Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Comida de Natal: 13 receitas para preparar para a noite natalina

  • Datas para não esquecer
  • 13min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Piscamos e o Natal já chegou! Nessa época tão especial, é tempo de se reunir com famílias, amigos, pessoas queridas e, claro, se deliciar com as comidas típicas dessa data.
A véspera e o almoço de Natal são ocasiões esperadas o ano inteiro. Por isso, nada mais justo que caprichar no banquete. Mas com tantas opções de cardápio de natal, como saber em quais pratos apostar para a ceia? Qual estilo de ceia se encaixa melhor com as tradições de sua família?
Aliás, planejamento é tudo nesse momento. Programar com antecedência pode ajudar você a preparar comidas de Natal com mais calma e economia, além de ter um tempo maior para pensar em como surpreender seus convidados com receitas saborosas e inovadoras.
Por isso, preparamos algumas dicas de como planejar as compras de ingredientes para a ceia.


Compre produtos não perecíveis semanas antes
Optar por adiantar a compra de frutas secas, algumas conservas e castanhas são alguns exemplos que ajudam a não acumular a compra para a véspera do jantar. 
Temperos prontos também são uma ótima pedida para facilitar o preparo de receitas: Sazón®, Sabor Ami® e Receita da Casa® são alguns exemplos. Já produtos como Vono® e Hondashi® ajudam a dar outro sabor aos pratos. 
E não esqueça das sobremesas: MID® e MID ZERO™ também incrementam as receitas com o sabor da fruta e, o melhor, com muita leveza.
Essa dica pode ser uma mão na roda para aqueles que pretendem fazer uma ceia mais elaborada. Assim, a compra não fica tão extensa conforme a ceia vai se aproximando.


Pesquise bastante e, ao encontrar o melhor preço, compre carnes e já as deixe guardadas no congelador para o Natal


Nessa época, os preços podem subir bastante, principalmente o das carnes, devido à grande procura por alimentos semelhantes. Porém, é possível achar frango, peixe e cortes bovinos e suínos mais em conta ou em oferta nas semanas que antecedem as festas de fim de ano. 
Por isso, antecipar-se e manter os cortes congelados em casa é uma excelente opção para economizar neste fim de ano, quando os gastos já não são poucos.
Mas tudo isso só funciona dentro de um plano ainda maior: o ideal é ter uma ideia clara de quantas pessoas vão participar da ceia de Natal e os pratos que você pretende preparar.
Quando tiver esse número definido, dá para combinar quem leva o quê. Assim, não fica pesado para ninguém, além de ser mais fácil pensar no cardápio. 
E lembre-se: o mais importante de tudo é estar com quem se ama. Pratos gostosos ajudam a dar um sabor especial à data, literalmente. Mas a combinação de boa companhia e comida de Natal deliciosa tem tudo para fazer da ceia uma noite para guardar lindas lembranças.


Delícias para a ceia de Natal


Para ajudar nesse momento tão aguardado ao longo do ano, nós preparamos uma lista de receitas deliciosas para te ajudar a montar a mesa mais importante do mês. Apostar em variações de pratos que a gente já conhece com certeza vai surpreender seus convidados e garantir incontáveis elogios à ceia.
Confira abaixo dicas de comidas natalinas e abuse das combinações!

Arroz para o Natal

O típico arroz branco permite uma infinidade de combinações que transformam um prato que já é comum no dia a dia brasileiro. Apostar na adição de frutas ou legumes no cozimento desse prato transforma completamente a guarnição e amplia ainda mais os horizontes de acompanhamentos para ele. 

Esta receita de arroz para o Natal, por exemplo, leva uvas-passas, o que é sempre motivo de polêmica, já que essas frutinhas estão na categoria “ame ou odeie”! Mas, para quem não gosta, é só deixar de lado, certo? Porque este arroz especial é um complemento perfeito para as carnes da ceia de Natal. Fica bem saboroso com o Caldo SAZÓN® Galinha e com chips crocantes de couve salpicadas sobre ele. Vale experimentar!

Frango Assado com Batatas

Como falamos lá em cima, o frango também tem um lugar especial na mesa de jantar ou de almoço de Natal. Um excelente substituto do tradicional peru, o frango assado com batatas pode ser incrementado de diferentes formas e ser acompanhado de uma variedade imensa de guarnições e sobremesas. 

Mas frango assado não é tudo igual! O segredo está em como temperá-lo – isso transforma as receitas! 

Aqui, você inclui o Tempero SAZÓN® Verde, que deixa qualquer prato com frango ainda mais saboroso. Na companhia das batatas, esse frango vai ser o maior sucesso na noite de Natal!

Farofa de Nozes 

Os complementos, definitivamente, determinam o diferencial da noite. Sendo assim, por que não apostar em uma farofa de nozes inovadora?

Na ceia de Natal não pode faltar uma boa farofa. Esse é um prato versátil, porque dá para misturar os mais variados ingredientes e também usar diferentes tipos de farinha, além de acompanhar uma variedade imensa de pratos.

Esta farofa leva um ingrediente típico natalino: nozes picadas. Além disso, ela fica uma delícia com SABOR A MI® Alho & Sal.

Rabanada Salgada

Rabanada é outra receita típica para a noite natalina. Salgada ou doce, é só escolher. 

Esta receita simples de Rabanada Salgada ganha o sabor de Caldo SAZÓN® Bacon defumado, uma variação muito gostosa da tradicional receita doce. Além disso, normalmente esse quitute é feito com pão amanhecido, sendo uma ótima oportunidade de evitar o desperdício e agradar à maioria na ceia de Natal.

Batatonese

Apostar na salada de maionese é outra excelente opção, já que é um prato tradicionalíssimo e que permite infinitas variações. 

Uma das grandes pedidas desse prato é a Batatonese, maionese feita apenas com batatas. Mas não se engane: ela é simples, mas permite misturas que surpreendem quanto ao sabor.

Por exemplo, na mistura de batata com ovos o segredo é usar um sachê de Tempero SAZÓN® para Pipoca sabor Cebola e Salsa para dar sabor. Fica uma delícia!

Frango de Natal

Outra maneira de aproveitar o frango no Natal é com o filé de frango, que, nesta receita, vira um rocambole recheado com uma farofa caprichada. 

Além da vantagem de que o frango é uma opção de carne mais em conta para o jantar de Natal, a versatilidade de temperos que podem ser usados no preparo pode mudar completamente o prato.

O destaque dessa receita de frango de Natal é o molho à base de suco de laranja, que aproveita o caldinho do frango assado para dar sabor, com o RECEITA DE CASA®.

Maionese de Natal

Uva-passa e maçã na salada de maionese? Sim! Depois da receita de maionese com batatas, precisamos falar das incontáveis combinações que esse prato tem.

Você pode abusar de sua criatividade: pode usar legumes, optar por embutidos, frutas, e por aí vai. Dá para inventar diversas combinações de acordo com o restante da mesa. 

Elas têm a cara de receitas natalinas e, aqui, são combinadas com legumes. A salada de maionese ganha um gostinho diferente com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

Pernil Cozido no Limão

Quem disse que carne natalina tem que ser assada? Sair do tradicional e aproveitar outras formas de preparo para o prato principal da noite também é uma excelente opção para os que querem caprichar na ceia.

O pernil, além de uma opção mais em conta em relação às demais carnes tradicionais de Natal, pode ser preparado de uma forma diferente.

Como essa receita de pernil cozido: a carne fica deliciosamente bem temperada com SABOR A MI® com Pimenta e suco de limão.

Salada Clima de Natal

Aproveitando o verão e o clima quente de dezembro, a salada também marca presença na grande maioria das mesas de Natal no Brasil.

Se engana quem acha que não dá para melhorar o que já é bom. São várias as possibilidades de mistura entre frutas, verduras e legumes. Isso sem mencionar os acompanhamentos. 

Uma salada natalina bem refrescante para comer, seja sozinha ou como acompanhamento, pode contar com a combinação de ingredientes como manga, tomate seco, nozes e kani-kama, tornando tudo uma explosão de gostos e texturas. 

Fica ainda melhor com o molho feito com HONDASHI®, tempero à base de peixe Bonito, que deixa as preparações mais saborosas, e Azeite de Oliva TERRANO®

Panetone Salgado

Falando em surpreender os convidados, por que não apostar no diferente? Os panetones salgados vêm cada vez mais caindo no gosto do brasileiro. Eles funcionam super bem na ceia de Natal, como petiscos ou acompanhamentos.

A massa desse panetone fica uma delícia com o Tempero SAZÓN® Laranja. Ele ainda leva bacon, linguiça e parmesão. Vale cada mordida!

Nhoque de Grão-de-Bico

Uma ideia para variar a tradicional batata na massa do nhoque, é o nhoque de grão-de-bico. Fica delicioso, graças ao caldo SAZÓN® Legumes, que oferece um sabor intenso aos alimentos e dissolve e incorpora fácil à mistura do nhoque. Além disso, é uma boa opção para quem não come carne.

Rabanada

Rabanada é sinônimo de Natal. Quanto mais, melhor! Esta é uma variação da receita doce: ganha um sabor diferente, de MID® Baunilha com Limão. Além disso, ela é assada, em vez da tradicional versão frita. Para aproveitar cada mordida...

Ponche de Frutas sem Álcool

O jantar de Natal geralmente tem crianças, e esta receita de ponche de frutas sem álcool é perfeita para elas. Além do sabor de frutas variadas, ela também tem gostinho de uva, graças ao MID® Uva. Uma dose de frescor para a noite natalina.

Ave Natalina com Chutney de Pêssego

O preparo de aves também chega como uma opção tradicionalíssima para qualquer ceia de Natal. Com o Tempero SAZÓN® Toque de Alho, a ave natalina com chutney de pêssego surpreende no sabor, entrega o protagonismo da mesa de jantar e, com o SATIS!® Molho Shoyu Suave, o molho tende a agradar paladares diversos. 

Pesto de Rama de Cenoura para Ave Natalina

Para fechar os acompanhamentos, que tal incrementar o jantar com um pesto de rama de cenoura para ave natalina

Em um recipiente, basta somar à receita o Tempero SAZÓN® Saladas e o Azeite TERRANO® para que o molho se torne um diferencial em sua ceia. 

Viu quantas comidas tradicionais e quantas outras variações interessantes podem deixar a ceia de Natal mais gostosa? E o melhor: sem precisar gastar muito.

Agora é  só escolher as que mais saltam aos seus olhos e planejar o jantar natalino dentre todas as possíveis combinações para montar sua mesa dos sonhos. Você ainda pode ter outras opções de pratos para preparar uma ceia econômica. Boas Festas!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco