Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Amendoim: veja a lista de benefícios e dicas de preparo

  • Nutrição do dia a dia
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O amendoim é um ingrediente muito versátil, que vai bem em receitas doces, salgadas e também é uma ótima opção de petisco. Além disso, possui uma lista de benefícios, já que ele faz parte do grupo das oleaginosas, que possuem gorduras boas para a nossa saúde, e tem um preço mais acessível, quando comparado às castanhas, por exemplo.

Entre os benefícios do amendoim, está seu grande poder antioxidante, ou seja, ele protege as células do organismo contra os radicais livres, pois possui nutrientes, como a vitamina E, Selênio e Zinco. Graças a isso, o amendoim pode contribuir na prevenção de doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer, como próstata e esôfago.

Outro ponto positivo do amendoim é que devido à sua quantidade de fibras, ele ajuda a dar sensação de saciedade. Por isso, vale incluí-lo no seu dia a dia, nos lanches entre as refeições, por exemplo, combinados com frutas secas – o mix fica uma delícia e você ingere uma quantidade menor de amendoim. Sim, precisa prestar atenção para não exagerar, porque ele é calórico, então, melhor consumir com moderação.

É fácil incluir o amendoim na rotina da cozinha. Ele pode ser usado em grão inteiro ou triturado, como farofa, no preparo de receitas doces (de bolos, tortas, biscoitos...) e salgadas (misturadas a carnes, legumes ou massas, no recheio de panquecas, para envolver carnes e fazer aquela crosta de assados...). Basta usar a criatividade e partir para a cozinha!

3 Receitas com Amendoim

Berinjela Xadrez - uma variação da receita clássica com o amendoimBerinjela ao Molho Xadrez: para quem gosta da cozinha oriental e prefere substituir carne por vegetais, esta receita é perfeita. O SATIS!® Molho Shoyu Suave traz o tradicional sabor que, combinado com o amendoim, deixa o prato mais gostoso.

Homus de Amendoim: esta é uma forma diferente de preparar o tradicional homus, receita árabe à base de grão-de-bico. Aqui, a pasta de amendoim ganha um sabor com AJI-SAL® com Pimenta e Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™, suco de limão e alho. Companhia perfeita para o pão sírio ou torradas.

Farofa de Amendoim: que tal variar a receita de farofa? Esta inclui amendoim torrado, que dá um sabor marcante e textura crocante. Para deixar tudo ainda mais gostoso, acrescente um sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo. Depois, sirva com a carne de sua preferência e arroz branco.

Viu como incluir o amendoim nas receitas pode deixá-las mais gostosas? Agora é só experimentar!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco