Receita testada e aprovada
por:
Priscila Andrade
Especialista em Alimentos
Rende 5 porções
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 peito de frango grande, sem pele e sem osso, picadinho (400 g)
1 sachê de Caldo SAZÓN® Lev Galinha
1 xícara (chá) de feijão-preto já cozido (200 g)
1 tomate grande cortado em cubos pequenos
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada
1 colher (chá) de folhas e talos de coentro picado
1 copo de iogurte natural de consistência firme (170 g)
1 colher (sopa) de amido de milho
5 discos de pão tipo tortilla (16 cm de diâmetro)
Modo de preparo
Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o frango e frite por 5 minutos, ou até dourar. Acrescente o Caldo SAZÓN® e misture. Adicione o feijão, o tomate, a pimenta e o coentro, misture e retire do fogo. Junte o iogurte, previamente misturado com o amido, mexa e cozinhe por 1 minuto, ou até começar a levantar fervura. Reserve aquecido.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio, coloque 1 disco de pão por vez e deixe por 30 segundo de cada lado, sem deixar dourar para o pão não endurecer e quebrar durante a montagem. Retire do fogo, no centro do disco de pão, distribua parte do refogado de frango, e enrole, como panqueca, pressionando bem firme para não abrir e repita o processo com o restante dos discos. Sirva em seguida.
O burrito é um prato inspirado na cozinha mexicana e que ganhou popularidade nos Estados Unidos, especialmente na culinária “Tex-Mex” — uma fusão dos sabores do Texas e do México. Preparado com tortilla de farinha, costuma ser recheado com arroz, feijão, queijo, proteínas e temperos marcantes.
Qual a diferença entre tacos e burrito?
Conheça as principais diferenças desses clássicos da culinária Tex-Mex.
Burrito:tende a ser maior, feito com tortilla de farinha de trigo, que permite ser totalmente enrolada e fechada, mantendo o recheio compactado. Costuma levar uma combinação de ingredientes como carne ou frango, arroz, feijão, queijo, guacamole e vegetais;
Tacos:são menores e geralmente servidos em pares. Utilizam tortillas de milho e são servidos abertos e dobrados ao meio, com o recheio exposto. Em geral, são recheados com carnes e legumes, mas não costumam levar arroz e feijão.
Ambos são deliciosos e a escolha depende da sua fome e da sua vontade no dia!
Vai arroz e feijão no burrito?
Sim! O arroz e o feijão são comuns nos burritos, principalmente nas versões americanizadas. No entanto, uma das coisas mais legais dessa receita é que você pode adaptar de acordo com o seu gosto.Além desses dois ingredientes, entre os recheios mais comuns do burrito mexicano, temos: carnes — frango, bovina ou de porco —, queijo, guacamole, saladas e molhos e temperos saborosos!
Como fechar burrito?
Para enrolar o burrito e evitar que o recheio escape, siga as nossas dicas!
Comece aquecendo a tortilla em uma frigideira, no fogo médio. Deixe aproximadamente 30 segundos de cada lado e tome cuidado para ela não dourar, pois isso pode deixar a massa quebradiça;
Retire a tortilla do fogo e coloque o recheio no centro. Não exagere na quantidade de recheio porque isso pode dificultar fechar o burrito;
Em seguida, dobre as laterais da tortilla para dentro para evitar que o recheio escape;
Na sequência, enrole a tortilla firmemente, como se fosse uma panqueca, pressionando levemente para o burrito ficar bem fechado;
Prontinho. É só repetir o mesmo processo com as outras tortillas!
Pode congelar burritos?
Esta receita de burritos em questão, por levar molho de iogurte natural, não é recomendado o congelamento. Entretanto, é possível congelar outras receitas de burritos, desde que com atenção a alguns detalhes — esta receita de burritos bowl é a melhor opção. Acompanhe como fazer!
Congele os ingredientes separados:não misture tudo antes de levar ao congelador. O ideal é congelar o chilli, o arroz e outros acompanhamentos separadamente. Assim, você evita que a tortilla fique úmida e perca a textura ao descongelar;
Não congele a acelga:a acelga perde crocância quando congelada. O recomendado é deixá-la para adicionar somente no momento de montar o burrito, na finalização;
Se preferir, congele apenas o chilli:para quem quiser ainda mais praticidade, é possível congelar só o chilli e preparar o restante dos acompanhamentos na hora de servir;
Como descongelar: para descongelar o chilli, basta deixar um dia na geladeira ou aquecer diretamente no micro-ondas. Depois, monte o burrito normalmente com os ingredientes frescos.
Essa forma de armazenamento ajuda a preservar melhor a textura dos ingredientes e permite montar o burrito na hora, mantendo sabor e qualidade!
Conheça outras deliciosas receitas de burrito
Além da receita de burrito de frango, que tal variar no cardápio? Descubra outras sugestões de recheios e formas de apresentação para inovar na cozinha!
Burrito vegetariano
O burrito vegetariano é a pedida perfeita para quem busca uma opção de lanche para variar ou até mesmo de um jantar diferente, equilibrada e, claro, muito saborosa!O recheio leva feijão, milho-verde, tomate e cebola roxa. Para realçar os sabores, conte com o Tempero SAZÓN® Marrom, desenvolvido especialmente para receitas com feijão. É uma explosão de sabores!
Burrito bowl
Para quem quer economizar tempo na cozinha, temos o burrito bowl. Nesta versão, os acompanhamentos são servidos fora da tortilla.Além da apresentação, essa receita tem outro diferencial: o chilli caseiro, preparado com carne, pimenta, feijão-carioquinha e, claro, o Tempero SAZÓN® Marrom, que entra para dar um toque especial!Pronta para fazer a sua versão de burrito? Seja qual for a sua escolha de recheio, conte sempre com os produtos Ajinomoto para refeições mais práticas, saborosas e equilibradas!