• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Quais são as vantagens de usar potes herméticos

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Os potes estão presentes no nosso dia a dia na cozinha e são muito úteis para guardar alimentos, organizar mantimentos e até decorar o ambiente. Tem gente que tem até mania de colecionar! Mas há potes e potes...

    Os herméticos são aqueles super vedados, cujas tampas aderem completamente às bordas dos recipientes – e essa é a grande diferença entre eles e os potes com tampas comuns. Por isso, há vantagens em usar os potes herméticos.

    A principal vantagem é que eles impedem a entrada de ar nos utensílios e, assim, conservam melhor as características dos alimentos, como biscoitos, torradas, macarrão, oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes), vegetais crus e até comida pronta, por exemplo.

    Além disso, por ficarem bem fechados, não permitem que o conteúdo, como caldos e molhos, vaze ou derrame.

    Existem potes herméticos de diferentes materiais, entre eles, vidro, vidro refratário, plástico e acrílico. Em geral, eles vão à geladeira, freezer, micro-ondas e lava-louças. Para conhecer melhor suas características, procure orientação na embalagem, antes de adquiri-los.

    É importante saber que os potes de vidro só podem ir ao freezer se forem refratários (vidro temperado), porque os de material convencional podem rachar, assim como alguns tipos de plástico que não são adequados para o congelamento – por isso, de novo, é fundamental consultar informações do fabricante.

    E quando for levar qualquer alimento ao micro-ondas, seja para esquentar, seja para descongelar, é necessário retirar a tampa do pote. Caso contrário, o vapor da água gerado pelo aquecimento pode aumentar a pressão interna da vasilha e causar acidentes.

    Os potes herméticos costumam ser transparentes, outra vantagem na hora de procurar por algo que guardou na geladeira, no freezer ou no armário. Aliás, congelar receitas prontas nesse tipo de recipiente é outro benefício, porque ele mantém o sabor e preserva as características originais do alimento da melhor forma possível.

    Uma alternativa aos potes na hora de guardar alimentos na gaveta dos vegetais na geladeira ou de armazená-los no freezer são os sacos plásticos com zip – aquela espécie de zíper que fecha a embalagem. Eles são bem práticos e ocupam menos espaço.

    A seguir, veja algumas receitas que podem ser acondicionadas em potes herméticos e mantidas em temperatura ambiente, na geladeira ou no freezer.

    Sugestão de imagem

    4 receitas para guardar em potes herméticos

    receita de panqueca de frangoPanqueca de Frango: este é um daqueles pratos para ter sempre à mão e descongelar para fazer uma refeição gostosa e rápida. Tanto a massa quanto o recheio e o molho da panqueca ganham sabor com o Tempero SAZÓN®, que dá um toque diferenciado à receita de um jeito prático.

    Grão-de-bico Crocante: um petisco delicioso que, quando guardado em um pote hermético, fica saboroso e crocante por mais tempo. O segredo desta receita é temperar o grão-de-bico com AJI-SAL® e Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ antes de levar ao forno – essa dupla é garantia de um sabor bem especial.

    Conserva de Ovos de Codorna: uma forma prática de consumir ovinhos de codorna é prepará-los em conserva e mantê-los em um pote de vidro hermético, na geladeira. Esses ficam bem saborosos, graças ao molho à base de SATIS!® Molho Shoyu Suave, e outros temperos marcantes. Para beliscar a qualquer momento!

    Escondidinho de Lentilha: esta receita é uma alternativa para preparar um escondidinho diferente do tradicional, em geral, feito com frango ou carne seca. Aqui, ele combina lentilha com o purê de batata. O toque especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Marrom, que dá mais sabor à lentilha com muita praticidade.

    Agora que você já teve ideias de como usar potes herméticos no dia a dia da cozinha, é hora de preparar diferentes receitas e armazenar suas gostosuras.

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais