Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como ganhar tempo e praticidade com alimentos descongelados

  • Cozinhar faz bem
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Manter alimentos no freezer é uma mão na roda quando você precisa de um ingrediente de última hora. Além disso, facilita muito a vida ter receitas prontas congeladas. Já pensou que você não precisa nem quebrar a cabeça planejando o cardápio? Basta tirar algo do congelador e... em pouco tempo, a refeição está servida!

Um exemplo do quanto é útil ter itens no congelador são as carnes e alguns vegetais branqueados (para branquear, é preciso mergulhá-los em água fervente por dois minutos e, na sequência, em água gelada com gelo, por mais dois minutos. Depois, basta escorrer bem e levá-los ao freezer). Em vez de ir ao açougue ou ao mercado a todo momento com frequência, dá para fazer um pequeno estoque e ir usando à medida que for necessário.

Ter alimentos congelados traz praticidade e evita o desperdício, porque você pode dividir os ingredientes em porções, dependendo do número de pessoas que moram na sua casa. Possibilita, ainda, economia, já que dá para aproveitar o preço de um item em promoção e comprar um pouco a mais.

Mas tão importante quanto congelar corretamente é saber como descongelar os alimentos. Primeiro, pela segurança alimentar: fazer o descongelamento de maneira incorreta pode favorecer a contaminação da comida. Depois, porque descongelar (assim como congelar) do jeito certo ajuda a manter a textura e o sabor dos alimentos.

Então, para não haver dúvidas, saiba como descongelar os alimentos corretamente para que eles não corram o risco de contaminação e fiquem gostosos para serem servidos:

  • Evite tirar o alimento do freezer e deixá-lo alimento em temperatura ambiente por muito tempo, pois isso favorece a proliferação de micro-organismos que podem contaminá-lo.
  • O ideal é se programar de véspera, tirar o item do congelador e mantê-lo na geladeira. O procedimento proporciona o descongelamento mais gradual e seguro, além de ajudar a preservar o sabor e a textura.
  • Caso não tenha tempo para isso, use o micro-ondas na função “descongelar”.
  • Também dá para descongelar vários pratos diretamente na panela.
  • Importante: nunca congele novamente um alimento que já foi descongelado.

Existem alimentos que ficam melhor ao serem congelados e descongelados, como carnes e massas com molho, vegetais branqueados, arroz e feijão cozidos, tortas doces e salgadas, bolos, pães, salgados e pizzas. Também é bom saber que alguns não devem ir ao freezer, como cremes que levam amido de milho e maionese, iogurtes e vegetais que contêm muita água. Isso porque eles não mantêm a textura original ao serem descongelados.

A seguir, veja algumas receitas que você pode levar ao freezer, seja a porção inteira que cozinhou, seja as sobras da refeição, e descongelar quando a fome bater.

7 receitas que ficam bem depois de descongelar

Receita de salmao grelhadoSalmão Grelhado: este é um prato muito prático – e leve – para se ter no freezer. Basta juntar os acompanhamentos de sua preferência e a refeição está pronta. Este peixe ganha um sabor especial com Tempero SAZÓN® Toque de Limão.

Peito de Frango com Molho de Shoyu com Sódio Reduzido: esta receita ganha um sabor especial com SATIS!® Molho Shoyu Tradicional, gengibre e mel e é uma ótima opção para descongelar e fazer uma refeição caprichada quando só se tempo para o descongelamento.

Esfiha de Frango: nada mais prático do que ter salgados, como esta esfiha, para descongelar para um lanche rápido ou para comer no fim de semana. A massa deste salgado ganha um toque diferenciado com Tempero SAZÓN® Laranja.

Pãozinho de Batata-Doce com Sódio Reduzido: uma opção deliciosa para ter disponível no freezer e descongelar a porção suficiente para comer no dia. A textura da massa fica macia e o sabor, delicioso, graças ao AJI-NO-MOTO® e ao Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO.

Carne Moída Refogada: esta é uma receita típica que vale a pena ter congelada. Depois de descongelada, dá para usar no molho à bolonhesa, no recheio da panqueca ou da torta ou até servi-la com outros pratos da refeição. Esta receita fica uma delícia com Tempero SAZÓN® Vermelho.

Quibe de Festa: com esta receita, você pode congelar os quibes fritos ou crus. Para servir, basta descongelar e esquentar os que já estão prontos. Ou fritar os quibes congelados (não precisa descongelar antes, mas é bom ter cuidado ao colocar no óleo, já que pode espirrar). O segredo desse salgado é usar VONO® Batata com Carne, que dá sabor e deixa a massa mais fácil de modelar.

Torta de Liquidificador na Marmita: fazer torta de liquidificador é bem fácil. Assar numa embalagem do tipo marmita de alumínio, então, deixa a vida ainda mais prática. Porque você pode preparar várias, congelar, e tirar do freezer à medida que quiser consumir. O recheio desta torta fica uma delícia com o Tempero SAZÓN® Verde, especial para dar mais sabor ao frango.

Viu quantas opções para manter no freezer e descongelar quando precisar? Experimente! A família toda vai adorar.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco