Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com lentilha e seus benefícios

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A lentilha é muitas vezes lembrada apenas no Ano Novo e incluída na ceia para trazer sorte, fartura e prosperidade. Não se sabe exatamente a origem dessa tradição popular, que pode estar associada ao formato do grão, redondo e achatado como uma moeda. Mas o certo é que as receitas com lentilha são uma ótima opção para o ano todo, porque o grão traz vários benefícios ao organismo.

Rica em fibras e energia, e fonte de proteínas, a lentilha contém ainda pequenas quantidades de ferro, magnésio, vitaminas, cálcio, fósforo e zinco, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Por conter fibras, seu consumo regular ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e a controlar o colesterol. Já as proteínas contribuem para atingir a recomendação diária desse nutriente, porém de uma fonte vegetal.

Originária do continente asiático, a lentilha está presente em muitas partes do mundo. No Brasil, é usada para substituir o feijão, pois possuem composições similares. A variedade mais comum é a marrom (ou castanha), mas também é possível encontrar a amarela, a francesa e a vermelha.

Antes de cozinhar, lave bem os grãos em água corrente. Depois, coberta com água, ela cozinha em cerca de 20 a 30 minutos. Pode ser consumida só cozida ou em sopas, caldos e purê.

Além das receitas de lentilha tradicionais, a versatilidade do grão permite que seja também o ingrediente principal de saladas, nhoque, hambúrguer e até de escondidinho, como mostramos nas receitas a seguir.

5 receitas com lentilha para aproveitar seus benefícios

O Hambúrguer de Lentilha é uma ótima opção vegetariana das Receitas com LentilhasEscondidinho de Lentilha: nesta preparação, você vai usar lentilha refogada com tomate e Tempero SAZÓN® Marrom. Depois basta cobrí-la com um purê de batata, levar ao forno e terá um escondidinho diferente.

Salada de Lentilha com Cebola Dourada: a lentilha cozida “al dente” é o ingrediente principal desta salada, que leva também cebola assada no forno. O molho feito com suco de limão e alho assado ganha sabor e cor com SATIS!® Molho Shoyu Suave.

Hambúrguer de Lentilha: este hambúrguer é preparado com lentilha cozida, amassada e espremida. Para dar liga e um sabor especial, o segredo está no SAZÓN® Tempera & Dá Liga Sabor Picanha. Depois basta dourar os hambúrgueres no forno.

Nhoque de Lentilha com Ricota: a lentilha cozida e temperada com Caldo SAZÓN® Legumes vai se transformar em um delicioso nhoque que leva ainda ricota na massa. Para finalizar, basta envolver os nhoques em manteiga derretida com nozes e alecrim.

Sopa de Lentilhas: nesta sopa, a lentilha ganha ainda mais sabor com Caldo SAZÓN® Carne e linguiça calabresa em cubos. A lentilha leva cerca de 30 minutos para ficar bem macia.

Viu como a lentilha é muito mais do que só uma opção para substituir o feijão ou consumir no Ano Novo? Dá para fazer uma variedade de pratos deliciosos que vão surpreender sua família.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco