Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com lentilha e seus benefícios

  • 23/12/2020
  • Nutrição do dia a dia
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A lentilha é muitas vezes lembrada apenas no Ano Novo e incluída na ceia para trazer sorte, fartura e prosperidade. Não se sabe exatamente a origem dessa tradição popular, que pode estar associada ao formato do grão, redondo e achatado como uma moeda. Mas o certo é que as receitas com lentilha são uma ótima opção para o ano todo, porque o grão traz vários benefícios ao organismo.

Rica em fibras e energia, e fonte de proteínas, a lentilha contém ainda pequenas quantidades de ferro, magnésio, vitaminas, cálcio, fósforo e zinco, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Por conter fibras, seu consumo regular ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e a controlar o colesterol. Já as proteínas contribuem para atingir a recomendação diária desse nutriente, porém de uma fonte vegetal.

Originária do continente asiático, a lentilha está presente em muitas partes do mundo. No Brasil, é usada para substituir o feijão, pois possuem composições similares. A variedade mais comum é a marrom (ou castanha), mas também é possível encontrar a amarela, a francesa e a vermelha.

Antes de cozinhar, lave bem os grãos em água corrente. Depois, coberta com água, ela cozinha em cerca de 20 a 30 minutos. Pode ser consumida só cozida ou em sopas, caldos e purê.

Além das receitas de lentilha tradicionais, a versatilidade do grão permite que seja também o ingrediente principal de saladas, nhoque, hambúrguer e até de escondidinho, como mostramos nas receitas a seguir.

5 receitas com lentilha para aproveitar seus benefícios

O Hambúrguer de Lentilha é uma ótima opção vegetariana das Receitas com LentilhasEscondidinho de Lentilha: nesta preparação, você vai usar lentilha refogada com tomate e Tempero SAZÓN® Marrom. Depois basta cobrí-la com um purê de batata, levar ao forno e terá um escondidinho diferente.

Salada de Lentilha com Cebola Dourada: a lentilha cozida “al dente” é o ingrediente principal desta salada, que leva também cebola assada no forno. O molho feito com suco de limão e alho assado ganha sabor e cor com SATIS!® Molho Shoyu Suave.

Hambúrguer de Lentilha: este hambúrguer é preparado com lentilha cozida, amassada e espremida. Para dar liga e um sabor especial, o segredo está no SAZÓN® Tempera & Dá Liga Sabor Picanha. Depois basta dourar os hambúrgueres no forno.

Nhoque de Lentilha com Ricota: a lentilha cozida e temperada com Caldo SAZÓN® Legumes vai se transformar em um delicioso nhoque que leva ainda ricota na massa. Para finalizar, basta envolver os nhoques em manteiga derretida com nozes e alecrim.

Sopa de Lentilhas: nesta sopa, a lentilha ganha ainda mais sabor com Caldo SAZÓN® Carne e linguiça calabresa em cubos. A lentilha leva cerca de 30 minutos para ficar bem macia.

Viu como a lentilha é muito mais do que só uma opção para substituir o feijão ou consumir no Ano Novo? Dá para fazer uma variedade de pratos deliciosos que vão surpreender sua família.

Marilia Zagato

Especialista em Alimentos

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco