Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Quantidade de sal por dia: volume ideal e receitas com sódio reduzido

  • Nutrição do dia a dia
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você já sabe que exagerar no sal não faz nada bem à saúde. Mas qual é a quantidade de sal que podemos consumir no dia a dia?  A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo de um adulto não deve ultrapassar 5 gramas diárias de sal. Isso equivale a 2 gramas de sódio, mineral presente na composição do sal de cozinha.

Mas o problema é que o brasileiro consome, em média, 12 gramas, mais que o dobro do recomendado. O sódio é importante para o organismo e não deve ser cortado completamente da alimentação. Mas seu consumo excessivo pode causar hipertensão, problemas renais e doenças cardiovasculares.

Então, que tal seguir algumas dicas simples e práticas para controlar o sal na alimentação?

Diminua aos poucos a quantidade de sal

O organismo tende a aceitar mais facilmente mudanças graduais no paladar.

Evite adicionar sal na comida já pronta

O hábito de ter um saleiro à mesa pode aumentar o consumo sem necessidade.

Experimente a comida ao prepará-la

Ao provar, você consegue identificar o sabor e dosar melhor a quantidade de sal.

Use uma colher de chá para medir

Ao adicionar sal “a olho” na comida você pode exagerar. Então, tenha sempre uma colherinha no saleiro para medir o sal.

E quanto é uma pitada?

Segundo os chefs, uma pitada de sal é o quanto você consegue segurar entre as pontas de dois dedos. Para contribuir com a redução de sal e ainda ganhar em sabor, fizemos uma seleção de receitas com teor reduzido de sódio usando AJI-NO-MOTO®, que, quando comparado ao sal de cozinha, contém 1/3 da quantidade de sal.

7 receitas deliciosas com teor reduzido de sódio

torta de legumes sódio reduzidoFilés Acebolados com Sódio Reduzido: nesta receita prática, os bifes ganham sabor com AJI-NO-MOTO®. Você pode usar a mesma frigideira para refogar a cebola, incorporando os resíduos da carne que ficaram no fundo. Prático, delicioso e só com meia colher de chá de sal.

Frango Crocante com Creme de Milho com Sódio Reduzido: depois de tomar gosto com AJI-NO-MOTO®, os filés de frango recebem uma crosta feita com pães torrados e triturados e Azeite de Oliva TERRANO®. Assados no forno, eles ficam crocantes e combinam superbem com o creme de milho.

Almôndegas ao Molho de Tomate Fresco com Sódio Reduzidoestas almôndegas fáceis de fazer ganham ainda mais sabor com AJI-NO-MOTO®. E ficam uma delícia servidas com um molho preparado com tomate e Azeite de Oliva TERRANO®. Para finalizar, folhinhas de manjericão.

Torta de Legumes com Sódio Reduzido: a torta de liquidificador é um curinga na cozinha e fica ainda mais saborosa quando leva AJI-NO-MOTO® na massa. Nesta receita, o recheio é preparado com seleta de legumes e tomates refogados com Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO®.

Purê de Batatas e Cenoura com Sódio Reduzidoótima opção de acompanhamento, este purê de duas cores com AJI-NO-MOTO® vai fazer bonito na sua mesa. Para que a batata e a cenoura fiquem bem homogêneas, a dica é usar um batedor de arame.

Macarrão ao Molho Branco com Sódio Reduzido: o molho branco com noz-moscada e AJI-NO-MOTO® pode ser usado em diversas preparações. Nesta receita, ele dá sabor ao macarrão tipo fusilli.

Picadinho com Sódio Reduzidoo picadinho é aquele prato que sempre agrada. Nesta preparação, além da carne em cubos, ele leva cenoura e abobrinha. Para dar sabor e textura ao molho, você vai usar VONO® Batata com Carne com Sódio Reduzido.

Viu como não precisa exagerar no sal para deixar a comida saborosa? Com essas dicas e receitas para diminuir a quantidade de sal, você prepara pratos deliciosos e saudáveis.

Marilia Zagato

Especialista em Alimentos

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco