Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Aprenda como usar alho-poró em seus pratos

  • Cozinhar faz bem
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

O alho-poró é um vegetal pertencente à família das cebolas e alhos. Também conhecido como alho-francês ou alho-porró, ele se difere por sua forma cilíndrica, com talo branco e folhas verdes, e sabor mais suave.

A parte branca é geralmente a mais utilizada nas receitas, por ser menos fibrosa, mas as folhas verde-escuras também podem ser aproveitadas, especialmente para dar sabor a caldos e sopas.

Como usar o alho-poró

Comece lavando bem todo o vegetal, para retirar resíduos de terra. Deixe o alho-poró alguns minutos de molho em água com hipoclorito de sódio ou água sanitária própria para alimentos e depois enxague em água corrente.

Faça um corte próximo às raízes e outro no final do caule, na altura das folhas. O talo branco pode então ser cortado em anéis, que é a forma mais comum de preparo.

Com sabor delicado e levemente adocicado, o alho-poró pode ser cozido, refogado, assado, salteado ou grelhado. Seu cozimento ideal é “al dente”, para não perder a textura e o sabor.

Você pode usar o alho-poró no recheio de quiches, tortas e salgados. Fica ótimo também gratinado ou em sopas, molhos, risotos, omeletes e no arroz branco.

Agora que você já conhece a versatilidade do alho-poró, vamos aprender algumas receitas que utilizam esse vegetal.

5 receitas de pratos deliciosos com alho-poró

O peixe com alho poró é uma receita fácil e requintada para tentarPeixe com Alho-Poró: o alho-poró é indicado para esta receita porque, além de dar sabor ao prato, tem o mesmo tempo de cocção do peixe e do shimeji, assados utilizando a técnica do papelote. Os filés de tilápia ganham ainda mais sabor com Tempero SAZÓN® Toque de Limão.

Sopa de Alho-Poró com Batata: fácil de preparar, esta sopa cremosa é ótima opção para o inverno. Seu sabor especial é resultado da combinação de alho-poró e HONDASHI®, tempero à base de peixe bonito.

Risoto de Alho-Poró: nesta preparação, além de contribuir com o sabor do risoto, que leva Tempero SAZÓN® Branco, o alho-poró “al dente” dá o contraste quando combinado à textura macia e cremosa do arroz com o queijo.

Alho-Poró Gratinado: o alho-poró é o ingrediente principal deste prato, preparado com um molho branco que ganha mais sabor com Tempero SAZÓN® Amarelo.

Quiche de Folhas e Talos de Alho-Poró: esta receita tem duas boas dicas: o aproveitamento integral do alho-poró no recheio, que ganha sabor com o Tempero SAZÓN® Amarelo. E a utilização de AJI-NO-MOTO®na massa, para ajudar a reduzir um pouco o sabor residual da farinha integral.

Agora que você já sabe que o alho-poró pode ser a estrela de vários pratos, aproveite o inverno para usar esse ingrediente em sopas e outras preparações fáceis e deliciosas.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco