• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Facas de Cozinha: Conheça quais são as principais funções de cada uma

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    Quem gosta de cozinhar sabe que ter uma boa faca, e usá-la de forma correta, facilita na hora de descascar, fatiar e cortar os alimentos.

    Algumas facas são multiuso e podem ser utilizadas para diferentes funções. Outras são mais específicas para um determinado tipo de corte, como a faca de pão, por exemplo.

    Na hora de escolher, preste atenção ao tamanho e ao peso da faca. As usadas para descascar e cortar legumes podem ser menores e mais leves, para permitir movimentos rápidos.

    Já as facas que exigem mais precisão no corte devem ser um pouco mais pesadas, para que se consiga equilibrar melhor a força e o detalhamento do corte.

    Conheça os tipos de facas e suas funções na cozinha

    Faca do Chef

    Essa faca tem entre 15 e 30 centímetros. Com lâmina larga e ponta ligeiramente curvada, é a mais versátil das facas, podendo ser utilizada para cortar, fatiar, picar e filetar, com precisão, de carnes a frutas. Se quiser ter apenas uma boa faca na cozinha, essa é uma ótima escolha.

    É útil para: cortar em pequenos cubos o peito de frango desta receita de Picadinho de Frango, temperado com Caldo SAZÓN® Galinha.

    Faca para legumes

    Por ser uma faca de tamanho menor, é ideal para tarefas mais delicadas e precisas, como descascar e cortar legumes e vegetais. Pode ter lâmina com fio liso ou serrilhado, ideal para cortar tomates, por exemplo, ou para legumes em que a lâmina lisa não penetra facilmente.

    É útil para: descascar e cortar os legumes desta receita de Legumes Sautée, que leva batata, cenoura e ervilha-torta, temperadas com RECEITA DE CASA™ Caseiro.

    Faca de Pão

    Com lâmina rígida e serrilhada, essa faca permite um corte sem “amassar” os pães. Por conta do formato, não precisa ser afiada.

    É útil para: cortar ao meio os pãezinhos que você pode preparar com esta receita de Pão Caseiro , que leva Tempero SAZÓN® Laranja na massa.

    Faca para desossar e filetar

    Curvada, essa faca pode ser útil para quem costuma preparar diferentes tipos de carnes. Usada para desossar e filetar, ela corta com mais precisão e alcance. Oferece maior controle para cortar também frango e peixe.

    É útil para: preparar sobrecoxas sem osso e sem pele como nesta receita de Sobrecoxa Cozida ao Purê de Abóbora. O Tempero SAZÓN® Verde, ideal para frango, dá o toque de sabor.

    Cutelo

    Conhecido como faca de açougueiro ou cutelo chinês, tem formato retangular, com um dos lados afiado. É leve e serve para diversos tipos de corte, especialmente carnes e vegetais, quando exigem precisão no corte. Já o cutelo europeu é pesado e usado para cortar peças grandes de carne. Esse tipo é pouco usado nas cozinhas residenciais.

    É útil para: cortar em pedaços a abóbora-moranga que acompanha a carne nessa receita de Papelote de Carne com Abóbora, que leva Tempero SAZÓN® Vermelho, ideal para carnes.

    Já definiu o tipo de faca que quer ter na sua cozinha? Aqui vai mais uma dica para manter a vida útil de sua faca: procure utilizá-la apenas para o que ela foi projetada e sempre sobre uma tábua, para não perder o fio e prevenir acidentes.

    Após o uso, é aconselhável lavar e secar bem. Muita atenção e cuidado ao manusear facas e sempre mantenha fora do alcance das crianças.

    Ana Beatriz Pose

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais