Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Receitas com Bebidas: como trazer mais sabor aos pratos

  • Cozinhar faz bem
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Você já pensou em usar bebidas alcoólicas como ingrediente para preparar as suas receitas? Vale a pena experimentar, porque elas dão mais sabor e um toque especial aos pratos.

Mas não basta pegar uma dose qualquer de bebida e adicionar à lista de ingredientes. Cada uma tem características próprias que combinam mais com este ou aquele prato.

Também existem formas diferentes de utilizar as bebidas – como um ingrediente, na marinada (mistura de ervas, especiarias, vegetais, uma substância ácida e outros líquidos, como azeite, água ou vinho) ou para flambar (quando a bebida é adicionada a uma panela quente e cria chamas).

Veja como usar bebidas para dar mais sabor às receitas.

Cachaça: funciona bem para flambar, em marinadas ou para ser adicionada ao cozimento lento que, aos poucos, vai reduzindo o molho, e dando um toque adocicado às preparações.

Cerveja: além de dar mais sabor, contribui para melhorar a textura da carne, tornando-a mais macia. A bebida clara combina melhor com marinadas de carne branca, como frango. A escura vai bem com carnes vermelhas. Mas não se prenda a isso: você pode usar qualquer uma delas, de acordo com a sua preferência.

Vinho: é uma bebida versátil para ser usada em diferentes receitas. O vinho branco, por exemplo, costuma fazer parte de receitas tradicionais de risoto. O tinto vai bem no tempero e em molhos para carnes.

Conhaque: bastante utilizado para flambar, tanto em receitas salgadas, como estrogonofe, quanto doces, como frutas flambadas. Nesse processo, o álcool evapora e deixa o alimento com o sabor especial da bebida.

Uísque: também funciona bem para flambar e traz um sabor diferente, intenso e delicioso ao prato. Pode ser uma alternativa ao conhaque.

A seguir, saiba como usar bebidas em alguns pratos:

6 receitas que levam bebidas

O Frango com limão na cachaça é uma ótima receita com bebida para trazer mais sabor a um ingredienteFrango com Limão e Cachaça: as sobrecoxas ficam uma delícia com esta mistura de cachaça com Tempero SAZÓN® Verde. E a marinada ainda vira um molho muito gostoso para servir com o frango.

Escalope de Coxão Mole ao Vinho: esta é uma receita fácil de preparar, e que tem cara de prato para ocasiões especiais. O sabor da carne ganha um toque delicioso com o Tempero SAZÓN® Vermelho e vinho tinto. Vai ser sucesso.

Carne na Cerveja: uma boa ideia para fazer uma carne de panela gostosa e suculenta. Aqui, ela ganha sabor com a combinação de Caldo SAZÓN® Carne e cerveja preta – que ainda ajuda a deixar a carne mais macia.

Iscas ao Molho Madeira: uma opção de receita de carne para petiscar ou para servir com arroz branco e salada. Ela fica irresistível, graças ao famoso molho, que ganha um toque especial com Caldo SAZÓN® Picanha na Brasa misturado ao vinho.

Estrogonofe de Frango: esta é uma receita que sempre faz sucesso na família. Aqui, o Receita de Casa Caseiro, delicioso tempero pronto – que traz praticidade para o dia a dia na cozinha – e o conhaque dão um sabor especial ao prato. Em meia hora está pronto para ser servido!

Risoto de Vono: o risoto é uma boa pedida em qualquer refeição e é fácil de preparar. Este fica uma delícia com a adição de vinho branco e dois envelopes de VONO® Peito de Frango com Queijo – um prato que combina com bons momentos à mesa com quem se ama.

Agora que você conhece receitas que levam bebida para dar mais sabor, que tal preparar uma e se deliciar com a sua família?

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco