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VONO® traz dicas de como manter uma rotina com alimentação equilibrada

  • 22/01/2021
  • Nutrição do dia a dia
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Se você quer ter uma boa alimentação, o primeiro passo é estar atento à combinação de ingredientes que coloca no prato. Uma alimentação equilibrada deve conter uma série de nutrientes, substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo e encontradas em uma diversidade de alimentos.

Além disso, é importante manter uma rotina saudável, que inclui praticar exercícios físicos, como a caminhada, beber cerca de 2 litros de água por dia, dormir bem e se alimentar de forma equilibrada em todas as refeições do dia. Isso gera disposição, fortalece o sistema imunológico e contribui com a manutenção das funções do corpo.

O consumo de todos os nutrientes deve ser equilibrado, mas precisamos ter mais atenção com alguns, como o sódio. Uma boa opção para preparar um creme delicioso ou ainda para utilizar em outras receitas é VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido, que ganhou uma versão com 37% menos sódio. Assim como a versão regular, é fácil de fazer e traz muita praticidade às receitas.

Conheça os Nutrientes Importantes para uma Alimentação Saudável

Os nutrientes são divididos em dois tipos: os macronutrientes, aqueles que o organismo precisa em quantidades maiores, como carboidratos, gorduras e proteínas, e os micronutrientes, encontrados nos alimentos em pequenas concentrações, como as vitaminas e os minerais.

Veja as funções dos macronutrientes

Carboidratos

Principal fonte de energia ao organismo. Podem ser divididos em carboidratos simples, aqueles que são absorvidos rapidamente pelo organismo, e carboidratos complexos. São exemplos de alimentos que contêm carboidratos simples o açúcar e o mel. Já alimentos como arroz, farinha, batata, batata doce, inhame e aveia são exemplos de alimentos ricos em carboidratos complexos

Gorduras

Sua função é também gerar energia. Além disso, as gorduras (ou lipídeos) ajudam na absorção de algumas vitaminas, na proteção dos órgãos e no bom funcionamento de alguns hormônios. Elas podem ser de origem animal ou vegetal. Óleos, azeites, oleaginosas e manteiga são exemplos de alimentos ricos em gorduras.

Proteínas

Elas auxiliam na formação dos tecidos, nos músculos, no sistema de defesa, transportam gorduras, vitaminas e minerais e participam de vários processos metabólicos do organismo. Os alimentos fontes de proteína podem ser de origem animal, como carnes, peixes, ovos e queijos, ou de origem vegetal, como feijão, ervilha, soja e lentilha.

Veja as funções dos micronutrientes

Vitaminas

As vitaminas são obtidas por meio de uma alimentação equilibrada e variada. São importantes para regular as funções e para o fortalecimento do organismo. Verduras e legumes, produtos de origem animal e frutas são três grupos fornecedores de vitaminas.

Minerais

Os minerais são importantes para diversas funções. O cálcio, por exemplo, participa da formação dos ossos e dentes e pode ser encontrado no leite e em seus derivados. O sódio, mineral presente no sal de cozinha, é também essencial ao organismo. Mas precisa ser consumido com moderação, porque o excesso pode causar problemas, como a hipertensão. Alimentos de origem animal, como carnes, aves e peixes, e de origem vegetal, como frutas, leguminosas e cereais, fornecem diferentes minerais ao organismo.

Agora que você já conhece os principais nutrientes e suas funções, vamos às receitas para aproveitar seus benefícios. Todas as preparações que selecionamos trazem a praticidade de VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido, para você acrescentar sabor com mais equilíbrio.

5 receitas com VONO® e diferentes nutrientes para uma boa rotina alimentar

Sirva para sua família a saborosa Couve-flor ao fornoIscas Bovinas ao Molho Cremoso de Mostarda: nesta receita, você vai usar como fonte de proteína a alcatra cortada no formato de iscas. O sabor e a cremosidade do molho ficam por conta da VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido.

Frango ao Creme de Cebola: neste preparo fácil, os nutrientes e o equilíbrio da refeição vêm do peito de frango, que ganha um toque especial de sabor com VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido, que contém ingredientes selecionados.

Hambúrguer no Prato: quem disse que hambúrguer só é bom no sanduíche? Esta receita leva patinho moído e VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido, que dá liga à carne e garante o sabor. Salada e batata sautée são ótimas opções de acompanhamento, garantindo uma refeição completa e equilibrada.

Couve-flor ao Forno: fonte de vitaminas e minerais, a couve-flor pode ser preparada de várias formas. Nesta receita, a hortaliça vai para o forno com uma mistura de creme de leite e VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido. Uma delícia!

Arroz Cremoso: que tal incrementar o arroz para deixá-lo cremoso e mais enriquecido? O arroz ganha, nesta receita, cenoura, ervilha e tomate. A cremosidade fica por conta da VONO® Chef Creme de Cebola com Sódio Reduzido.

Para ter uma alimentação rica em nutrientes e bem equilibrada, a dica é montar pratos bem variados e coloridos, com carnes, grãos, verduras, legumes e frutas e, claro, com o sódio na medida.

Marilia Zagato

Especialista em Alimentos

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