Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Aprenda como economizar no açougue com diferentes cortes bovinos

  • Receitas
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Incluir carne nas refeições diárias tem se tornado um desafio. Afinal, os preços estão cada vez mais altos. Por isso, aprender como economizar no açougue pode ser uma solução para driblar esse problema e não abrir mão da carne no dia a dia.

O primeiro passo é conhecer os diferentes tipos de carne e cortes. Isso ajuda na economia e também a ter ideias para preparar pratos deliciosos.

Cortes como acém, paleta, peito, músculo, fígado, língua e bucho são alternativas para preparar refeições variadas sem pesar no orçamento. Em geral, eles saem mais em conta porque estão localizados na parte dianteira do boi – a traseira é mais “nobre”, mais macia e mais cara.

O acém, por exemplo, é uma carne que tem fibra mais dura, ideal para ensopados, cozidos e picadinhos. Já o músculo e o peito são cortes magros que ficam bons em receitas de cozimento prolongado, em caldos e ensopados. Paleta e cupim são carnes de fibras longas e gorduras concentradas, o que as tornam ainda mais saborosas. Ficam ótimas assadas e cozidas em cubos e em ensopados.

Ainda é possível, com esses cortes, usar e abusar da criatividade na cozinha e preparar ótimas receitas. Além do preparo em cozidos e assados, ainda dá para utilizá-los como recheio de tortas e sanduíches e para incrementar os acompanhamentos.

É Importante lembrar: para entender como economizar no açougue é também necessário também ficar de olho nas ofertas. Ao topar com alguma promoção vantajosa, se puder, compre uma quantidade maior do que apenas aquela para preparar a refeição do dia, e congele em porções para usar quando quiser. Quando congeladas, as carnes têm validade de até 30 dias.

6 receitas com opções de carnes mais baratas

iscas de fígado aceboladasIscas de Fígado Aceboladas: iscas de fígado são uma ótima ideia para servir como aperitivo ou prato principal. Aqui, elas ficam uma delícia com Tempero SAZÓN® Toque de Alho. Esta receita é uma ótima opção para saber como economizar no açougue e fazer a carne render quando misturada a vegetais.

Cozido de Acém com Legumes: o acém é uma carne muito saborosa que fica ainda mais macia depois de cozida na panela de pressão. Aliás, a panela de pressão é um utensílio que ajuda bastante no preparo de cortes mais em conta. Veja dicas de como usá-la melhor aqui. E para esta receita ganhar uma dose extra de sabor, acrescente o Caldo SAZÓN® Costela, que vai deixar o prato bem especial.

Cupim na Cerveja: o cupim é uma carne mais barata e extremamente saborosa. Nesta receita, ela ganha ainda mais sabor com Tempero SAZÓN® Vermelho, ótimo para carnes. E além de delicioso, este cupim fica macio e suculento ao ser servido com um molho especial.

Carne Desfiada: um truque para aproveitar carnes que não são naturalmente tão macias, é cozinhá-las e desfiá-las. Dessa forma, você pode refogar com os ingredientes e temperos da sua preferência. Aqui, o coxão duro bovino fica ainda mais saboroso com Tempero SAZÓN® Vermelho. Assim, é possível servir como prato principal, usar como recheio de torta ou no molho da massa.

Chuleta à Oswaldo Aranha: a carne à moda Oswaldo Aranha leva alho torrado por cima e vem acompanhada de farofa. Nesta receita, a chuleta fica muito saborosa com Tempero SAZÓN® Vermelho. Você também pode usar a manteiga para fritá-la. Fica uma delícia e muita gente vai querer repetir!

Assado de Paleta Bovina Gratinado: a paleta desfiada fica irresistível com o Caldo SAZÓN® Bacon defumado. Nesta receita, ela vira base de uma espécie de escondidinho, pois leva colheradas de batata amassada misturada com requeijão por cima antes de ir ao forno. Huuum! Já deu vontade de experimentar, né?

Depois de tantas dicas valiosas, fica mais fácil economizar no açougue e manter a carne nas suas refeições. É simples escolher cortes bovinos mais em conta e preparar receitas deliciosas. Que tal fazer isso já?

Ana Beatriz Pose

Especialista em Alimentos

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Veja mais