Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com grão-de-bico

  • Receitas
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Essa leguminosa se destaca por ser cheia de benefícios, ter um sabor único e, ainda, ser usada em diversos preparos. Receitas com grão-de-bico destacam-se pela versatilidade de texturas, combinações de temperos e variações que vão da salada à sobremesa.

Essas características tornam o grão-de-bico a segunda variedade mais consumida no mundo, atrás somente da soja. Quer entender melhor todos os benefícios trazidos pela inclusão do grão-de-bico na alimentação? Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios do grão-de-bico?

O consumo regular de grão-de-bico oferece diversos benefícios à saúde. Além de ser fonte de proteínas, é também uma importante fonte de minerais.

Veja as vantagens de incluir receitas com grão-de-bico ao seu cardápio:

  • ajuda a controlar o colesterol — o grão-de-bico é um alimento muito recomendado por contar com fibras solúveis e insolúveis, e baixo teor de gorduras saturadas, ajudando a controlar os níveis de colesterol;

  • sacia sua fome — Suas proteínas e fibras ajudam a reduzir a sensação de fome e prolongam a saciedade, contribuindo com a menor ingestão calórica ao longo do dia;

  • contribui com o controle da diabetes — o grão-de-bico mostra-se eficaz no controle do diabetes, pois seu baixo índice glicêmico, aliado às fibras e proteínas, retarda a absorção de carboidratos, evitando picos de açúcar no sangue.

Qual a melhor maneira de consumir grão-de-bico?

O grão-de-bico é um ingrediente versátil, podendo ser usado em diversos preparos, temperaturas e texturas.

No mercado, ele pode ser encontrado em diversos formatos: grãos secos, em conserva, cozidos no vapor, entre outros. Você pode optar pelo formato que melhor se encaixa na sua rotina na cozinha e nas suas receitas favoritas.

Tem que deixar o grão-de-bico de molho?

O grão-de-bico, assim como outras leguminosas, apresenta oligossacarídeos e açúcares complexos, substâncias conhecidas como fatores antinutricionais que não são facilmente digeridos pelo organismo. Isso pode levar à produção de gases intestinais e causar desconforto em algumas pessoas, bem como dificultar a absorção de alguns nutrientes.

Portanto, se você comprar o grão seco, é recomendado deixá-lo de molho antes do cozimento. O tempo ideal é entre 6 a 12 horas, trocando a água durante o processo, você pode colocá-los de molho na noite anterior ao preparo. Essa medida acelera o processo de preparo e minimiza a ocorrência de flatulência.

Receitas com grão-de-bico para você se inspirar

Em pasta, cozido, assado, crocante… Selecionamos uma variedade de receitas para você aproveitar o grão-de-bico ao máximo nas suas refeições. Teste novas texturas, sabores e surpreenda a família com esses preparos!

Dip de grão-de-bico

Quer uma opção saudável de patê? Essa receita de dip de grão-de-bico contém fibrase, para além dos benefícios, o sabor é sensacional!

Criar essa pasta de grão-de-bico é uma boa alternativa para variar nos seus lanches, no recheio de sanduíches  ou servir como acompanhamento. O Tempero SAZÓN® Marrom deixa a comida caseira ainda mais apetitosa, experimente. 

Grão-de-bico com frango

O grão também é ótimo para ensopados, podendo incorporar o sabor de todos os ingredientes. Nessa receita de grão-de-bico com frango, você tem o prato principal ideal para um almoço em família.

A combinação de frango, bacon, linguiça toscana, grão-de-bico e Tempero SAZÓN® Verde deixará um gostinho delicioso de quero mais.

Grão-de-bico assado

Quer um petisco diferente e muito saboroso? Vá de grão-de-bico assado!

Você pode usar um grão-de-bico já cozido (ou comprar ele pronto) e levar para assar com amendoim e o inconfundível Tempero SAZÓN® Marrom. Fica crocante e com um sabor delicioso, você vai adorar.

Grão-de-bico crocante 

O grão-de-bico crocante é um daqueles preparos curingas para ter sempre por perto. Depois de pronto, ele pode ser armazenado por até 3 dias, e você pode levar de lanche, para dar textura na salada ou para petiscar como entradinha

Na receita, ele vai ao forno com Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO® , AJI-SAL® e  folhas de alecrim. Mas você pode usar a sua criatividade e adicionar outras ervas no preparo. Fica uma delícia!

Grão-de-bico sauté 

Um acompanhamento que vai bem em qualquer refeição, o grão-de-bico sauté combina os grãos com ervilha-torta, vagem e cenoura. Além de delicioso e preparado com SABOR A MI® Alho e Sal, um tempero que reúne ingredientes umami de alta qualidade, a apresentação fica bonita e traz mais cor para a sua mesa.

A receita usa o grão-de-bico já cozido e traz uma dica: para obter as 2 e meia xícaras (chá) da lista de ingredientes, basta deixar 1 xícara (chá) de grão-de-bico cru de molho por 6 horas. Depois desse tempo, escorra e leve para uma panela de pressão com 1 litro de água. Em fogo médio, cozinhe por 10 minutos, após o início da fervura. Depois disso, é só desligar o fogo e esperar a pressão ceder.

Salada de grão-de-bico com camarão

Fresca e deliciosa, essa salada de grão-de-bico com camarão vai te conquistar!

A salada de grão-de-bico é uma ótima forma de aproveitar o grão cozido e variar no cardápio do dia a dia. Nessa versão, ela leva camarão, mas você pode substituir por lula, mexilhões ou o fruto do mar da sua escolha. Ela fica pronta em poucos minutos e traz um mix de aromas e sabores para a mesa.

Viu como o grão-de-bico pode te ajudar na hora de inovar na cozinha, adaptar receitas e montar pratos mais nutritivos? Inclua essa leguminosa no seu carrinho de compras e deixe o seu dia a dia cheio de sabor

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco