Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas de forno: 12 sugestões para usar esse aparelho a seu favor na cozinha!

  • Nutrição do dia a dia
  • 8min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Muitas vezes pensamos apenas na panela de pressão e no forno de micro-ondas para facilitar nosso dia a dia com as preparações. Porém, tanto o forno elétrico quanto o forno a gás podem ser ótimos aliados na cozinha
 
Além de carnes assadas, você também pode preparar pães, bolos, sobremesas, tortas, legumes e até arroz de maneira muito prática e gostosa, no forno. Hoje a lista de assados é enorme e, aqui, você vai conferir 12 sugestões para usar esse aparelho a seu favor!

Quais as vantagens de usar o forno na cozinha?

 

Ao prepararmos uma receita assada, temos muitos benefícios quando comparado às outras formas de preparos (cozidos e fritos).
Por exemplo:
✓      Assados conferem uma melhor conservação de nutrientes, pois evita a perda na água de cozimento.
✓      Possuem um menor valor calórico, quando realizados com pouca gordura.
✓      Garantem a praticidade no preparo.
✓      Fazem menos sujeira na cozinha.

 

Dicas para deixar seus alimentos mais gostosos

 

  • Sempre preaqueça o forno, a não ser que a receita solicite o contrário. Dessa forma, quando você colocar o alimento, a temperatura durante o cozimento não mudará tanto.
  • Coloque os alimentos no forno em uma posição que deixe espaço para circulação de ar em torno de todos os lados.
  • Para carnes macias e suculentas, regue-as durante o preparo com molhos, bebidas ou sucos de sua preferência.
  • No caso dos legumes, use azeite com moderação. Se preferir, misture-o com um pouco de água ou caldo de legumes em pó. Além de ficarem deliciosos, o aroma vai tomar conta da casa!
  • Assim que os alimentos estiverem prontos, retire do forno para evitar que ressequem.

 

12 sugestões de receitas no forno de dar água na boca

1 - Lanche de Forno: ótima receita para um lanche rápido (fica pronta em apenas 10 minutos) e prático (você prepara com poucos ingredientes). VONO® Peito de Frango com Queijo garante um sabor muito especial, reduzindo o tempo de preparo do recheio. A apresentação fica linda, gratinada no forno e com aparência que demorou um tempão para ser feito. Surpreenda-se!  

2 - Abobrinha Recheada: a abobrinha é um ingrediente versátil e pode ser preparada de diversas formas. Já tentou preparar recheada? Gostosa, com a textura firme e com recheio de carne moída, vira uma refeição leve e completa. Seja servida só com salada ou com arroz e feijão, o sucesso é garantido. 

3 - Batatas-Bolinha ao Forno: batata-bolinha é um ótimo acompanhamento para todos os tipos de carnes e após cozidas e frias, podem virar até complemento de saladas. Batata é uma delícia, e a batata-bolinha no forno é ainda mais irresistível. Se assada com a casca, fica com uma textura sequinha e crocante tornando-a mais saudável do que a frita. Varie os temperos e experimente AJI-SAL® Churrasco, Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ e Tempero SAZÓN® Amarelo. 

4 - Miniomelete de Forno: omelete não se faz só na frigideira. A apresentação dessa receita de omelete feita no forno fica muito especial e pode ser uma ótima opção para um jantar prático e cheio de sabor, além de fazer menos sujeira. Rende 6 porções. 

5 - Arroz de Forno com Carne-seca e Abóbora: se você quer um prato único, completo e delicioso, não deixe de fazer esse arroz de forno com abóbora e carne-seca, que é uma combinação perfeita de ingredientes. Você mistura os ingredientes em um recipiente, inclusive o arroz cru, leva ao forno e sua receita estará pronta para servir em apenas 35 minutos

6 - Macarrão Prático de Forno: com essa receita você reaproveita o macarrão que preparou no dia anterior, incrementando-o com requeijão, peito de peru, palmito e brócolis, e ainda finaliza com SABOR A MI® Alho e Sal. Gostoso, prático, rápido e sem desperdício na cozinha!

7 - Hambúrguer Assado: hambúrguer feito em casa é uma delícia, e as quantidades dessa receita são ideais para quem mora sozinho. O hambúrguer assado, além de não fazer sujeira na hora de preparar, pode ser consumido na forma de sanduíche ou mesmo acompanhando o arroz e a salada do jantar ou o que você tiver na geladeira. A receita é uma delícia, vale a pena experimentar. 

8 - Rocambole de Carne com Bacon: rocambole de carne é uma forma de variar as preparações triviais. A carne moída com batata na massa é uma combinação de sabores irresistível e o recheio de queijo é simples e gostoso. Experimente fazer em casa!  

9 - Assado Completo de Bisteca: essa é mais uma receita para quem quer praticidade e sabor em um prato único. Você leva para assar a bisteca e os legumes no mesmo recipiente, e tudo temperado com SAZÓN® Toque de Alecrim. Regados com azeite, o sabor e a suculência ficam ainda mais incríveis. 

10 - Torta Suflê de Cenoura com Carne Moída: a torta suflê é uma opção de acompanhamento para sua refeição; mas, por seus ingredientes, pode também ser preparada como prato principal, sendo acompanhada apenas de uma salada de folhas. Rápida de fazer, o tempo de forno é de 30 minutos e rende 5 porções.  

11 - Quiche de Legumes com Farinha de Linhaça: a farinha de linhaça deixa a massa da quiche com mais fibras. O recheio fica gostoso e muito cremoso, pois é feito com uma variedade de legumes e creme de leite. Confira a receita completa! 

12 - Bolo Embrulhado: para finalizar, essa opção de bolo embrulhado é ótima para as festas das crianças, e até mesmo para fazer e vender. Para a massa ficar ainda mais gostosa, acrescente castanhas e, ao recheio, MID® Guaraná. Rende 15 porções.

Surpreendeu-se com a variedade de receitas possíveis de se preparar utilizando o forno? Não existem mais motivos para não utilizar esse eletrodoméstico a seu favor na cozinha. 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco