Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer banho-maria? Aprenda com essas dicas infalíveis!

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O banho-maria é um método de cozimento realizado de forma indireta de calor e que aquece de maneira lenta e uniforme. Para isso, o alimento a ser aquecido é colocado dentro de um recipiente que, por sua vez, é colocado dentro de outro recipiente com água fervendo.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse método, mas você sabe como fazer o banho-maria? Existem duas maneiras, no forno ou fogão mas a técnica é basicamente a mesma. Confira o passo a passo desse método tão utilizado na cozinha que serve para cozinhar, aquecer ou derreter alimentos. 

  •  Banho-maria no fogão: 

1 - Coloque água em um recipiente (panela ou assadeira) maior, normalmente pouco menos da metade e deixe ferver em fogo baixo. Coloque o outro recipiente, já com o alimento/ingredientes dentro. É importante que o recipiente dos ingredientes tenha altura suficiente para não entrar água durante o processo.

2 - Mexa constantemente ou deixe até que chegue na consistência exigida ou desejada da receita.

3 - Ajuste a temperatura de acordo com a receita. 

Esse método é utilizado para derreter chocolates ou dissolver o pó para o preparo de gelatinas.

  • Banho-maria no forno:

1 - Coloque água em um recipiente (assadeira ou refratário) maior, normalmente pouco menos da metade e coloque água fervente. Coloque o outro recipiente, já com o alimento/ingredientes dentro. 

2 - Ajuste a temperatura de acordo com a receita. 

Essa técnica normalmente é para receitas como pudim ou quindim que precisam cozinhar por um tempo maior.

Agora que você aprendeu como utilizar o banho-maria, que tal colocar em prática essas receitas doces e salgada? 

Musse de Pepino: é uma ótima sugestão refrescante para variar e incrementar as saladas do dia a dia ou para uma ocasião especial. Preparada com pepinos, ricota e creme de leite, a gelatina deixa a textura mais firme e Tempero SAZÓN® Saladas dá um toque no sabor.

Pavê de Chocolate com Creme de MID® Baunilha: quem resiste a essa sobremesa tão tradicional? Em apenas 40 minutos (mais 2 horas para gelar) você terá um doce saboroso realçado com MID® Baunilha com Limão adicionado ao creme. 

Torta Musse de Morango: torta de morango é uma delícia e, quando junta com a textura da musse é uma receita de sucesso. Rápida de fazer e que todo mundo vai adorar.  

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco