Selo testada e aprovada
VATAPÁ COM PÃO E CAMARÃO AO ESTILO PARAENSE

VATAPÁ COM PÃO E CAMARÃO AO ESTILO PARAENSE

Salvar receita

Receita testada e aprovada por: Lisiane Miura Especialista em Alimentos
Rende 6 porções

Ingredientes

Creme

  • 3 pães franceses amanhecidos, rasgados grosseiramente
  • 4 xícaras (chá) de água (800 ml)
  • 300 g de camarão-cinza, com a casca e cabeça
  • 1 cebola pequena cortada em pedaços grandes

Refogado

  • 1 colher (sopa) de azeite-de-dendê
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada
  • 1 sachê de Tempero SAZÓN® Toque de Alho
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de leite de coco (200 ml)

Modo de preparo

  1. Faça o creme: em uma tigela grande, coloque o pão e 3 xícaras (chá) da água, cubra e reserve por 10 minutos, para o pão hidratar e amolecer.
  2. Em uma superfície lisa, coloque o camarão, remova as cascas e as cabeças. Reservando-os separadamente e limpe o camarão.
  3. No copo do liquidificador, coloque as cascas e as cabeças do camarão, a cebola e a água restante. Bata em velocidade média, por 2 minutos, ou até obter um creme liso. Coe o creme em uma peneira e reserve o líquido coado.
  4. No copo do liquidificador, coloque metade do pão amanhecido e bata em velocidade média, ou até obter um creme homogêneo. Reserve.
  5. Prepare o refogado: em uma panela média, coloque o azeite-de-dendê e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e a pimenta, e refogue por 3 minutos, ou até a cebola dourar. Acrescente o camarão reservado e deixe por 5 minutos, ou até o camarão mudar de cor.
  6. Adicione o pão hidratado, o creme batido, o líquido coado, o Tempero SAZÓN® e o sal, e misture. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até encorpar o creme. Junte o leite de coco, mexa e deixe por mais 2 minutos, ou até levantar fervura.
  7. Retire do fogo e sirva em seguida.
O vatapá é um prato cremoso, preparado com camarão, leite de coco, azeite de dendê e pão amanhecido. 

Dicas de como fazer receita de vatapá simples e saboroso

Acompanhe dicas para acertar no preparo do vatapá e garantir um prato saboroso e na consistência ideal.
  • Utilize os ingredientes específicos: para um vatapá característico, é importante utilizar os ingredientes indicados na receita, principalmente o azeite de dendê e o leite de coco;
  • Hidrate os pães: para o pão amolecer, é importante cobrir com água e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de fazer o creme;
  • Tempere com SAZÓN®: para realçar o sabor dos ingredientes de forma prática, conte com o Tempero SAZÓN® Toque de Alho. Fica uma delícia!
  • Siga as etapas descritas na receita: para um caldo bem encorpado, sem queimar, é importante cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, e adicionar o leite de coco apenas ao final do preparo. 

Qual a origem do vatapá?

Não há consenso sobre a origem exata do vatapá. No entanto, muitos historiadores acreditam que, assim como diversos pratos brasileiros, ele também tenha suas raízes na África Ao chegar no Brasil, a receita foi sendo adaptada, resultando em diferentes versões do prato. Entre as mais conhecidas, estão a receita de vatapá paraense e a de vatapá baiano.

Qual a diferença entre o vatapá paraense e o vatapá baiano?

Em geral, as principais diferenças do vatapá do Pará e da Bahia estão nos ingredientes e na textura. Confira as características de cada um.
  • Vatapá paraense: costuma ser mais amarelado e ter a textura aveludada. Nessa receita, o creme de camarão pode ser feito à base da farinha de trigo;
  • Vatapá baiano: costuma ter a consistência mais densa por ser frequentemente servido como recheio de acarajé. Além disso, a base é feita com o pão adormecido e a receita pode levar ingredientes extras, como castanhas e amendoim. Por conta da maior quantidade do azeite de dendê, tende a ter uma cor mais alaranjada.
Porém, é importante lembrar de que, além de compartilharem a influência africana, as receitas vão sendo adaptadas ao longo do tempo. Assim, você pode encontrar versões “paraenses” que se aproximam da receita “baiana” e vice-versa. 

Pode congelar vatapá?

É possível congelar o vatapá, porém, antes de levar ao congelador, é importante esperar o creme esfriar e, depois, transferi-lo para recipientes próprios e bem vedados.  Para evitar alterações na textura do vatapá, descongele de forma gradual, levando para a geladeira na noite anterior. Depois, leve ao fogo médio até ferver. Em geral, o vatapá congelado tem validade de até 30 dias. Mas atenção! Uma vez descongelado, não é possível “recongelar”, já que o processo pode comprometer a textura e a qualidade do prato.

Conheça mais receitas de vatapá

Agora que você já sabe as origens e do que é feito o vatapá, conheça outras formas de preparar esse prato.

Vatapá

vatapá Esta receita de vatapá vai te surpreender. Além dos ingredientes tradicionais, ela é composta de postas de badejo, castanha de caju, gengibre, coentro, leite quente e outros itens que resultam em uma verdadeira explosão de sabores! Para incrementar o sabor dos pescados, essa receita conta ainda com o HONDASHI®, tempero prático, à base de peixe, que deixa qualquer prato mais saboroso!

Vatapá simples

Vatapá simples Vai experimentar o prato pela primeira vez? Este vatapá simples é a pedida perfeita! A receita é preparada com os ingredientes clássicos: pão adormecido, azeite de dendê, camarão, amendoim, castanhas e leite de coco. Ah, e para um toque especial, levemente apimentado, temos o Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste. Realça os sabores e vai deixar o vatapá ainda mais apetitoso! Ao experimentar as receitas, conte sempre com os produtos Ajinomoto para uma cozinha mais prática e rica em sabores!

Avaliações

  • -

Você pode gostar

Salvar receita