Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com alimentos fonte de proteína vegetal para substituir a carne

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

As proteínas são muito importantes para o nosso organismo, porque ajudam na formação dos tecidos, músculos, cabelos e unhas, e no funcionamento do metabolismo. Carnes e ovos são as fontes básicas de origem animal desse macronutriente. Mas também é possível se beneficiar de proteínas de origem vegetal. Ela é encontrada principalmente nas leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico...) e nas oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes...).

Os dias mais quentes combinam com receitas leves e de fácil digestão. Substituir carnes por alimentos que são fontes de proteínas vegetais é uma boa alternativa para incluir pratos leves no cardápio e garantir o consumo desse importante nutriente que é a proteína. Esses alimentos também contribuem com vitaminas e minerais, que ajudam a manter a saúde do organismo.

O ideal, como sempre, é o equilíbrio. Montar um prato balanceado e comer de tudo, mas com moderação. E com muito prazer! A seguir, veja receitas deliciosas com fontes de proteínas vegetais para preparar na sua casa e variar o menu do dia a dia.

6 receitas com fontes de Proteína Vegetal

A Salada de Quinoa com grão de Bico é uma ótima opção para o calorSalada de Quinoa com Grão-de-Bico: um prato com sabores e texturas diferentes e bem refrescante para a temporada de calor. A combinação do grão-de-bico com quinoa, tomate e cebola ganha sabor com o Tempero SAZÓN® Saladas.

Abobrinha Recheada com Proteína de Soja e Espinafre: aqui, ao ser hidratada e cozida, a proteína de soja fica com textura semelhante à da carne moída, e pode substituí-la em diversas receitas, como nesta. A proteína de soja e a abobrinha ficam deliciosas com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, que dá um sabor especial aos pratos.

Lentilha com Legumes: este prato é daqueles que trazem a agradável sensação de conforto ao comer uma comida caseira, além de ser uma forma deliciosa de oferecer legumes à família. O Tempero SAZÓN® Marrom traz sabor à lentilha com muita praticidade.

Salada de Feijão Fradinho com Abobrinha: quem disse que feijão tem de ser aquele com caldo para comer com arroz? Nesta receita, ele vira recheio da abobrinha, que é servida como salada. E o molho fica especialmente saboroso com Tempero SAZÓN® Saladas. Uma delícia perfeita para os dias de verão.

Arroz Cremoso com Ervilha e Champignon: que tal variar o arroz do dia a dia e incluir mais sabor e outras texturas? Nesta receita, ele fica cremoso e delicioso, graças ao Caldo SAZÓN® Legumes, usado no seu cozimento. Para completar, a ervilha e o champignon trazem outros gostos e cores ao prato.

Cozido de Feijão e Soja: esta receita tem dupla fonte de proteína vegetal, e você cozinha o feijão e a soja juntos. Fica uma delícia com SABOR A MI® Toque de Louro, que dá um sabor especial com praticidade no dia a dia.

Agora que você tem receitas com proteína vegetal, é só escolher uma (ou várias!) e preparar para a sua família.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco