Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

6 receitas com cascas de alimentos para reaproveitá-las!

  • Sustentabilidade
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Aproveitar a casca dos alimentos pode parecer incomum. Mas saiba que na casca estão, muitas vezes, os principais nutrientes. Usar os alimentos de forma integral, com cascas, folhas e talos, não apenas contribui para o enriquecimento da dieta, como também permite uma maior variedade de preparações. Além disso, as receitas com casca são uma forma de economizar e ainda ajudar na preservação do planeta, por gerar menos lixo orgânico.

Uma boa alimentação também pode ser alcançada com partes dos alimentos que geralmente jogamos no lixo. As cascas de frutas, verduras e legumes, por exemplo, são ricas em fibras, que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino.

São muitos os exemplos de alimentos cujas cascas trazem benefícios para a saúde. Veja o caso da abóbora japonesa: sua casca tem os mesmos nutrientes da polpa e, em relação às fibras, até um pouco mais.

Muitas vezes retiramos a casca da cenoura, mas, como a polpa, ela contém fibras, betacaroteno e vitaminas A e C.

Usar o alimento sem descartar nenhuma parte é mais simples do que você imagina. Porém, não esqueça: é importante higienizar corretamente antes do preparo, com água corrente e hipoclorito, para garantir que sejam retirados micro-organismos ou qualquer resíduo de sujeira.

Veja, abaixo, cinco receitas de pratos salgados e uma sobremesa que aproveitam todas as partes da batata, abóbora, beterraba, batata-doce e vários legumes.

6 receitas com cascas de alimentos para você se inspirar

1) Casca de batata com cheddar e bacon: nesta receita você vai aproveitar a parte de fora das batatas. Depois de cozinhá-las por 10 minutos em água com um sachê de Tempero SAZÓN® Laranja, espere esfriar um pouco e retire o miolo das batatas até que fiquem em formato de canoa. Frite até dourar e sirva com queijo cheddar e bacon para decorar.

2) Abóbora assada com shoyu e mel: suave e adocicado, este prato leva meia abóbora japonesa com a casca, cortada em fatias. Temperadas com mel, azeite e SATIS!® Molho Shoyu Suave, as fatias vão para o forno até dourarem.

3) Batata-doce rústica: preparada com a casca, a batata-doce desta receita fica crocante por fora e macia por dentro. Você só vai precisar de duas batatas-doces cortadas em gomos, um sachê de Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, azeite e sal. Elas assam no forno por 25 minutos.

4) Assado de legumes: esta preparação é um exemplo de como usar legumes por inteiro, com cascas, talos e folhas, para aproveitar seus benefícios ao máximo e evitar desperdício. O prato leva brócolis, couve-flor, abóbora japonesa e batata-doce. Depois de temperar tudo com Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ e Tempero SAZÓN® Amarelo, é só colocar no forno para assar. Fácil e delicioso. 

5) Beterrabas saborosas: você só vai precisar lavar bem cinco beterrabas e cozinhá-las com a casca até ficarem macias. Depois basta retirar o miolo das beterrabas e recheá-las com cenoura ralada, ervilhas, folhas de alface, kani-kama e cream cheese, temperados com limão e Tempero SAZÓN® Amarelo.

6) Bolo de casca de abóbora e MID® Laranja: este bolo é feito com as cascas picadas de abóbora moranga. Basta batê-las no liquidificador com ovos, meio sachê de MID® Laranja, óleo, farinha de trigo e açúcar. Para a calda, junte o restante do MID® Laranja e água.

Viu como é fácil usar todas as partes do alimento? Agora você vai pensar duas vezes antes de mandar para o lixo todas as cascas, né? Com criatividade, dá para fazer várias receitas com casca e ainda descobrir um bom uso para elas.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco