Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Conheça os benefícios da redução de sódio na gravidez

  • Nutrição do dia a dia
  • 7min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O sal de cozinha é um produto alimentício extraído da natureza, que faz parte do nosso dia a dia, e tem o poder de dar mais sabor a diversos alimentos, sendo, assim, um dos ingredientes mais usados entre os brasileiros. Mas sódio em excesso faz mal? E sódio na gravidez?

A resposta é sim para ambas as perguntas. O alto consumo de sódio pode causar uma série de problemas para a saúde, como doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e cálculo renal.

Em gestantes, o consumo de sódio fora do recomendado pode gerar agravos para a mãe e o bebê. Um desses riscos, por exemplo, é o aumento da pressão arterial, que afeta cerca de 5% a 10% das gestantes brasileiras e é considerada uma das doenças que mais provocam efeitos prejudiciais no organismo materno, fetal e neonatal.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, ao longo do texto, falaremos sobre questões importantes, como os benefícios da redução de sódio, recomendação de ingestão diária, dicas de receitas com sódio reduzido e muito mais. Confira!

Benefícios da redução de sódio

Afinal de contas, por que as gestantes devem controlar o sódio? 

Estar sempre atenta às porções de sal nos alimentos é uma forma de prevenção contra o aparecimento da Síndrome Hipertensiva da Gestação, do inchaço (edema) e de complicações variadas, como a pré-eclâmpsia. E ainda contribui com a saúde cardiovascular.

Benefícios para o bebê em desenvolvimento

Claro, além da mãe, o bebê também se beneficia com a redução do sódio na gravidez, evitando a restrição do crescimento intrauterino, baixo peso ao nascer, prematuridade e outras complicações que interferem diretamente no seu bom desenvolvimento.

Além disso, o consumo equilibrado de sódio na gestação diminui o risco de edema fetal e pode ajudar no controle do volume do líquido amniótico, o fluido que envolve o feto durante a gestação, contribuindo para manter um ambiente equilibrado no útero. 

Recomendação de ingestão diária de sódio

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, os brasileiros consomem, em média, 9,34 g de sal por dia. Mas, pensando em uma alimentação equilibrada, qual seria a recomendação?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é consumir até 5g de sal diárias, o que representa 2.000mg de sódio/dia, presente naturalmente nos alimentos e ao adicionarmos no preparo das refeições. E, sim, as gestantes também devem seguir a recomendação da OMS.

Aqui, além da recomendação de ingestão diária, também é importante lembrar que é fundamental seguir as orientações de um profissional de saúde, como médico e/ou nutricionista, e fazer escolhas alimentares equilibradas.

Dicas para gestantes: redução do sódio na gravidez e alimentação equilibrada

Confira as nossas dicas e veja quais mudanças você pode promover para garantir uma gravidez saudável!

A escolha dos alimentos

Fazer escolhas inteligentes ao se alimentar é um ponto fundamental para o equilíbrio de nutrientes e também reduzir o sódio. Para isso, é importante dar prioridade às refeições coloridas e incluir os diferentes grupos alimentares no dia a dia.

Por exemplo, arroz, pão, macarrão e milho fornecem energia para o corpo e os grãos nas versões integrais, contribuem com o consumo de fibras.

Já os tipos de feijões, lentilha, nozes e castanha-de-caju são conhecidos por serem fontes de proteínas e gorduras boas.

Além disso, como já comentamos, quanto mais colorido, melhor. Então, não se esqueça das frutas, das verduras e dos legumes, que são as principais fontes de vitaminas e minerais.

Última dica: dê preferência para receitas com carnes magras, leite e derivados desnatados e evite alimentos como conservas e embutidos..

Mudanças simples fazem a diferença

Uma mudança simples que pode fazer parte da sua rotina alimentar é tirar o saleiro da mesa. Com esse gesto, você evita que novas quantidades de sal sejam adicionadas em pratos que já estão temperados. 

Reduzir o sódio não é sinônimo de comida sem sabor. No preparo das refeições, diversifique o preparo dos alimentos, use os temperos e utilize o AJI-NO-MOTO®, que ajuda a manter o sabor das receitas e ainda reduz em até 37% o sódio. Que tal?
Confira abaixo algumas receitas com sódio reduzido e veja como utilizar o AJI-NO-MOTO®.

Receitas saudáveis e com baixo teor de sódio

Receitas saudáveis e com baixo teor de sódio podem, sim, ser saborosas. Acompanhe a seguir a nossa seleção de receitas:

Salada de couve, rabanete e laranja com sódio reduzido

Deliciosa e com um toque cítrico que faz toda a diferença, a salada de couve, rabanete e laranja com sódio reduzido tem tudo o que você precisa para inovar no preparo do almoço ou jantar.

Frango crocante com creme de milho com sódio reduzido

frango crocante com creme de milho com sódio reduzido é a escolha perfeita para aqueles dias em que bate vontade de saborear uma refeição aconchegante e  reconfortante, com aquela cara de almoço em família. 

Carne com quiabo e sódio reduzido

Esta carne com quiabo e sódio reduzido precisa ser incluída no seu cardápio! Além de ser deliciosa, ela ainda é uma daquelas receitas práticas.

Feijão preto com carne com sódio reduzido

O feijão preto com carne com sódio reduzido é a prova de que até mesmo o clássico arroz com feijão também pode ganhar uma versão que une sabor ao baixo teor de sódio.

Legumes sautee com sódio reduzido

Quer preparar uma receita prática, nutritiva e equilibrada? Os legumes sautee com sódio reduzido são tudo isso e muito mais. Com certeza, esse mix de sabores surpreenderá a todos à mesa!

Sobre AJI-NO-MOTO®

Viu como promover uma redução de sódio na gravidez é importante e possível? Bem, não ficaram dúvidas de que AJI-NO-MOTO® é um bom aliado para a alimentação das gestantes, certo? Para garantir uma redução de até 37% de sódio, substitua metade do sal que usaria por AJI-NO-MOTO®.

Meia colher de chá é suficiente para preparar 500g de carne, 500g de legumes ou uma xícara de chá de arroz, todos com muito sabor.

Para encontrar outras receitas deliciosas e com sódio reduzido, continue navegando no portal Sabores Ajinomoto!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco