• Home
  • Cardápio Semanal
  • Vídeos
  • Coleções de Receitas
  • Blog
  • Revistas e Livros
  • Política de Nutrição
  • Produtos
  • Descubra novos sabores!

    Encontre mais de 3 mil receitas, testadas e aprovadas por especialistas

    BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

    Conheça os benefícios da vitamina C

    • A- Diminuir
    • A+ Aumentar
    • A Tamanho Original

    A vitamina C é talvez a mais conhecida das vitaminas. Essencial para o bom funcionamento do corpo, e também por ajudar a fortalecer as defesas do organismo, a vitamina C auxilia reduzindo os sintomas de gripes e resfriados e ainda contribui com a absorção do ferro dos alimentos.

    Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C possui ação antioxidante. Isso significa que combate os chamados radicais livres, elementos que se formam naturalmente no organismo devido a fatores como má alimentação, estresse, exposição à poluição e ao sol sem proteção.

    Tudo isso agride as células e contribui para o envelhecimento e o surgimento de doenças. A vitamina C contribui ainda para a manutenção do colágeno da pele e das cartilagens e é benéfica para a saúde cardiovascular.

    Mas nosso organismo não produz vitamina C, por isso é importante incluir no cardápio diário alimentos que são fontes desse micronutriente.

    Conheça as 10 frutas que mais contêm vitamina C:

    • Acerola
    • Mamão
    • Manga
    • Goiaba
    • Mexerica
    • Caju
    • Laranja
    • Limão
    • Morango
    • Kiwi

    Apesar de as frutas serem as campeãs, algumas verduras e legumes também contêm vitamina C. Conheça alguns:

    • Pimentões vermelho, amarelo e verde;
    • Agrião;
    • Rúcula;
    • Brócolis;
    • Couve manteiga;
    • Salsa.

    Para aproveitar a vitamina C presente nos vegetais que não são consumidos crus, como brócolis e ervilha, o ideal é cozinhar pelo menor tempo possível e, de preferência, no vapor. Assim, os nutrientes serão mais preservados.

    Vamos conhecer agora algumas receitas com ingredientes que possuem vitamina C.

    4 receitas fáceis que contêm vitamina C

    pate de pimentao uma opcao de acompanhamento rica em vitamina cPatê de Pimentão – Muhammara: esta pasta de origem árabe é feita com pimentão vermelho, fonte de vitamina C. Ela ganha ainda mais sabor com Tempero SAZÓN® Amarelo e Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®. Sirva com torradas de pão sírio.

    Peixe à Rolê com Couve: nesta preparação, você aproveita a vitamina da couve-manteiga. Depois de marinados com Tempero SAZÓN® Toque de Limão, os filés de tilápia são cobertos com cenoura ralada, enrolados em folhas de couve e assados.

    Vitamina Nutritiva: esta vitamina leva mamão papaia, leite, iogurte, aveia e MID® Manga, refresco que tem o gostinho da fruta e é adoçado na medida certa. Opção cheia de vitamina C, deliciosa e nutritiva para o lanche da tarde.

    Papillote de Frutas: nesta sobremesa, você aproveita a vitamina C de frutas como morango, kiwi, goiaba e manga. As frutas são cobertas com uma calda que leva MID® Abacaxi e assadas em “envelopes” de papel-manteiga. Você ainda pode servir com sorvete de creme.

    Viu como é fácil incluir vitamina C no dia a dia? Uma dica: comer frutas que são fontes de vitamina C após ingerir alimentos ricos em ferro, como carne, ajuda na absorção desse mineral, segundo o Ministério da Saúde.

    Marilia Zagato

    Especialista em Alimentos

    Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

    Fale Conosco

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    Veja mais