Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Conheça formas de incluir cebola em sua alimentação

  • 10/23/2020
  • Cozinhar faz bem
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A cebola é um curinga na cozinha, e há várias formas de incluí-la no seu dia a dia. Ela pode ser usada como tempero (aliás, é um dos mais comuns na cozinha brasileira) ou como ingrediente de diferentes receitas, como em tortas, quiches, pães, sopas, arroz, risotos, biscoitos e patês. Também pode ser acrescentada ao sanduíche – caramelizada, fica uma delícia! –, na omelete, em molhos, como o vinagrete... Quer mais? A cebola pode ser consumida crua, cozida, assada, grelhada, frita, empanada e em conserva.

Existem vários tipos de cebola. No Brasil, os mais comuns são:

  • Cebola pera: a mais encontrada. Tem a casca alaranjada/dourada e formato arredondado;
  • Cebola pérola: é bem menor e apresenta forma redonda ou alongada. É bastante usada para fazer conservas;
  • Cebola roxa: como o nome sugere, tem casca e interior arroxeados, é ótima para preparos com ingredientes crus;
  • Cebola branca: em geral, não apresenta a casca externa, como o tipo pera, ou seja, ao bater o olho nela, já se vê a cor branca da primeira camada da hortaliça.

Na hora de comprar, escolha as mais firmes, de casca brilhante, sem manchas ou partes amassadas. Dispense as que tiverem brotos verdes. Optar por essas cebolas ajuda a evitar o desperdício, pois quando mantidas em local fresco e arejado, elas podem durar bastante tempo – assim, você vai utilizando-as à medida que precisar.

Por outro lado, nada impede que compre aquelas desprezadas porque estão mais feias. Ao tirar a casca, elas podem estar firmes e frescas por dentro, prontas para serem usadas também.

Por último, para evitar as lágrimas ao descascar e cortar a cebola, recomenda-se fazer isso debaixo de água corrente. Assim, os gases que ela libera durante o corte não chega aos olhos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a cebola, veja como usá-la na sua cozinha.

7 Receitas Deliciosas com Cebola

Cebola recheada é uma ótima forma de consumir o ingrediente em uma receita diferenteCebolas Recheadas: um jeito diferente de servir a cebola. Nesta receita, ela é preenchida com um recheio que leva presunto, pão e maionese, entre outros ingredientes, temperado com SABOR A MI® sem Pimenta e vai ao forno. Detalhe: as cebolas ficam deliciosamente macias.

Biscoitinhos de Cebola e Costela: esta receita rende um petisco para aqueles momentos em que bate vontade de comer algo diferente. A combinação do sabor da cebola com o Caldo SAZÓN® Costela – que ajuda a temperar suas receitas de um jeito prático – é irresistível.

Medalhão de Frango com Molho de Cebola: o diferencial desta receita é acrescentar a cebola que foi batida no liquidificador, por cima do frango, quando ele estiver bem dourado na frigideira. Aliás, o frango fica muito saboroso ao marinar na mistura de Tempero SAZÓN® Verde, sal e suco de laranja. Uma combinação de sabores perfeita com o toque final da cebola.

Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada: este prato é uma ideia prática para acompanhar carnes. Em uma receita única, você junta o arroz e a lentilha, que ganha sabor com Caldo SAZÓN® Legumes. Para finalizar, espalhe a cebola caramelizada por cima: fica apetitosa e supergostosa. A caramelização é um processo que acontece quando os líquidos da cebola são liberados pelo calor e os açúcares do vegetal são transformados em caramelo. Nesse prato, ela é feita ao fritar a cebola no azeite, lentamente, em fogo baixo.

Farofa com Cebola Crocante e Shoyu: aqui, a cebola dá o toque especial à receita. Ela é refogada durante 20 minutos e fica dourada, brilhante e saborosa. Depois, é só adicionar SATIS!® Molho Shoyu Suave e farinha de mandioca e você terá uma farofa diferente daquela que costuma fazer no dia a dia.

Bife Acebolado: quem resiste ao cheiro de um bife acebolado? Este fica especialmente bom, porque a cebola é frita na frigideira onde a carne foi preparada, e aproveita o gosto do bife. E que gosto! A carne leva Tempero SAZÓN® Vermelho, que deixa as receitas mais saborosas.

Salada com Vinagrete de Cebola Roxa: o diferencial desta salada fica por conta da crocância e do sabor da cebola, combinados com folhas e outros ingredientes frescos. O Tempero SAZÓN® Saladas dá um toque especial de sabor para finalizar.

Com essas receitas, você tem mais ideias de como incluir cebola na sua alimentação. Agora, é partir para experimentar!

Ana Beatriz Pose

Especialista em Alimentos

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco