
BOLINHOS À MODA ORIENTAL
Receita testada e aprovada
por:
Priscila Andrade
Especialista em Alimentos
Ingredientes
- 4 filés pequenos de tilápia (250 g)
- 3 colheres (sopa) de saquê culinário (mirin)
- 1 sachê de HONDASHI®
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de água
- 1 xícara (chá) de arroz já cozido
- 1 gema crua
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- meia xícara (chá) de farinha de rosca
Você pode usar
Modo de preparo
- Em um refratário médio, coloque os filés de peixe, o saquê, o HONDASHI® e o sal. Cubra e leve à geladeira, para marinar por 1 hora.
- Transfira os filés com a marinada para uma panela média e junte a água. Deixe cozinhar, em fogo alto, por 5 minutos, com a panela semitampada ou até que o caldo formado evapore.
- Disponha o peixe em uma tigela, junte o arroz e, com o auxílio de um garfo, amasse até obter uma pasta.
- Incorpore a gema, o óleo e a farinha de trigo, aos poucos e misture bem.
- Divida a massa em 12 porções e modele bolinhos com cerca de 3 cm de diâmetro, passe-as pela farinha de rosca e frite-os em imersão, aos poucos, em óleo não muito quente, por 3 minutos, ou até dourarem.
- Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
1. Mirin é um tipo de saquê bastante adocicado, muito utilizado na culinária oriental. 2. Substitua os filés de tilápia por merluza. 3. Se preferir, em vez de fritar os bolinhos, você pode assá-los. Para isso, disponha-os em uma fôrma untada e enfarinha, e leve ao forno médio (180 graus), por 25 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.