Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Qual a importância da hidratação depois dos 50 anos para o corpo?

  • Nutrição do dia a dia
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Descubra a importância da hidratação do corpo depois dos 50 anos para melhorar o funcionamento do organismo, a digestão e absorção de nutrientes, além de dicas práticas para garantir todos esses benefícios.

Tão importante quanto se alimentar bem e fazer exercícios físicos regularmente, beber água também é uma necessidade diária, principalmente no que diz respeito à hidratação depois dos 50 anos. A água é indispensável para qualquer ser humano, já que representa em média 70% do peso total de um indivíduo adulto. Conforme o avanço da idade, a quantidade de água no organismo tende a diminuir, chegando a 50% do peso corporal, e a desidratação pode acontecer mais rapidamente.

Uma hidratação adequada do corpo depois dos 50 anos é essencial para o correto funcionamento do organismo, pois a água pode regular a temperatura corporal, auxiliar na digestão e na absorção de nutrientes, contribuir para a melhor circulação sanguínea, entre outros benefícios.

No entanto, a maior parte das pessoas costuma beber menos água do que deveria, principalmente indivíduos com mais de 50 anos, fase em que é normal ter a percepção de sede reduzida. A desidratação pode causar queda da pressão arterial, dores de cabeça, aceleramento dos batimentos cardíacos, e em casos mais extremos, quadros de confusão mental, sendo importante manter hábitos que auxiliem na hidratação depois dos 50 anos.

1.Quantidade recomendada de água

A recomendação de água varia de acordo com idade, sexo, atividades físicas e o clima. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, em média, o consumo de 2L de água por dia para manter a hidratação.

Já para quem tem mais de 50 anos, a necessidade diária de água pode variar de acordo com os medicamentos utilizados, como os diuréticos que possuem o objetivo de manejar a pressão alta. Esses medicamentos aumentam a eliminação de água pelo organismo, o que pode levar à maior necessidade de ingestão hídrica para evitar a desidratação.

Por isso é importante verificar com o profissional de saúde, médico ou nutricionista, a quantidade ideal de água para você, de acordo com seu estilo de vida e local onde reside.

2.Dicas de como melhorar a hidratação depois dos 50 anos

Listamos 4 dicas para te ajudar a manter a hidratação depois dos 50 anos em dia:

a.Tenha sempre uma garrafinha por perto

Tenha sempre uma garrafa ou copo de água perto de você, seja trabalhando, lendo um livro, assistindo TV ou praticando algum exercício, por exemplo. Ver a garrafa te ajudará a lembrar de beber água com mais frequência, ajudando na hidratação depois dos 50 anos.

 

 

b. Beba água sempre que for à cozinha

Caso você não consiga ficar com um copo ou garrafa por perto, começar a beber água sempre que for à cozinha é uma forma de reforçar o hábito da hidratação, para que após um tempo, seja uma atividade natural, contribuindo para a hidratação após os 50 anos.

 

 

c. Aposte em águas saborizadas, chás e outras bebidas

Outra forma de criar o hábito de hidratar-se, ou para aqueles que acham a água sem graça ou sem gosto, é apostar em águas saborizadas. Basta adicionar rodelas de frutas, como limão ou maçã, e/ou ervas frescas, como hortelã, e deixar pegar o sabor por um tempo na geladeira, dessa forma a água fica com um sabor gostoso e é uma ótima opção de bebida.

Além da água saborizada, é possível se hidratar consumindo chás, sucos naturais, água de coco, vitaminas e refrescos que, além de conter água, podem conter diversos minerais importantes ao organismo. Para variar o sabor dessas bebidas, encontre preparações deliciosas, refrescantes e super práticas na nossa página de receitas!

d. Água também está presente em alimentos

Frutas, verduras e legumes possuem bastante água em sua composição e são uma ótima forma de manter a hidratação depois dos 50 anos, além de adquirir muitas vitaminas e minerais ao consumir esses alimentos. Melancia, melão, pepino, morango, chuchu e tomate são algumas opções. Você pode tentar, por exemplo, essa receita prática de tabule com tomate e pepino, uma refeição rica em diversos nutrientes e água  

Agora que você descobriu a importância da hidratação depois dos 50 anos  para o seu corpo, já pode colocar as dicas em prática e começar a ver todos os benefícios que o consumo de água pode trazer para a saúde!

Quer ver mais conteúdos como esse? Acesse nossa aba Sabores sem Idade e confira outros conteúdos com temas sobre saúde e longevidade!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco