Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Comida de Natal: 13 receitas para preparar para a noite natalina

  • Datas para não esquecer
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Piscamos e o Natal já está chegando! E como essa é uma data especial para aproveitar em família, vale a pena caprichar na hora de pensar no que preparar para a ceia natalina.

Aliás, planejamento é tudo neste momento. Programar com antecedência pode ajudar você a preparar comidas de Natal com mais calma e economia. Veja dicas para planejar as compras de ingredientes para a ceia:

- Compre produtos não perecíveis semanas antes: frutas secas, algumas conservas e castanhas são alguns exemplos. Temperos prontos também são uma ótima pedida para facilitar o preparo de receitas: Sazón®, Sabor Ami® e Receita da Casa® são alguns exemplos. Já produtos como Vono® e Hondashi® ajudam a dar outro sabor aos pratos. E não esqueça das sobremesas: MID® e FIT® também incrementam as receitas com o sabor da fruta e, melhor, com muita leveza.

- Pesquise bastante e, ao encontrar o melhor preço, compre carnes e já as deixe guardadas no congelador para o Natal: é possível achar frango, peixe e cortes bovinos e suínos mais em conta, muitas vezes, em oferta, nas semanas que antecedem as festas de fim de ano.À medida que as datas vão se aproximando, a tendência é que tudo fique mais caro.

Mas tudo isso só funciona dentro de um plano ainda maior: o ideal é ter claro quantas pessoas vão participar da ceia de Natal e os pratos que pretende preparar. A pandemia ainda não acabou, mas com o avanço da vacinação, o cenário está melhor. Ainda assim, os especialistas recomendam cautela e, sempre que possível, continuar evitando aglomerações. Assim, o ideal é celebrar com o núcleo com que convive diariamente e no máximo, alguns outros poucos familiares (de preferência, vacinados e testados). Quando tiver esse grupo definido, dá para combinar quem leva o quê. Assim, não fica pesado para ninguém.

E lembre-se: o mais importante de tudo é estar com quem se ama e curtir esse momento em família. Pratos gostosos ajudam, literalmente, a dar um sabor especial à data. A combinação de boa companhia e comida de Natal deliciosa tem tudo para fazer da ceia uma noite para guardar lindas lembranças.

Delícias para a ceia de Natal

imagem da receita de arroz para o natal do site de sabores ajinomotoArroz para o Natal: esta receita leva uvas-passas, o que é sempre motivo de polêmica. Porque essas frutinhas estão na categoria “ame ou odeie”! Mas para quem não gosta, é só deixar de lado, certo? Porque este arroz especial é um complemento perfeito para as carnes da ceia de Natal. Fica bem saboroso com Caldo SAZÓN® Galinha, e com chips crocantes de couve salpicadas sobre ele. Vale experimentar!

Frango Assado com Batatas: frango assado não é tudo igual! O segredo está em como temperá-lo – isso transforma as receitas! Aqui você inclui Tempero SAZÓN® Verde, que deixa qualquer prato com frango ainda mais saboroso. Na companhia das batatas, esse frango vai ser o maior sucesso na noite de Natal!

Farofa de Nozes: na ceia de Natal não pode faltar uma boa farofa. Esse é um prato versátil, porque dá para misturar os mais variados ingredientes, e também usar diferentes tipos de farinha. Esta farofa leva um ingrediente típico natalino: nozes picadas. E fica uma delícia com SABOR A MI® Alho & Sal.

Rabanada Salgada: rabanada é outra receita típica para a noite natalina. Salgada, doce... é só escolher. Esta ganha o sabor de Caldo SAZÓN® Bacon defumado, uma variação muito gostosa da tradicional receita doce. Além do mais, normalmente este quitute é feito com pão amanhecido, uma ótima oportunidade de evitar o desperdício.

Batatonese: salada de maionese é outro prato que permite muitas variações. Com legumes, só com batatas, com embutidos... dá para inventar diversas combinações. Esta mistura batata com ovos e o segredo é usar um sachê de Tempero SAZÓN® para Pipoca sabor Cebola e Salsa para dar sabor. Fica uma delícia!

Frango de Natal: um jeito diferente de preparar o filé de frango que, nesta receita, vira um rocambole recheado com uma farofa caprichada. O destaque desse prato é o molho à base de suco de laranja, que aproveita o caldinho do frango assado para dar sabor, junto com o RECEITA DE CASA™.

Maionese de Natal: uva-passa e maçã na salada de maionese? Sim! Elas têm a cara de receitas natalinas e, aqui, são combinadas com legumes. A salada de maionese ganha um gostinho diferente com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste.

Pernil Cozido no Limão: quem disse que carne natalina tem de ser assada? Há muitas receitas com outras formas de preparo que combinam perfeitamente com essa data. Essa de pernil cozido é uma delas. A carne fica deliciosamente bem temperada com SABOR A MI® com Pimenta e Limão.

Salada Clima de Natal: uma salada bem refrescante para comer, só ela, ou como acompanhamento. A combinação de ingredientes como manga, tomate seco, nozes e kani-kama é uma explosão de gostos e texturas. Fica ainda melhor com o molho feito com HONDASHI®, tempero à base de peixe Bonito, que deixa as preparações mais saborosas, e Azeite de Oliva TERRANO™.

Panetone Salgado: os panetones salgados vêm, cada vez mais, caindo no gosto do brasileiro. E funciona superbem na ceia de Natal, como um petisco ou acompanhamento. A massa desse panetone fica uma delícia com Tempero SAZÓN® Laranja. Ele ainda leva bacon, linguiça e parmesão. Vale cada mordida!

Nhoque de Grão-de-Bico: uma ideia para variar a tradicional batata na massa do nhoque, este, de grão-de-bico, fica delicioso, graças ao Caldo SAZÓN® Legumes, que oferece um sabor intenso aos alimentos e dissolve e incorpora fácil à mistura do nhoque. Além disso, é uma boa opção para quem não come carne.

Rabanada: rabanada é sinônimo de Natal e, quanto mais, melhor! Esta é uma variação da receita doce: ganha um sabor diferente, de MID® Baunilha com Limão, e é assada, em vez da tradicional versão frita. Para aproveitar cada mordida...

Ponche de Frutas sem Álcool: O jantar de Natal, geralmente, tem crianças, e esta receita de ponche de frutas sem álcool é perfeita para elas. Além do sabor de frutas variadas, ela também tem gostinho de uva, graças ao MID® Uva. Uma dose de refrescância para a noite natalina.

Viu quantas comidas de Natal interessantes para deixar a ceia mais gostosa? Melhor: sem precisar gastar muito. Agora, é só escolher as que mais saltam aos seus olhos e planejar o jantar natalino. Você ainda pode ter outras opções de pratos para preparar uma ceia econômica. Boas Festas!

Lisiane Miura

Especialista em Alimentos

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco