Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Dia Mundial da Alimentação: Faça sua parte!

  • Sustentabilidade
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, uma data criada com o objetivo de provocar, em todos nós, uma reflexão sobre a situação alimentar ao redor do mundo. Esse dia também foi escolhido para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

A FAO é uma agência da ONU que tem como uma de suas principais missões liderar esforços para derrotar a fome no planeta. O objetivo é lutar contra a insegurança alimentar — expressão que, na prática, indica quando uma pessoa não tem acesso físico, econômico e social a uma boa alimentação.

O Dia Mundial da Alimentação elege um tema específico a cada ano. O de 2022 é “Alimentação segura, melhor saúde”, que ressalta a importância do acesso a alimentos seguros, algo essencial à saúde e ao bem-estar para os humanos, os animais e o meio ambiente. Porque apenas quando os alimentos são seguros é que podemos aproveitar ao máximo seus nutrientes, e também os benefícios emocionais e sociais de fazer uma refeição segura.

O desafio para garantir uma alimentação segura à população é enorme: segundo dados da ONU, atualmente, cerca de 828 milhões de pessoas no mundo sofrem com a fome. Um número realmente assustador, que faz a gente perceber o tamanho da dificuldade de acabar com este problema, a insegurança alimentar e a má nutrição em todas as suas formas.

Como fazer a sua parte para ajudar

O problema é gigantesco, difícil de solucionar, mas nem de longe devemos desistir de combater a insegurança alimentar. E o Dia Mundial da Alimentação joga luz em uma questão muito importante nesse cenário: cada um de nós pode e deve participar dessa luta.

Faça já a sua parte para ajudar! Na sua casa, na sua rotina, na sua família, existem várias atitudes que podem auxiliar no combate à fome. São aquelas ações individuais e coletivas, que permitem melhorar a vida ao nosso redor e, por sua vez, melhorar o mundo.

Então, veja abaixo algumas dessas ações.

Evite desperdícios e consuma apenas o que você precisa

Exagerar nas compras e levar para casa mais do que necessita, muitas vezes pode, mesmo que sem querer, gerar desperdício. Então, o melhor a fazer é planejar as compras.

Para isso, você pode usar nossas sugestões de receitas e de cardápio semanal. Lembre-se ainda que os alimentos de época são sempre mais acessíveis e nutritivos. Procure também aproveitar todas as partes do alimento, como as cascas e os talos. veja aqui algumas receitas para isso.

É importante pensar também que precisamos, cada vez mais, tornar o mundo em que vivemos mais sustentável. Conheça aqui dicas para cozinhar de maneira mais amigável e sustentável.

Doe tempo, dinheiro ou comida

Essa é uma recomendação da FAO que nos faz perceber que há várias formas de colaborar. É possível contribuir com tempo, por exemplo, fazendo trabalho voluntário em cozinhas de ONGs, associações ou até na sua própria casa, se quiser e puder preparar alimentos para doar.

Quem tem condições também pode colaborar com doações em dinheiro e ainda com alimentos não-perecíveis ou prontos para o consumo. Não pense duas vezes. Imagine que essa refeição doada será importante e, muitas vezes, a única do dia para quem tem fome.

Fale e compartilhe sobre o assunto

Uma dica da FAO também estimula que cada um de nós discuta e compartilhe o tema, e provoque governantes, pessoas em cargos de responsabilidade e a população em geral para que a insegurança alimentar não seja esquecida.

Hoje, com o celular na mão, dá para dividir informações de qualidade para chamar atenção das pessoas para o drama que é a fome. Com essas discussões, além de manter o assunto em destaque, é possível mobilizar a sociedade — começando pelos seus familiares e estendendo para o círculo de amigos e conhecidos, para a vizinhança, os colegas do trabalho, os pais da escola de seus filhos — para que, enfim, se forme um grande grupo de interessados em ajudar a combater a insegurança alimentar.

Assim, o Dia Mundial da Alimentação pode ser todo dia, porque a fome não espera data para ser vencida.

Para garantir a qualidade Ajinomoto nas suas receitas, acesse a nossa loja online e confira ofertas, condições especiais, kits e lançamentos.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco