Você sabia que a cor do alimento indica o valor nutricional que ele tem?
Nutrição do dia a diaVocê já deve ter ouvido que quanto mais colorido o prato, mais nutritivo ele será. Pois é isso mesmo. Cada cor indica um determinado valor nutricional dos alimentos.
Assim, um prato cheio de cores é sinônimo de alimentação equilibrada, com diferentes vitaminas e minerais benéficos para o organismo.
Dá para manter o prato colorido, em todas as refeições, variando os legumes, as verduras e as frutas. O ideal é consumir ingredientes de cores diferentes no almoço e no jantar.
Veja, a seguir, os benefícios das diferentes cores dos alimentos!
Alimentos amarelos e alaranjados
Os tons de amarelo e laranja de frutas, verduras e legumes são dados pelo betacaroteno, um pigmento que é convertido em vitamina A. Sua ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Exemplos de alimentos desse grupo: abóbora, acerola, caju, cenoura, damasco, laranja, manga, mamão, pêssego, pimentão amarelo.
Alimentos vermelhos
O licopeno é o pigmento que dá a cor avermelhada aos alimentos desse grupo. Os alimentos com licopeno têm ação antioxidante e ajudam também a evitar o aparecimento de doenças do coração.
- Exemplos de alimentos desse grupo: tomate, melancia, morango, goiaba vermelha, pimentão-vermelho.
Alimentos roxos
Os alimentos com essas cores têm propriedades antioxidantes e são benéficos para a circulação e o fluxo sanguíneo.
- Exemplos de alimentos desse grupo: ameixa, açaí, cebola-roxa, beterraba, berinjela, jabuticaba, repolho-roxo.
Alimentos verdes e verde-escuros
A cor verde dos vegetais se deve à clorofila. Esses alimentos contêm nutrientes importantes como cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de vitaminas A, C e K. Alguns alimentos deste grupo são também ricos em fibras, que estimulam o bom funcionamento do intestino.
- Exemplos de alimentos desse grupo:, abobrinha, agrião, alface, brócolis, couve, escarola, espinafre, ervilha, , kiwi, pepino, rúcula, vagem.
Receitas de pratos que vão colorir suas refeições
Abóbora com Espinafre
Esta receita verde e laranja é bem fácil de preparar. Você só vai precisar de abóbora cortada em cubos, folhas de espinafre, requeijão e Tempero SAZÓN® Amarelo, ideal para o preparo de legumes. O resultado é um prato que associa os benefícios do alimento laranja com os do verde-escuro.
Sopa de Tomate com Grão-de-Bico
Neste prato, o vermelho do tomate se destaca, mas há também toques de bege e verde. Além de tomates, você vai usar grão-de-bico e folhas de espinafre nesta sopa, cozidos com um sachê de Caldo SAZÓN® Carne, que é zero gordura e dissolve fácil.
Patê Colorido
Sua mesa vai ficar linda com esse trio colorido. A base do patê é grão-de-bico cozido e temperado com azeite, suco de limão e RECEITA DE CASA™ com Pimenta.
Depois de dividir o grão-de-bico cozido em três porções, basta bater a primeira com cenoura, a segunda com espinafre e a terceira com beterraba. Você terá patês deliciosos e variados para servir com pão sírio ou torradas.
Legumes Rústicos Coloridos
Fácil de preparar, este prato de muitas cores leva batata, abóbora-moranga, vagem, beterraba e cebola-roxa.
O sabor especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, polvilhado sobre os legumes antes de irem ao forno.
Frango à Moda Mediterrânea
Esta receita colorida e fácil de fazer leva peito de frango e sobrecoxa cortados em cubos, berinjela, abobrinha e tomate.
Depois de salpicar tudo com Tempero SAZÓN® Verde, ideal para pratos com frango, basta regar com azeite e levar ao forno.
Agora que você já conhece os benefícios de montar pratos coloridos, que tal somar vários nutrientes em uma só refeição?
Explore as cores também em saladas, arroz com legumes e tortas. Receitas não faltam aqui no blog para ajudar a colorir seu prato.