Receita testada e aprovada
por:
Michela Saito
Especialista em Alimentos
Rende 7 porções
Ingredientes
Salada
1 pepino japonês médio cortado em palitos finos
1 cenoura média, em palitos finos
meia colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de alga wakame (3 g)
meio pacote de macarrão harusame, cozido “al dente” (125 g)
8 unidades de kani-kama desfiadas
1 colher (sopa) de gergelim preto
Omelete
2 ovos
1 pitada de sal
meia colher (chá) de açúcar
meia colher (chá) de óleo
Molho
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de saquê culinário mirin
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de óleo de gergelim torrado
meia colher (chá) de sal
meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
Modo de preparo
Desidrate os legumes da salada: em uma tigela média, coloque o pepino, a cenoura e o sal, e misture. Transfira para um escorredor, mantendo a tigela embaixo e deixe descansar por 15 minutos, na geladeira.
Enquanto isso, hidrate a alga: em uma tigela média, coloque a alga wakame, cubra com água e deixe hidratar por 15 minutos. Escorra e reserve.
Prepare a omelete: em uma tigela média, coloque os ovos, o sal e o açúcar, e, com o auxílio de um garfo, bata até ficar homogêneo. Em uma frigideira média, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o ovo batido e cozinhe por 3 minutos, ou até que as bordas estejam cozidas e o centro ligeiramente úmido. Vire e cozinhe do outro lado por mais 2 minutos, ou até dourar. Retire do fogo e corte em tiras finas.
Faça o molho: em uma tigela média, coloque o vinagre, o saquê, o açúcar, o sal e o AJI-NO-MOTO®, e misture.
Monte a salada: em uma saladeira grande, coloque os legumes desidratados, a alga wakame, a omelete, o macarrão e o kani-kama, e mexa delicadamente.
Regue com o molho e misture. Salpique o gergelim e sirva em seguida.
Dica
1. Essa receita foi cedida por Mônica Majima para a ação Esquadrão Umami 2025 da marca AJI-NO-MOTO®, e testada e aprovada pelo time de especialistas de Sabores Ajinomoto. 2. Harusame é um macarrão de feijão verde, encontrado em lojas de produtos orientais, que fica transparente depois de cozido. 3. Para facilitar na hora de servir, corte o macarrão. Para isso, depois de cozido e escorrido em água fria, transfira para uma tábua e, com uma faca, faça um corte na metade. 4. Se preferir, substitua o kani-kama por 50 g de presunto cortado em tiras finas.