Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Afinal, qual a porção ideal de legumes para ingerir diariamente?

  • Nutrição do dia a dia
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A gente já sabe que incluir legumes nas refeições só traz benefícios. Além de saudáveis e nutritivos, eles ajudam a colorir o prato e a diversificar o cardápio. No entanto, para aproveitar todas as vantagens que esses alimentos trazem para a nossa saúde, é preciso entender a quantidade ideal para ingerir diariamente. Você já sabe qual é?

De acordo com especialistas em alimentação e saúde, o ideal é comer de três a cinco porções de vegetais (legumes e verduras) por dia, que podem ser distribuídas no almoço e no jantar. Para se ter uma ideia melhor, uma porção corresponde a uma xícara (chá) de folhas cruas ou uma xícara (chá) de legumes picados, crus ou cozidos. E na hora de montar o prato, vale incluir diferentes tipos de legumes para que ele fique ainda mais colorido e apetitoso.

Os legumes são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a manter uma alimentação mais equilibrada. Além disso, existe uma variedade enorme desses alimentos. Assim, você não precisa repetir a receita e tem garantia de muito sabor.

Quer mais um motivo para incluir legumes no dia a dia? Eles são versáteis e podem ser preparados das mais diferentes formas: crus em saladas, refogados, assados, gratinados e fritos. Além disso, podem ser utilizados em sopas, cozidos, tortas, bolinhos, suflês, risotos, purês e omeletes.

Ao preparar receitas com legumes, as refeições ficam mais coloridas, ricas em nutrientes e em sabor. A seguir, veja algumas ideias para variar as refeições na sua casa.

6 receitas com legumes para inserir no seu cardápio

Os legumes são alimentos versáteis e que podem ser incluídos facilmente em diversas preparações. Por isso separamos abaixo 6 receitas de dar água na boca. Escolha a sua favorita e comece a preparação!

legumes na pressãoLegumes na Pressão: esta é uma receita que você faz rapidinho, na pressão, e que rende bastante. Sabe quando se junta um item aqui, outro ali e, de repente, tem-se um prato para satisfazer toda a família? Este cozido de legumes é assim! E fica uma delícia com Caldo SAZÓN® Legumes e Azeite de Oliva TERRANO™.

Legumes Rústicos Coloridos: uma forma de consumir diferentes legumes com cor e sabor. Este prato fica apetitoso e gostoso! Os legumes são levados ao forno com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim e Azeite de Oliva TERRANO™.

Legumes Sautée: um acompanhamento perfeito para carnes, os legumes sautée (técnica que cozinha rapidamente, em alta temperatura, mexendo sem parar, fazendo os ingredientes “saltarem” da panela) são fáceis e rápidos de serem preparados. O sabor especial fica por conta do Tempero SAZÓN® Amarelo, que deixa os legumes deliciosos de maneira bem prática.

Legumes Assados: esta receita mistura pimentões, tomates-cereja e cebola-roxa, que vão ao forno e ganham um sabor todo especial com SATIS!® Molho Shoyu Suave e Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™. Uma ideia deliciosa para variar o preparo dos legumes!

Suflê de Legumes: o suflê é um prato leve, saboroso e sempre uma ótima pedida para incluir legumes na refeição. Esta receita fica uma delícia com Tempero SAZÓN® Amarelo, que deixa os legumes saborosos de um jeito fácil e rápido.

Legumes à Italiana: os legumes desta receita vão ao forno com Tempero SAZÓN® Amarelo e Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ e ficam deliciosos! Além do sabor especial, a diferença de texturas torna o momento de apreciar o prato ainda mais interessante. Ótima opção para acompanhar qualquer tipo de carne!

Viu como é fácil variar o preparo e garantir a sua porção diária de legumes? Agora, você tem várias ideias para incluir no seu dia a dia. Que tal experimentar ainda hoje? Bom apetite!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco