Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Conheça os benefícios do agrião

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O agrião é uma hortaliça de folhas pequenas e verde-escuras que traz vários benefícios à saúde. Fonte de vitaminas C e A, o agrião contém também minerais importantes para o organismo, como cálcio, potássio e magnésio.

Por conter fibras, o agrião ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino. Tem também ação antioxidante, que combate os chamados radicais livres, elementos que se formam naturalmente no organismo, devido a fatores como estresse, poluição, falta de sono, má alimentação e exposição ao sol sem proteção. Tudo isso agride as células.

O agrião é uma ótima opção para variar o cardápio e ainda pode contribuir para a quantidade diária recomendada de verduras e legumes. Esse consumo adequado gera benefícios à saúde, como a prevenção de doenças do coração.

Com sabor picante, o agrião pode ser consumido cru, combinado com outras folhas e vegetais em saladas, ou usado em vários pratos quentes, como molhos e sopas.

Ao comprar, escolha maço com folhas bem verdes e frescas, sem áreas amareladas ou pontos escuros. Os talos devem estar firmes. Depois de lavado e seco, o agrião pode ser conservado na geladeira por até 3 dias, se embalado em saco plástico para alimentos ou colocado em vasilha tampada.

Que tal agora aprender algumas receitas para aproveitar o sabor do agrião e seus benefícios?

Você pode usá-lo na rabada do final de semana, no preparo de um molho pesto especial, em saladas, no guisado de filé-mignon suíno e até na massa da panqueca.

Conheça 5 receitas para aproveitar os benefícios do agrião

Conheça a receita de peixe ao pesto de agriãoPanqueca de Agrião: nesta preparação, o agrião dá sabor e cor à massa da panqueca, que leva ainda ovos, farinha e AJI-NO-MOTO®. O recheio de frango desfiado também tem seu sabor realçado pelo AJI-NO-MOTO® e ainda ganha cremosidade com requeijão.

Rabada: nesta receita, o agrião entra na finalização do prato, para harmonizar com o sabor da carne. Cortado em pedaços, o rabo bovino é marinado com sal, limão e Tempero SAZÓN® Vermelho. Depois de cozinhar na panela ou na pressão, a carne recebe as folhas rasgadas de um maço de agrião e cheiro-verde picado.

Salada de Agrião ao Molho de Laranja: nesta salada, as folhas de agrião ganham a companhia de alface, tomate e cenoura. Para realçar as folhas, o molho leva laranja, AJI-NO-MOTO® , manjericão e salsa.

Guisado Suíno: use folhas de agrião para finalizar este prato, preparado com filé-mignon suíno e cenoura picada. Além de acrescentar sabor, o VONO® Chef Creme de Cebola ajuda a formar um molho encorpado, típico dos guisados.

Salada na Cestinha com Pesto de Agrião: esta salada ganha sabor com um molho pesto preparado com agrião, Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™, nozes, parmesão e AJI-NO-MOTO® . O molho envolve tomates-cereja, servidos em cestinhas feitas com folhas de alface americana.

Viu como o agrião vai muito além da salada? Agora que você aprendeu a usar essa hortaliça de várias outras formas, escolha as receitas que mais gostou e aproveite seus benefícios.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco