha Mineira

Preparado com quirera, o milho triturado grosseiramente, esse prato era popular nas roças de café do período colonial, mas ainda sem a adição de carne, que era escassa, e entrou na receita mais tarde.

Canjiquinha Mineira: esta versão do prato tradicional mineiro leva costelinha suína polvilhada com Caldo SAZÓN® Bacon, canjiquinha, polpa de tomate e SABOR A MI® Alho e Sal. Uma combinação incrível de sabores!

Virado à Mineira

Segundo os historiadores, foram os bandeirantes que levaram o virado, um prato típico paulista, para Minas Gerais. O prato ganhou esse nome porque o feijão cozido, o toucinho e a farinha de milho chacoalhavam nas andanças e ficavam revirados.

Virado à Mineira: preparado com feijão-carioca cozido e farinhas de mandioca e milho, este virado ganha sabor com Tempero SAZÓN® Marrom. Para finalizar, basta juntar couve em tiras finas salteadas com alho e Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®.

Caseira, deliciosa e cheia de afeto, a comida mineira vai conquistar a sua família. É só escolher as receitas que mais gostou e caprichar no preparo.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco