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Conheça as diferenças entre carboidratos complexos e simples

  • 12/03/2021
  • Nutrição do dia a dia
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Os carboidratos são macronutrientes importantes para uma alimentação equilibrada, porque ao serem digeridos são transformados em glicose e fornecem energia ao organismo. Eles compõem a maior parte da nossa alimentação e são divididos em carboidratos complexos e simples.

Com exceção das carnes e gorduras, todos os grupos alimentares possuem carboidratos. Mas a diferença está na quantidade e no tipo de carboidrato que compõem cada alimento.

Os carboidratos complexos são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Além de fonte de energia, os alimentos ricos nesse tipo de carboidrato geralmente contêm fibras e vitaminas.

São bons exemplos de alimentos com carboidratos complexos os cereais integrais, como arroz integral e farinha de trigo integral, além de milho, aveia, trigo e os tubérculos, representados pela batata-doce e pela mandioca.

Quando possível, alimentos fontes de carboidratos, como pães e massas, devem ser consumidos em sua forma integral, por conterem mais fibras e promoverem a sensação de saciedade por mais tempo.

Os carboidratos simples são aqueles absorvidos rapidamente pelo organismo e devem ser consumidos em quantidades menores. Açúcar, mel e doces em geral são exemplos de alimentos com esse tipo de carboidrato.

Agora que você já sabe as diferenças entre os carboidratos, vamos às receitas.

6 receitas para Incluir carboidratos na alimentação

Panini de aveia é uma boa fonte de carboidrato Panini de Aveia na Frigideira: fácil de preparar, a panini é uma ótima opção para o lanche. A massa leva aveia em flocos finos e ganha sabor especial com Tempero SAZÓN® Laranja, ideal para o preparo de massas e tortas salgadas. O recheio é feito com queijo minas, tomate e rúcula, mas você pode variar o tipo de recheio.

Batata-Doce Rosti: excelente opção de carboidrato, a batata-doce é bastante versátil. Nesta receita, depois de pré-cozida e ralada, ela ganha sabor e cremosidade com VONO® Milho com Frango e creme de leite. Uma delícia.

Pão Integral de Liquidificador: se você acha que fazer pão é difícil, vai se surpreender com esta receita. Preparado com farinha de trigo integral, este pão de liquidificador leva Tempero SAZÓN® Laranja na massa, que garante um sabor especial.

Purê de Mandioca ao Molho: que tal variar e incrementar o tradicional purê? Nesta preparação, a mandioca cozida e espremida ganha um delicioso sabor de comida caseira com o tempero RECEITA DE CASA™ Caseiro. O molho de tomate tem o sabor realçado com AJI-NO-MOTO®.

Tabule de Arroz Integral: as sobras de arroz integral podem se transformar nesta deliciosa salada de origem árabe, que leva ainda trigo para quibe, hortelã e Tempero SAZÓN® Branco. Um prato fácil e cheio de frescor para os dias quentes.

Creme MID® Proteico (Overnight Oats): este creme é uma ótima opção para levar de lanche, comer após o treino ou no café da manhã. Aveia, leite e MID® Baunilha com Limão formam uma combinação deliciosa com banana picada. O creme leva o nome overnight oats (aveia amanhecida) porque o ideal é deixá-lo na geladeira de um dia para o outro, para ganhar uma boa consistência.

Com essas receitas vai ficar mais fácil e saboroso incluir carboidratos na alimentação. Agora é só escolher as que mais gostou.

Izabel Alves

Especialista em Alimentos

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